Pedro Ladeira/Folhapress

Juiz suspende ação contra 16 réus por desvios em fundos de pensão

25.04.22 18:27

O juiz federal Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Criminal do Distrito Federal, suspendeu nesta segunda-feira, 25, a ação penal movida pela Lava Jato do Rio de Janeiro contra 16 réus denunciados por desvio de dinheiro dos fundos de pensão dos Correios e do Serpro, estatal federal de processamento de dados.

Entre os acusados beneficiados pela decisão estão o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto (foto) e o lobista Milton Lyra, apontado como “operador do MDB”. O esquema, segundo a denúncia feita em 2018 na Operação Rizoma, era comandado pelo empresário Arthur Pinheiro Machado, e teria desviado recursos dos fundos Postalis e Serpros para empresas do grupo controlado por ele por meio de pagamento de propinas.

A decisão foi dada pelo juiz de Brasília depois que o próprio Arthur Machado e o economista Marcelo Sereno, ex-secretário de comunicação do PT e ex-assessor de José Dirceu durante a passagem do petista pela Casa Civil no primeiro governo Lula, conseguiram liminares trancando o processo individualmente com a desembargadora Maria do Carmo Cardoso, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o TRF-1.

A magistrada acolheu o argumento da defesa de que a denúncia contra Machado foi aceita com base apenas em depoimentos dos delatores. A ação começou a tramitar na 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, com o juiz Marcelo Bretas, e depois foi transferida para Brasília por decisão do Superior Tribunal de Justiça.

Após as liminares do TRF-1, o juiz do Distrito Federal entendeu que não seria possível dar prosseguimento a ação contra os outros réus até o julgamento do mérito dos recursos que suspenderam o processo da Operação Rizoma.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Então, é assim (e faz tempo): quando vocês tiverem problemas desse tipo e, claro, muito dinheiro, levem o caso para os "superiores" e "supremo" lá da "bela cap". E tenham em mente que "justiça" no Brasil é com Marinha na Bolívia.

  2. Incrível como nesse governo LÁ DROES ,COR RUPTOS ,ASSASSINOS SÃO PREMIADOS .JUSTIÇA NA LATRINA NA GESTÃO ATUAL

  3. Parece que a ditadura na Venezuela começou pelo aparelhamento do judiciário. Estariam seguindo o modelo instituído pelo Foro de São Paulo? Fico procurando entender o que está acontecendo,sem muito sucesso

  4. Não se pode acusar o judiciário de incoerência: à grandes corruptos, impunidade. O pessoal da Lava Jato é que atuou em desconformidade com o padrão do PAÍS SEM FUTURO,

  5. E nós os ROUBADOS que estamos pagando a conta ( vinte e dois anos de mensalidades ) do que foi roubado, como ficamos?! Só olhando os juizes decidirem que está tudo certo!!! Que país de Ladrões do Cacete!!! A Juventude brasileira, que pensa em futuro, têm mesmo que deixar o País. Os que vivem aqui estão condenados (...). Só Deus pode mudar isso, visto que para mudar a Cultura da Lei de Gerson ( Roubalheira ) levaria mais de 100 anos!!!

  6. Mais uma vez a triste comprovação de que a justiSSa deste indigitado país nada em lama lixo e podridão .. a quem pertencem os fundos de pensão? aos pobres claro .. que coisa monstruosa e criminosa.

  7. O STF e o Judiciário são pilares de qualquer democracia. É fundamental que atue contra a corrupção. Sob pena de estar atacando a democracia, não muito diferente do que faz o atual ocupante do Planalto. O STF vai MUITO BEM em resistir à sanha golpista de Bolsonaro, mas vai muito mal em se omitir ou compactuar com a corrupção dos agentes públicos amigos. Legislativo vai muito mal sempre com Lira e Pacheco.

  8. Num momento um juiz quer explicações de um leigo sobre a Constituição. Outro juiz já faz uso de chicanas jurídicas pra livrar a cara de marginais da política, autênticos bandidos do colarinho encardido. Devem ser os seus bandidos de estimação. A Justiça no Brasil já foi pro ralo há muito tempo. E de lá não sai tão cedo.

    1. As pessoas contribuíram por anos para quando aposentados,usar o fundo para complementar a renda. Os caras metem a mão na grana e ainda tem o apoio da justiça. Conheço pessoas que se aposentaram e tiveram que voltar a contribuir com o fundo para mais adiante melhorar a renda. O perigo é essa turma desviar o fundo novamente.

  9. Este é o o retrato do judiciário brasileiro “defensores de bandidos” que asssaltaram o povo brasileiro, Solta se bandidos e persegue quem defende a justiça! Judiciário e uma vergonha!!!

  10. Coisas do s.uper t.eatro j.umentício, uma das maiores vergonhas nacionais!!!! Deixassem tramitar apenas nas mãos do EXCELENTÍSSIMO DR. MARCELO BRETAS e, se a prisão em Segunda Instância tivesse sido aprovada, hoje estaríamos livres dessa marginalha toda!!!! Seria uma faxina de primeira grandeza!!!! Não custa sonhar!

  11. O traste vc que aparece na foto da matéria e seu chefão de nove dedos, ex- presidiário ladrão e lavador de dinheiro, são responsáveis direto da roubalheira na apcef. Quem é aposentado da caixa tem desconto todo mês em holerite, graças ao estrume ora absolvido, ( por excesso de provas, creio eu). Absurdo que só nesse país persiste. E tem quem acredite nisso aí.

    1. Pelo menos já estão desmoralizando

  12. Cadê o juiz Bretas? _ Todos sumiram?, jogaram a toalha seu lutar? Todos assistem de camarote a 'justiça' decretar a libertinagem da bandidagem? _ Meus deuses, ... este pais virou o paraíso dos contraventores, ... é permitido roubar.

  13. As Corregedorias de Justiça não exercem o seu papel constitucional como deveriam para manter a lisura nos tribunais. Isso é lamentável!

  14. A lava jato foi sepultada pelo judiciário, como disse o Prof Ives Gandra, o Brasil é o unico país do mundo que tem corruptores sem corruptos.

  15. Depois dizem que o Bozo desmoraliza a justiça, mas é a própria justiça que joga sua imagem no esgoto com essas imoralidades!

Mais notícias
Assine agora
TOPO