Fars

Irã admite ter derrubado avião ucraniano: “erro humano”

11.01.20 09:11

A ditadura do Irã admitiu na madrugada deste sábado, 11, ter derrubado o avião ucraniano com 176 passageiros logo após a decolagem do aeroporto de Teerã na quarta-feira, 8 (foto).

Um comunicado das Forças Armadas disse que o avião foi confundido com um objeto hostil por um erro humano em um momento de elevada tensão por causa das ameaças de guerra dos Estados Unidos. A aeronave estava se aproximando de um centro importante da Guarda Revolucionária do Irã.

Até a sexta-feira, 10, autoridades e militares do Irã estavam negando a autoria do Irã e tentando esconder as evidências. Diziam se tratar de uma “guerra psicológica”. Escavadeiras foram enviadas para o local da tragédia para remover os pedaços de fuselagem e dificultar a perícia.

Com o tempo, negar a culpa ficou impossível. Uma equipe ucraniana foi enviada para Teerã para coletar provas. O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e o do Reino Unido, Boris Johnson, deram declarações dizendo que o avião tinha sido abatido por um míssil iraniano. Fotos do fragmento de um míssil de fabricação russa Tor e um vídeo do momento em que o míssil abate o avião apareceram nas redes sociais.

Neste sábado, as principais autoridades do Irã deram declarações lamentando o ocorrido. “Um dia triste. Conclusões preliminares da investigação interna das Forças Armadas: o erro humano em tempos de crise causado pelo aventureirismo americano levou ao desastre”, escreveu o ministro das Relações Exteriores, Javad Zarif, em sua página no Twitter no sábado. “Nossos profundos arrependimentos, desculpas e condolências ao nosso povo, às famílias de todas as vítimas e a outras nações afetadas”, acrescentou.

“A República Islâmica do Irã lamenta profundamente esse erro desastroso… Meus pensamentos e orações são para todas as famílias em luto. Ofereço minhas mais sinceras condolências”, disse o presidente do Irã, Hassan Rouhani, em comunicado no sábado.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ali Khamenei é um bandido, ditador sanguinário, incompetente e cheio de ódio. O Irã não é uma republica, é uma ditadura sanguinária que escolheu os Estados Unidos e Israel para disseminar seu ódio demente contra a civilização judaico-cristã. Para tanto sacrifica todo o povo iraniano e mata seus próprios compatriotas e não dá valor à vida humana. Trump precisa mandar um segundo drone p/ o Irã.

  2. Se fosse os EUA que tivesse cometido esse erro , estariam chovendo críticas , principalmente pelo pessoal dos direitos humanos . Cadê eles?

    1. Estão lutando diariamente pelos seus direitos. Aqueles que estão escritos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, o texto mais traduzido no mundo, mas que os apedeutas nem leram ou nunca ouviram falar. Fazer o que? Civilização não é para todos...

  3. A derrubada do avião ucraniano resultou de óbvio erro de alguma unidade militar iraniana, em alerta máximo naquele momento de tensão, ante a expectativa de um revide americano ao bombardeio contra suas bases no Iraque. Deveriam ter sido suspensos todos os voos comerciais na área (o que, aliás, foi feito por vários países e companhias aéreas), até que se tivesse uma visão mais clara sobre o conflito. Ao reconhecer e assumir a responsabilidade pelo erro, o governo iraniano age corretamente.

    1. A Crusoé vetou meu comentário aqui, apesar de absolutamente respeitoso. Isto ocorre no primeiro dia em que resolvi contribuir com a discussão. Já que os "censores" (não me venham com essa de moderadores) assim o querem, caio fora. O Mainardi deveria cuidar mais dos seus estagiários.

  4. Esse pessoal não tem jeito mesmo. Eles derrubam uma avião dentro do seu território, com suas próprias amas durante ataque aos Estados Unidos e ainda tem o cinismo de culpar os americanos. Tudo para não assumir a incompetência, sempre escondida por trás da arrogancia e propagandas mentirosas.

    1. Engraçado, a mesma tática usada pelo pessoal do PT, pelo tal de maduro. Coincidência.

  5. Vamos fazer as contas para entender melhor. Os Estados Unidos mataram 9. No enterro dos mortos, morreram mais 56. Logo após, um “erro” matou mais de 176 pessoas. Em dez dias, são 241 pessoas, a maioria das quais inocentes. No Brasil, são assasinadas em média 37 pessoas inocentes por dia devido à falência dos governos. Em dez dias, portanto, são 370 inocentes mortos. Comparem os números. Onde é mesmo a guerra?

    1. Essa guerra a que ele se refere é a guerra do tráfico de drogas, evidente que existem vítimas inocentes aqui e acolá, decorrentes do efeito colateral dessa guerra.

    2. Mas aqui o que salta aos olhos é o ativismo politico. A tragédia é maior ou menor dependendo se é a esquerda ou a direita que protagoniza. Os próprios americanos declaram que é um erro que pode acontecer numa situação de conflito ,tanto que já aconteceu 11 vezes , inclusive com eles protagonizando, mas a "brasileirada" que corre riscos diários , que morre por causa de um celular é que está mais alvoroçada e preocupada com o terrorismo e exigindo sanções.Não sei se rio ou se choro!

    3. Edivaldo — Discordo. A comparação é direto ao ponto. O resultado dos dois processos, mesmo que diferentes, é gente inocente morta. Pergunto novamente: onde é a guerra?

    4. Meu amigo, sua comparação não tem o menor sentido, são realidades e conjunturas completamente distintas, além do mais há outras mortes no Irã não contabilizadas e não se confia em informações de uma ditadura.

    5. Pois é, mas plagiando aquela propaganda da TV japonesa : "os terroristas dos outros são mais terroristas que os nossos". Perguntem para os pais daquela menininha de 8 anos vitima de bala perdida dentro de casa desta semana o que eles acham do terrorismo do Irã!

    1. comigo aconteceu o mesmo. só porque citei a Globolixo 🤨

    2. Nós morremos por causa de um celular?????!!!!!!! Ou somos mortos por causa de um???

    3. Foi censurado, ora! A direita gosta de censurar a opinião que não agrada. Grandes democratas!

  6. IMPRESSIONANTE: Os COMUNERGÚMENOS e ou ENERGUMUNISTAS (sempre os mesmos) invertem sempre os fatos e os valores. Estão todos com CARA DE BUNDÃO. Agora, imaginem uma BOMBA NUCLEAR nas mãos destes TERRORISTAS TRAPALHÓES: vão atirar até em URUBU. Pior do que eles só quem os defende. PRONTO, FALEI.

    1. De que adianta tanta preocupação com o Irã se o KINDEROVO já tem?

    2. Miguel quem usou uma bomba atômica arrasadora em termos ambientais e humanos cujos efeitos perduram por décadas foram os americanos. Não te contaram? Então, pronto falei!

    3. Um gráfio montado por um artista japonês mostra as bombas nucelares desde 1945 detonadas como testes: A última explosão foi realizada pelo Paquistão, em maio de 1998. Ficaram de fora dois testes que se suspeita que a Coréia do Norte tenha realizado na década passada. Ao final, o placar macabro de bombas nucleares detonadas: duas pelo Paquistão, quatro pela Índia, 45 pela China, 45 pelo Reino Unido, 210 pela França,715 pela União Soviética e 1032 pelos Estados Unidos .(revista Galileu).

    4. Só, gênio, que o Trump tornou mais próximo o dia em que o Irã terá sua bomba. Talkey?

  7. Quando Trump resolveu brincar de caubói no Oriente-Médio, deveria ter medido as consequências, a relação custo-benefício. Até agora a brincadeira de Trump só produziu tragédia. Maior influência russa e iraniana na região e morte de inocentes.

    1. Caro Axel, antes de toda essa palhaçada do Trump, o povo iraniano já protestava contra o regime. Recentemente morreram vários manifestantes e, como digo, nada mudou. Gostaria de acreditar que o povo iraniano vai se libertar do regime imposto pelos Aiatolás mas, historicamente, essa hipótese é bastante remota. A primavera árabe prometia democracia para toda a região e norte da África. Veja se mudou alguma coisa por lá.

    2. Caro Eduardo, não é exclusividade da Constituição do Brasil reconhecer que todo o poder emana do povo. Veja que acaba de sair a notícia que eu dava como certa quando respondi a você hoje à tarde: o povo iraniano já pede a saída do seu aiatolá. Isso - sim - é lógico. E é este o resultado que você ainda não consegue perceber, quando escreve que nada mudou. Talvez tenha sido um pouco de sorte de Trump, mas, com certeza, iranianos e russos nada ganharam. Este erro o povo do Irã não perdoará.

    3. Corretos seus comentários, Eduardo. Principalmente quanto ao aumento da influência russa e iraniana na região. Aliás, o Iraque já pediu a retirada de todas as tropas americanas de seu território.

    4. Caro Axel, o povo iraniano não tem ilusões em relação ao regime dos Aiatolás e não questiono o fato de Suleimani ter sido um dos maiores terroristas do mundo. O problema é: em que sua morte alterou as coisas? Em nada. O Irã e a Rússia continuarão aumentando sua influência no Oriente-Médio porque Trump não dá a mínima. O Irã, que, segundo a AIEA e a UE, vinha cumprindo o acordo nuclear, até Trump dele se retirar, abandonou o acordo, estando, agora, mais perto de ter sua bomba.

    5. Então, Eduardo, não há espaço, aqui, para recapitular a recente história que resultou no assassinato do "general" Soleimani. Recomendo recorrer aos registros. Mas, em resposta ao seu questionamento, penso que se conseguiu um resultado que, até agora, estava nebuloso para o povo iraniano: expor a verdadeira face do governo terrorista e covarde que lhes mantém submissos. Com uma ajudinha do Trump, os ditadores de lá, por si só, conseguiram mostrar ao mundo o quão repugnantes e incompetentes são.

    6. Por que tanto medo que o Irã tenha a bomba se o KINDerovo já tem?

    7. Gente, é só um raciocínio lógico. Se não fosse a crise criada por Trump o avião não tinha caído. Quantos aviões o Irã derrubou nos últimos anos? Coincidência? E mais, ninguém respondeu minha pergunta. O que se ganhou e se perdeu? Muito difícil a pergunta?

    8. Por quê é uma brincadeira de Trump? os caras não tinham já atacado a embaixada americana? Já não tinham assassinado muitos cidadãos Américanos? Ou a morte dos americanos é um prazer para você?

    9. Eduardo, triste é ver como você conseguiu distorcer as coisas. O atual governo (?) do Irã constrói sua saga se valendo do terrorismo covarde. Quando, num momento de descuido emocional, como confessado nesta notícia, resolve sair do seu covil e "lutar", assumindo sua mórbida obsessão, mostrou-se verdadeiramente e absolutamente incapaz de cuidar do seu próprio povo. Imaginem estes "líderes" na posse do conhecimento do que a energia nuclear pode fazer...

    10. Legal essa: você mata e eu vou pra cadeia não seu lugar. O Irã comete essa atrocidade e o responsável é o Trump. Belo raciocínio lógico do TERROR. A quem devemos responsabilizar quando os iranianos cometem seus crimes mundo afora? Ao Trump? VÃO MORAR NO IRÃ SEUS TERRORISTAS ENRUSTIDOS!!!

    11. Tomara que eles indenizem mais rápido que os americanos que só concordaram 8 anos depois da tragédia em acordo com o Irã sobre a retirada da demanda contra os EUA no Tribunal Internacional de Justiça da ONU. e que também não condecorem os responsáveis como heróis como em 1988!

    12. A questão não é o Trump, minha cara, o buraco é bem mais mais embaixo! O Trump é só mais um "representante"!

    13. Tá de brincadeira esta inversão de valores... só falta pedir indenização aos EUA para as vítimas

    14. Que triste para vc. O Irã deu a reeleição ao Trump. E vem aí Trump 2020. O Trump matou o general terrorista com precisão cirúrgica caro mio.

