Reprodução

Iván Márquez, das Farc, é dado como morto na Venezuela

05.07.22 16:56

O terrorista Iván Márquez, um dos membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Farc, que negociaram um acordo de paz com o governo colombiano em 2016, teve sua morte anunciada por diversos jornais colombianos e venezuelanos nesta terça, 5.

Se confirmada, sua morte indica que a Venezuela, mergulhada em uma guerra entre grupos armados rivais, já não é mais um refúgio para criminosos, mesmo para aqueles que contam com apoio da ditadura de Nicolás Maduro.

Em agosto de 2019, Iván Márquez, Jesús Santrich e mais um grupo de ex-membros das Farc que participaram do acordo de paz gravaram um vídeo com uniformes verde-oliva na Venezuela anunciando que retornariam à luta armada. Márquez também disse que estava em coordenação com o Exército de Libertação Nacional, o ELN, de inspiração cubana.

Dentro da Venezuela, o grupo de Márquez, batizado de Segunda Marquetalia, passou a receber ajuda e armas da ditadura de Maduro.

Todos os seus integrantes eram curtidos em combate. Apesar disso, o caos dentro da Venezuela é tão grande que eles não conseguiram se manter por muito tempo.

Em pouco mais de um ano, Iván Márquez é o quinto ex-integrantes das Farc a a ter a morte anunciada na Venezuela.

Jesús Santrich (de óculos escuros na foto) teve sua morte confirmada em maio de 2021. El Paisa, outro integrante do bando, foi morto com rajadas de fuzis e explosivos em dezembro de 2021. No mesmo mês, mataram Romaña. Em maio deste ano, abateram Gentil Duarte, que era de um grupo rival, mas também de uma dissidência das Farc, a Frente Décimo. Iván Márquez, parece ser o próximo da lista.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não. Patinhos é herói contra vanpiros venderes de armas do mundo. Arvorram-se donos do mundo. Pegaram um fantoche na Ucrânia pra sugar mais sangue.

Mais notícias
Assine agora
TOPO