Mateus Bonomi/Folhapress

Exclusivo: guerra no PTB tem acusação de que pupila de Jefferson tentou ‘vender’ partido para Valdemar

02.02.22 20:58

Está em curso no PTB uma crise de alta tensão que transcende a briga interna que ganhou o noticiário nos últimos dias. Por trás da confusão que fez Roberto Jefferson pedir de volta o comando da legenda a Graciela Nienov, uma antiga pupila que ele próprio havia alçado à presidência do diretório nacional depois de ter sido preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, há acusações pesadas. A mais grave delas é a de que teria havido uma negociação, com a participação de Graciela, para “vender” o PTB a Valdemar Costa Neto, todo-poderoso do PL, por 30 milhões de reais.

A briga entre Roberto Jefferson e Nienov foi deflagrada no último fim de semana, depois que o “dono” do PTB descobriu que sua pupila estava operando fortemente nos bastidores para isolá-lo dentro do partido. A descoberta se deu a partir do vazamento de trocas de mensagens em que ela aparece tramando estratégias para tirar o poder de Jefferson e de seus aliados, aos quais o grupo se refere como “seita robertista”. Até então, o ex-deputado que ganhou fama como denunciante do escândalo do mensalão petista acreditava que Graciela estava conduzindo a sigla estritamente de acordo com as suas orientações.

A trama é revestida de vários elementos importantes. Primeiro, porque o PTB é um dos principais partidos da base do governo e peça-chave do projeto reeleitoral de Jair Bolsonaro. Depois, porque ao mesmo tempo que operava pelas costas de Roberto Jefferson – inclusive nas tratativas com Valdemar, inimigo figadal do ex-deputado desde o mensalão –, Graciela estava bem próxima do clã Bolsonaro. No período, ela conversou pelo menos duas vezes com o senador Flávio Bolsonaro e, com a ajuda do filho 01 do presidente, chegou a ser recebida em audiência pelo próprio Jair Bolsonaro.

Felipe Menezes/PTB NacionalFelipe Menezes/PTB NacionalGraciela Nienov: Jefferson agora quer destituí-la do comando do partido, mas ela resiste
A coincidência fez com que aliados de Roberto Jefferson chegassem a compartilhar com ele a leitura de que a traição de Graciela teria ocorrido com a anuência do presidente da República e de seu filho senador, ambos recém-filiados ao PL de Valdemar Costa Neto. Seria, a julgar por essa avaliação, um plano arquitetado com as bênçãos do Palácio do Planalto para que Valdemar pudesse se apossar do partido e de seu caixa milionário. A intenção seria, depois das eleições, fundir o PTB ao PL e, assim, formar uma espécie de superpartido. Jefferson, segundo interlocutores, optou por dar um voto de confiança a Bolsonaro e Flávio. Ele diz não acreditar que o presidente e seu filho tivessem conhecimento do estratagema de Graciela Nienov e Valdemar, o que, ao menos por ora, tranquiliza o núcleo político do governo – o próprio Bolsonaro sabe do estrago que um magoado Roberto Jefferson poderia causar.

Nos últimos dias, Crusoé falou com vários personagens da trama e esquadrinhou as acusações que, até agora, não tinham vindo a público. No centro da crise está uma dirigente do partido que, até recentemente, era da estrita confiança de Graciela Nienov. Nayara Soares, dona de um salão de beleza em Brasília e levada para o partido anos atrás pelas mãos de um dos melhores amigos de Roberto Jefferson, era presidente do PTB Mulher até 13 de janeiro.

Ainda no final do ano passado, ao perceber os movimentos para isolar Jefferson, Nayara se afastou de Graciela e virou o pivô do rompimento do ex-deputado com sua antiga pupila. Foi Nayara, que até então participava dos grupos restritos de discussão formados por Graciela, quem fez circular as trocas de mensagens nas quais a presidente do PTB e seus aliados mais próximos aparecem tramando medidas para afastar Roberto Jefferson e a chamada “seita robertista” das decisões partidárias.

Nayara Soares: ex-presidente do PTB Mulher diz que internamente havia conversas sobre negociata com Valdemar
Até ter acesso às mensagens de um grupo de WhatsApp mantido por Graciela sob o título “Secreto trabalho”, Jefferson hesitava em acreditar nos relatos que lhe chegavam sobre os movimentos de sua pupila. Foi só no último fim de semana, já em casa depois de Alexandre de Moraes ter autorizado sua transferência para o regime de prisão domiciliar, que ele finalmente se deu conta da traição. Além de enviar a gravação das telas em que apareciam as mensagens, com diversos áudios, Nayara também fez chegar a Jefferson um dossiê relatando outras suspeitas sobre Graciela – incluindo as tratativas com Valdemar Costa Neto.

O material continha provas cabais, algumas em áudio, das articulações para isolar Roberto Jefferson. Mas dois pontos, em especial, atiçaram a ira do ex-deputado. Um deles foi a própria aproximação de Graciela Nienov com Valdemar, tido como o maior inimigo de Jefferson na política. Outro foi uma gravação em que Graciela afirma que teria um “almoço” com Alexandre de Moraes, o algoz do ex-deputado. A intenção de se reunir com o ministro, também interpretada como traição, foi vista ainda como uma tentativa da presidente do PTB de garantir que Jefferson permanecesse preso.

“Em janeiro eu vou ter que ir lá almoçar com o Alexandre. Fiz esse compromisso. Paciência. Bora lá”, diz Graciela no áudio. “Bora lá, bora lá porque, guria, a única coisa que eu quero é o STF de costas pra nós, fingindo que a gente não existe, e nós tudo solto, lépido e faceiro. Porque não tem condições, não dá para brincar quando o cara tem a caneta para te botar dentro de uma cela. Nem pensar”, responde logo depois uma aliada. Em nota, Alexandre Moraes negou que tenha se reunido com Graciela Nienov.

ReproduçãoReproduçãoMichel Winter, amigo dos Bolsonaro: intermediação em favor de Graciela
Em um bilhete enviado a integrantes do partido ainda no fim de semana, Roberto Jefferson, até hoje presidente de honra do PTB, anunciou que Graciela deixaria o comando da legenda. “A Graciela me pediu demissão, eu aceitei, pois após os áudios do grupo dela perdeu qualquer condição moral ou política para continuar à frente da presidência. A Graciela me desqualificou e me traiu. Quis apagar minhas lutas e o meu legado”, escreveu. A disputa está em aberto, e nesta semana virou até caso de polícia. Graciela Nienov resiste a deixar a presidência do PTB. Na segunda-feira, aliados de Roberto Jefferson foram à sede do partido para formalizar a destituição, mas a iniciativa acabou na delegacia: em uma queixa prestada na Polícia Civil de Brasília, ela sustenta que está sendo “intimidada” a renunciar.

Sobre a parte ainda inédita da crise, a acusação de que Graciela Nienov estaria oferecendo o PTB para Valdemar Costa Neto, Nayara Soares falou com Crusoé nesta terça-feira, 1º. Ela diz que, dentro do partido, várias pessoas tiveram conhecimento das tratativas com o PL. Indagada sobre a origem da informação de que a negociação envolvia o pagamento de 30 milhões de reais, ela respondeu: “São conversas internas. Não sou só eu que sei as coisas. Existem outras pessoas que também sabem”.

Quem também fala das tratativas de Graciela com Valdemar é o marqueteiro Michel Winter, ligado à família Bolsonaro, que diz ter sido o responsável por levar a presidente do PTB ao filho 01 do presidente – foi depois dessa reunião que ela conseguiu ser recebida pelo próprio Jair Bolsonaro. “Quando eu soube que houve reunião entre Graciela e Valdemar Costa Neto, eu não tinha atinado para o fato, mas a verdade é que ela estava traindo o presidente de honra do PTB, Roberto Jefferson, e estava negociando com Valdemar, inimigo mortal dele, a fusão dos partidos antes da janela de transferências, para que se unissem e fosse um partido só”, disse Winter a Crusoé.

Em mensagem de WhatsApp, o pedido a Flávio para receber a presidente do PTB
De fato, a presidente da legenda trabalhista e Valdemar se reuniram a portas fechadas no dia 12 de janeiro. O encontro ocorreu um dia depois da audiência de Bolsonaro com a presidente do PTB no Palácio do Planalto. “A minha pergunta é: até que ponto Bolsonaro sabe disso? Até que ponto Bolsonaro sabe que Graciela fez acordo com Valdemar para a fazer fusão do PTB com o PL?”, indaga Winter, que após a eclosão da briga se alinhou ao grupo de Roberto Jefferson. O marqueteiro, que tem acesso direto a Flávio Bolsonaro e já recebeu afagos públicos do presidente da República, foi também o responsável por levar o notório Fabrício Queiroz para uma reunião com Graciela Nienov, em 9 de dezembro do ano passado. Àquela altura, Queiroz queria tratar da filiação ao PTB, partido pelo qual pretendia se lançar candidato a deputado federal.

Para além da acusação de que estaria em curso uma negociata com Valdemar, o pacote de denúncias levado a Roberto Jefferson que detonou a crise interna no partido continha ainda suspeitas de malversação de recursos do caixa do PTB. Nayara Soares afirma que, durante a presidência de Graciela Nienov, houve uma série de irregularidades com dinheiro do partido. Ela fala, por exemplo, em saques frequentes de altos valores da conta de uma empresa contratada para prestar serviços ao PTB. Também diz que Graciela tinha despesas pagas irregularmente pela sigla, como o aluguel de um imóvel em Brasília.

Procurada, Graciela Nienov rechaçou a acusação de que estaria negociando uma suposta fusão com o PL com Valdemar Costa Neto. Ela admite que conversou com Valdemar, mas apenas para tratar da organização da base governista para as eleições deste ano. “Estamos à frente de partidos da base de apoio a Jair Bolsonaro. É natural que conversemos. Falei não só com Valdemar, mas também com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, do PP”, disse ela. A presidente do PTB afirmou que irá processar quem a acusa de irregularidades. “Sobre essa acusação de que teria dinheiro envolvido, vou processar todos que fizerem essa afirmação absurda”, declarou. Valdemar Costa Neto, por sua vez, negou por meio de sua assessoria ter negociado com Graciela Nienov uma possível fusão do PTB com o PL. Indagado sobre o teor das reuniões que teve com a antiga pupila de Roberto Jefferson, porém, ele não respondeu.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ainda bem que todas essas “negociações partidárias” acontecem para que eles possam se eleger e garantir a evolução e aprovação dos temas que mais interessam ao país. Têm uma preocupação enorme com o bem estar do povo, por isso brigam entre eles pra ter o direito de fazer isso. Gente muito nobre, por isso o eleitor deve continuar votando neles.😉

  2. É difícil ficar com uns 300 assinantes, sem as assinaturas dos funcionários do governo federal nenhum jornaleco sobrevive.

  3. Confusão no esgoto, as ratazanas estão alvoroçadas, politicagem do mais baixo nível compatível com os personagens envolvidos.

  4. Será que o FOLHETIM MORO não tem responsabilidade, acusações abstratas e sem provas. Não esqueça que o MORNO só tem 8% e não vai passar disso.

  5. Como chegaram nesse valor de 30 milhões? Será que o Bolsonaro vai divulgar hoje, que os gastos do cartão corporativo no valor de 29,6 milhões, foi para comprar o PTB? A INDECÊNCIA NO BRASIL NÃO TEM LIMITES. MORO PRESIDENTE 🇧🇷

  6. Será que outro "guarda-roupas" vai cair novamente no Bob Jeff? Daquela vez com o Dirceu, no mensalão, a "porta" do guarda-roupas bateu no olho dele...tadinho...

  7. Não acredito nessa historinha de que Roberto Jefferson dará um voto de confiança a Bolsonaro e Flávio. Ele sabe que o asno presidente e sua cria tentaram ferrá-lo pelas costas e vai ter troco. Jefferson é astuto e perigoso, não vai passar pano para essa traição.

    1. OS VERMES se atraem e se unem,sempre pensando em poder(dinheiro publico)....Voto ZERO nesse BANDO de RATAZANAS.

  8. Quadrilheiros e o povo nem está envolvido como alvo de algum bem.Tenho nojo dessa gente, desses políticos bandidos e os 220.000.000 de analfabetos funcionais nem percebem. Que m...de educação a brasileira, um sucesso para os políticos,mas para povo uma desgraça.

    1. Voto ZERO nesta CORJA....Bando de abutres,sempre de OLHO nos cofres públicos.....Tão cagando pro BRASIL.

    1. Sem esquecer da FAXINA GERAL no congresso PODRE....É lá q está alojado o CANCER da NAÇÃO....Não a REELEIÇÃO de nenhum dos atuais VERMES...100% câmera e o terço possível do senado. Só assim o presidente MORO,poderá consertar esse maravilhoso PAIS.

    1. Bingo Aurélio! Este é o ponto que devemos observar. Renovar o congresso.

  9. ATENÇÃO todos os ASININOS! __ Infelizmente tenho q reportar algumas péssimas notícias, lá vai: 1 - O Brasil fechou 2021 com 3 milhões d novos empregos, apesar da pandemia, do fique em casa e só procure o hospital se já estiver sem ar. 2 - O PIB, cujo mercado previa crescimento só de 0,5%, fechou 2021 com 4,5%, 3º maior crescimento dentre todos os países. 3 - Esta é péssima. Os professores, enfim, receberam o maior reajuste da história em seus salários, 33,24%. Profs., com sorriso na orelha.

    1. Bem resumido Jose. Ainda tem asno que acredita que BOZO foi capaz de fazer alguma coisa que preste nestes 3 últimos anos.

    2. Como o Penyco gosta de ser desmoralizado. Segue a nota da CNM. O Bozo só assinou o decreto com o aumento porque ele não paga. Ele gosta de fazer bondade com o chapéu dos outros. Porque ele não dá o mesmo aumento para todo o funcionalismo federal? Bozismo é canalha. https://www.cnm.org.br/comunicacao/noticias/nota-da-cnm-sobre-aumento-do-piso-do-magisterio-2022

    3. Só se forem prefeitos e governadores esquerdopatas seborrandosetudo de medo da popularidade do MITO, porque cascalho aBUNDA neste governo incorruptível.

    4. Notícias boas para os Bozistas. 1) os novos empregos gerados são sub-empregos com salários menores do que o período pre-pandemia, 2) o Brasil deixou de ser a oitava economia do mundo para ser a décima-primeira, 3) nunca na história do país houve uma imensa fuga de investimentos produtivos, e 4) os prefeitos e governadores não possuem dinheiro para pagar o aumento dos professores pois o Bozo deu todo o dinheiro para o centrão. Nyco Penyco, por favor, não faça harakiri.

  10. Está história lembra os filmes de mafiosos. Don Jefferson comanda da prisão a organização por meio da pupila. Esta começa a traí-lo, aliando-se ao arqui-inimigo do chefão. Don Jefferson, saindo da prisão, elimina a traidora do posto de chefia e profere a fantástica frase “Quis apagar minhas lutas e meu legado”. Faltou o artigo apontar como seria a engenharia para a traidora e seu grupo abocanhar 30 milhões. O que fariam nessa engenharia Don Valdemar e Capo Flávio?

  11. Não sei quem é mais criminoso se é esse pessoal da política ou é ministro que vai almoçar com o pessoal, juiz vai almoçar com pessoas do partido no qual ele pertence. Depois quem é parcial é o Moro. É brincadeira!

    1. Todos juntos e misturados pra devorar as entranhas do POVO.....

  12. Em síntese, o que ocorre é a disputa por valores bilionários garantidos pelos fundos partidários e eleitorais, bem como a perspectiva dos partidos que integram o Centrão de continuarem influentes, poderosos e milionários, independente de quem for eleito presidente da República. O jogo político no Brasil está “escancaradamente” viciado e corrupto. E o establishment nos 3 Poderes vai resistir sempre às mudanças e quebras de privilégios. A destruição da Lavajato foi só o começo.

  13. São pessoas de quem se espera o sempre o ruim, o oportunismo e o se dar bem acima de tudo, mesmo pra essas pessoas é muita sordidez relatada nessa reportagem. Lamentável e lastimável nosso sistema político que permite que uma gangue seja aceita como partido. Lamentável e lastimável que tantos brasileiros não tenham o mínimo discernimento e, sem buscar a natureza das coisas, mantenham tamanha calhordice.

  14. ROBERTO JEFFERSON, querido Bob Jeff, um verdadeiro herói nacional. Ele denunciou, nada mais nada menos q o maior esquema de corrupção do mundo, capitaneado pelo ex-detento cachaceiro e o subversivo Zé Dirceu com fins de se perpetuarem no poder pelo menos até 2050. Saquearam o Brasil, mas os descontentes exigiram suas partes no butim ou partiriam para o impeachment. O cachaceiro se viu encurralado e teve que compra-los, via mensalão, aqueles que sabiam do esquema. __ Que viva Bob Jeff.

    1. Como sempre falei, o Nyco Penyco tem verdadeira adoração por corrupto. Que criatura imunda, hein?

    2. Ele delatou para pegar uma pena menor e ferrar com o Lula q estava dando mesada de menor valor para ele. Bob é político corrupto da pior espécie, pois alem de ladrão tem o DNA da traição bem forte. Natural ele ser bem proximo e confiar e apoiar tanto o Bozo. São tudo farinha do mesmo saco podre. Isso para delírio de imbecis retardados que adoram idolatrar político corrupto de estimação. Tal ok! Nyco? 🐄🐄🐄🐄🤡💩

  15. Trabalhei em um banco de fomento à atividade empreendedora. Certa vez atendi um pastor de igreja que pleiteava um empréstimo. Falei para ele que igreja não era negócio, ao que ele me respondeu: "eu te mostro os números, e vc vai ver o lucro que tenho. Preciso atrair mais fiéis para aumentar esse lucro". Agora vem a público a venda de um partido para outro por 30 milhões. Dois grandes negócios com lucro certo: igreja e partido político. MORO PRESIDENTE 🇧🇷

  16. Partido Político no Brasil é um grande negócio. Melhor do que Igreja Evangélica. Bem administrado, dá muito dinheiro para o seu dono. Ninguém pensa no Brasil. Nem Roberto Jefferson tampouco Valdemar. Ambos querem se locupletar. Ambos usam seus partidos como balcões de negócio. É assim o Brasil. A democracia brasileira é um grande balcão de negócios. E somos nós que sustentamos esse mecanismo. #Moro2022

  17. Governo está envolvido, óbvio. Só com a ajuda do Bolsonaro o Valdemar conseguiriam levantar esse valor. Mas Roberto Jefferson poupa Bolsonaro. Jefferson, em 2005, também poupou Lula, dizendo que este não sabia do Mensalão. Jefferson sempre busca proteger e blindar o chefe do esquema.

  18. Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.uol.com.br/diario/guerra-no-ptb-tem-acusacao-de-que-pupila-de-jefferson-tentou-vender-partido-para-valdemar/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.

  19. Valdemar mensaleiro da Costa Neto, Roberto espingarda Jefferson, BOZO e Flavio rachadinhas se merecem. Sapos da mesma lagoa. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE.

  20. Derreteu tanto que vcs não cansam de atacar. Parabéns vcs vão eleger o carniça, porque o MORNO não passa dos 8%. HIPÓCRITAS

    1. Vai ler a turma da Mónica seu BOSTA.....Se não é robô da CARLUXA,é um abestado...Reclama + continua pagando....JUMENTOS adoram ASNOS....

  21. Bozistas se matando. Mais uma prova de que o Bozismo derreteu. Não sobrará um para contar a história. Chora Nyco Penyco, chora!

Mais notícias
Assine agora
TOPO