    1. Mostraram ao mundo seu despreparo bélico. E querem fazer uma arma nuclear!

    1. Os petistas já estão pensando nessa narrativa. Logo, logo, a Gleisi emite uma nota, kkkkkk.

    1. os americanos também tentaram jogar a culpa no avião que eles abateram em 1988, só duas semanas depois eles admitiram "o erro". Faz parta da estratégia!

  8. Primeiro negam tudo e depois dizem que foi erro humano. Aqui vão dizer que a culpa é do Bolsonaro. Esperem mais um pouco e a Crusoé dá esta notícia.

    1. kkkkk É isso mesmo. Nosso país está lotado de desinformados e gente sem noção, coitados.

  9. Esquerda doente. a Rússia agora já começa dizer que a culpa é do Trump. até ontem era científicamente impossível. igual aqui no Brasil, qualquer coisa ruim a culpa é do Bolsonaro, coisa boa é a balança comercial internacional favarovel , até Rodrigo Maia as vezes fica com o mérito...

  10. Essa é a nação que quer por quer ter uma bomba atômica... um erro humano em um momento de tensão, um avião que sai do próprio aeroporto é abatido...

  11. está guarda revolucionária do irå foi treinada pelo tal general que foi morto, ou seja são terroristas, atiram em qualquer coisa que se nova, este é o maior perigo e não forças militares treinadas. era mais que evidente que por incompetência eles derrubaram o avião, e o pior foi tentar camuflar com mentiras e tentando esconder provas no mundo da tecnologia de hoje. eles não merecem perdão!

  12. Não tem desculpa... deveriam ter suspendido todos os vôos. Sabiam claramente a rota dos vôos, no sentido da área das forças revolucionárias.

  13. As evidências eram tantas que não mais havia como sustentar a mentira. Agora chama a atenção quanto ao nível de desorganização deste país, um avião civil, ao decolar de um aeroporto deste mesmo país, a decolagem deve ser reportada a todas as autoridades militares, ainda mais numa situação crítica dessa. Como não houve esse comunicado básico? O avião de passageiros tinha acabado de decolar de um aeroporto próximo, como pode ser confundido com uma aeronave militar?

    1. Também sou contra! NINGUÉM deveria ter ! Todos deveriam destruir as suas! Já basta o flagelo que foi Hiroshima e Nagasaki que nem nuclear era!

  14. Não houve nenhum “erro humano”. O que houve foi somente uma retaliação ao abate de um avião comercial iraniano, em 1988, pelos Estados Unidos.

    1. Esclarecendo: George Bush era o vice de Ronald Reagan. Casa Branca expressou pêsames pela catástrofe, mas , Ronald Reagan, chamou o assassinato de quase 300 pessoas de "ações de defesa necessárias". Claro que um ato não justifica o outro, como não justificaria o Japão lançar um bomba H porque foi vítima de duas devastadoras na Segunda Guerra.

    2. E vão derrubar um avião de maioria iraniana e onde não havia sequer um passageiro americano? Acho que eles não seriam assim tão burros! Por esse raciocínio , mais provável então ter sido intencional o ocorrido em 1988, ocasião em que George Bush nem pediu desculpas! E também tentaram tirar da reta inicialmente alegando que o a avião teria se posicionado em posição de ataque e por confundido com um caça , mentiram inclusive dizendo que estavam em águas internacionais.

    3. Retaliação contra cidadãos iranianos? Cruéis, não?

  15. Qual a punição xiita para pecados desta magnitude? Cabe ao Irã aplicar tal punição ao primeiro ministro e ao aiatolá mor. Será que eles seguem as próprias leis? Ou lei xiita só é boa quando aplicada aos outros?

    1. Cleusa, que é super hiper bem informada, voce saberia dizer qual foi a punição que os americanos impuseram ao erro do militar ou militares que derrubaram um avião civil com 290 pessoas a bordo há apenas 30 anos atrás? Será que eles estão presos? Foram executados? A pena lá dependendo do lugar é perpétua ou cadeira elétrica!

    1. Esses esquerdistas só enxergam o que querem. Mudem para o Irã seus covardes.

Mais notícias
Assine agora
TOPO