Reprodução/redes sociais

Justiça do Peru ordena saída da prisão de Alberto Fujimori

17.03.22 17:36

O Tribunal Constitucional do Peru considerou válido nesta quinta, 17, o indulto humanitário concedido em 2017 ao ex-ditador Alberto Fujimori (na foto, com a filha Keiko). A medida foi tomada pelo ex-presidente Pedro Pablo Kuczynski, em uma tentativa de buscar evitar um impeachment.

Com isso, o peruano que foi condenado em 2009 a 25 anos de prisão por corrupção e crimes contra a humanidade, deverá deixar a cadeia.

O Tribunal Constitucional não revelou quais foram os motivos por trás da decisão, mas é possível fazer conjecturas.

É muito provável que sua situação de saúde seja um dos fatores. Além disso, um debate constante tem sido a condenação por crimes contra a humanidade, pois quando Fujimori teria cometido esses delitos, nos anos 1990, esses crimes ainda tinham sido reconhecidos no país“, diz o peruano Aníbal Quiroga, professor de direito na Universidade Católica, em Lima.

Alberto Fujimori tem 83, já teve de operar de um câncer na língua e, no ano passado, passou por uma cirurgia cardíaca. Ele também tem problemas respiratórios e usa oxigênio suplementar.

A decisão do Tribunal Constitucional ainda poderá ser questionada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos, a OEA. A depender do resultado, o ex-ditador terá de voltar à prisão. Caso a decisão seja mantida, Fujimori cumprirá apenas metade da pena.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É isso que todos nós queremos pro molusco. Indulto humanitário após anos de cadeia e estiver a ponto de se encontrar com o capiroto que o mandou para esta terra.

    1. Não. Essa era a Imelda Marcos. Esse ai foi mais um ladrão da America Latina como tantos.

    2. Não. Aquele era Ferdinand Marcos das Filipinas, cuja esposa era Imelda Marcos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO