Adriano Machado/Crusoé

Justiça Federal do DF arquiva caso do tríplex do Guarujá

28.01.22 12:02

A Justiça Federal em Brasília determinou o arquivamento da ação penal sobre o tríplex do Guarujá, que envolve o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto). A decisão, publicada na quinta-feira, 27, atende pedido da Procuradoria da República no DF.

Em manifestação encaminhada à Justiça Federal em dezembro do ano passado, a procuradora Marcia Brandão Zollinger apontou a prescrição dos crimes que, em tese, foram cometidos pelo petista, o que impede a Justiça de puni-lo.

Analisando as penas, tem-se que Luiz Inácio Lula da Silva teve a pena reformada pelo STJ, tornando-a definitiva pelo crime de lavagem de dinheiro em 3 anos e 4 meses de reclusão e pelo crime de corrupção passiva em 5 anos, 6 meses e 20 dias. Aplica-se, no caso, o prazo prescricional previsto o art. 109, incisos II e III, do Código Penal, reduzidos pela metade, restando prescrita a pretensão punitiva estatal”, anotou.

A “prescrição” acontece quando a Justiça demora demais para julgar um fato. O prazo para que isso aconteça é calculado com base no lapso temporal entre a data do crime e o momento em que o juiz “recebe” a denúncia e abre uma ação penal.

No caso do caso do tríplex, a prescrição ocorreu devido à decisão do Supremo Tribunal Federal que considerou o ex-juiz Sergio Moro suspeito e anulou todos os atos dele na ação penal, levando o processo de volta à estaca zero. A partir do acórdão, a ação seguiu para a Justiça Federal em Brasília.

Ressalto, por oportuno, que a prescrição ora reconhecida decorre da anulação promovida pelo Supremo Tribunal Federal de todos os atos praticados pelo então juiz federal Sérgio Fernando Moro”, pontuou a juíza Pollyana Alves, da 12ª Vara Criminal de Brasília. Pelo exposto, acolho a promoção ministerial e determino o arquivamento dos autos”, escreveu.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Queres ser politico de sucesso e aprovado por uma grande parcela ou talvez maioria da populacao! seja corrupto, lavador de dinheiro publico, canalha, vagabundo, lesa Patria que da bananas para o futuro das novas geracoes, egoista, egocentrico como a grande maioria dos atuais mandatarios deste Brasil de maioria analfabetos funcionais por culpa destes mesmos donos do poder que nos escravizam tirando da sociedade o minimo de dignidade que alguma civilidade poderia nos dar de retorno. Acooorda povo,

  2. Rindo da cara de todos os brasileiros de bem que desaprovamos e combatemos corrupcao e canalhice sempre praticadas por este canalha, indigno de ocupar qualquer cargo publico, no entanto a nossa justica o colocou livre e solto para concorrer ao mais alto cargo desta republica de bananas e de uma justica perdularia e corrupta ao extremo, mas estao pagando pra ver e verao, o resultado disso tudo sera que um dia o povo vai acordar e reagir como tem que ser, de forma democratica nas ruas. MORO ja.

  3. É urgente a necessidade de uma profunda reforma no poder judiciário, presta um péssimo serviço a sociedade, lento, burocrático, ineficiente e perdulário, consome uma fortuna de dinheiro público e a contrapartida é um horror. Tem que acabar com mordomias de togados e penduricalhos incorporados aos salários. A sociedade que paga esta conta não aguenta mais tantas aberrações, ela quer mudanças profundas neste poder e tem que ser já.

  4. O cara fica preso durante um ano e acha que é inocente. Se ele está solto é por obra do stf e não porque não é bandido.

  5. Esse mundo está podre, olhemos p/ a eternidade. Isso vai custar muito caro aos que roubaram e aos que estão acobertando. Quantas vidas perdidas por falta de saúde e estímulo à violencia? Crianças e jovens com seus futuros estuprados por falta de estudo? Quantas famílias destruídas e sofridas com essas maldades. A eternidade não é brincadeira. Quando Jesus resumiu os mandamentos Ele disse ame o Senhor seu Deus de todo seu coração, alma e entendimento e ao TEU PROXIMO COMO A TI MESMO. Entende?

  6. NÃO MUDARÁ EM NADA PORQUE OS CRIMES FORAM REVELADOS, PROVADOS E CONFIRMADOS PELO PRÓPRIO STF ENTÃO PENSAR QUE O CIDADÃO COM UM MÍNIMO DE INTELIGÊNCIA IRÁ ACREDITAR NESSA MALFADADA DECISÃO ESTARÃO ENGANADOS. FOI TUDO BEM CALCULADO PARA TIRAR O CHEFÃO DA CADEIA DE UMA FORMA VERGONHOSA PARA A JUSTIÇA BRASILEIRA. MORO CONDENOU E AS INSTÂNCIAS SUPERIORES CONFIRMARAM INCLUSIVE MAJORARANDO A PENA PORÉM NESTE TABULEIRO O JOGO PODE MUDAR DE LADO A QUALQUER MOMENTO. A LAVA JATO AINDA VOLTARÁ EM BREVE🇧🇷⚖

  7. 1- A justiça política do Brasil, blinda os criminosos de colarinho branco. Não adianta o empenho da PF e do MP, se não temos a mesma disposição do STF, já que a justiça no nosso país é verticalizada. Agora com a PF sofrendo interferência, e o MP pisando em ovos, o cenário é ainda pior. Temos que ser proativos na campanha do Moro, pois o risco da volta do ex-presidiário Lula ao poder, é grande.

    1. 2- Ciro, Doria, Tebet, Pacheco é tudo candidato de combate alinhados com os polos (LULA E BOLSONARO), para fragmentar a 3a via, GARANTIDO A DERROTA DO BOLSONARO P/ O LULA NO 2° TURNO. NÓS PODEMOS EVITAR ISSO. MORO 100% TRANSPARENTE MORO PRESIDENTE 🇧🇷

  8. FRANCISCO, vc estava certo quando apontou que o Mecanismo faria de tudo para tirar o Moro do jogo eleitoral. Eu sinceramente não imaginava que fariam o que estão fazendo.

  9. Tudo, naturalmente, combinado com os Bozistas. A troca foi livrar o Lula em troca da liberdade dos Bozokids! O Lulobozismo é criminoso!

  10. A justica pode deixar prescrever todos os crimes deste bandido, porem ele continua bandido, ladrao corrupto e vagabundo, porque os crimes deste apedeuta jamais serao apagados da memoria dos brasileiros patriotas e honestos, e Luladrao vai continuar mentindo para o povo, para seus netos e toda geracao que vier depois deste vagabundo. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE. Simples, honesto, etico e fala a lingua do povo, embora culto.

    1. O que não entendo é como existem pessoas que acreditam no que ele diz. De fato é um fenômeno, pois são pessoas de vários níveis de instrução. Talvez, por motivos diferentes. Pobreza e educação deficiente no Brasil não podem deixar de existir, pois são elas que alimentam essa política imunda, que distribue migalhas e pilha o país. E o pior que não dá em nada para os corruptos. O dinheiro some, as obras são mal feitas quando finalizadas, os milhões em AP, as malas recheadas de dinheiro e nada!

  11. Fernandinho Beiramar, Marcola e todos os bandidos deste país também são tão honestos como Lula, Bolsonaro, Valdemar Costa Neto, Ciro, Roberto Jefferson e etc. Os piores "bandidos" são os trabalhadores e pagadores de impostos que não sabem escolher seus representantes.

  12. Tudo como sempre foi, na nossa República de Bananas! Nada de novo! Quem sabe daqui a 1.000 anos algo mude! Talvez, até uma invasão alienígena seja mais provável! Nesse caso, se abduzissem os corruptos que grassam em nossa terra seria uma contribuição inestimável! (seriam usados em experimentos de laboratório?)

Mais notícias
Assine agora
TOPO