Reprodução

Governo húngaro quer expandir estado de emergência até o fim do ano

21.03.20 18:51

O governo da Hungria propôs nesta sexta-feira, 20, estender o estado de emergência até o final do ano para conter a epidemia de coronavírus. A princípio, o estado de emergência, decretado na semana passada, durará quinze dias.

Segundo o projeto apresentado pelo governo do primeiro-ministro Viktor Orbán (foto), do partido Fidesz, aqueles que provocassem perturbação da ordem espalhando informações falsas poderiam pegar até cinco anos de prisão. Além disso, Orbán poderia governar por decreto, o Congresso seria suspenso e o país não poderia realizar referendos ou eleições antecipadas.

“O partido governista Fidesz, que vem erodindo a democracia há anos, está usando a crise do coronavírus para dar os últimos passos em seu projeto de longo prazo: ditadura”, escreveu no Twitter Andrew Stroehlein, diretor de comunicações da ONG Human Rights Watch para a Europa.

O Congresso votará a proposta na segunda, 23.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO