Reprodução

‘Kit Covid’ da Bolívia evitou uso de dióxido de cloro e hidroxicloroquina

13.12.20 12:04

Em outubro, a presidente da Assembleia Plurinacional da Bolívia, Eva Copa (foto), promulgou a Lei do Dióxido de Cloro, com apoio dos parlamentares do Movimento ao Socialismo, o MAS, partido de Evo Morales. A lei regulava o uso do dióxido de cloro para a prevenção e o tratamento da Covid.

O dióxido de cloro é um gás tóxico e altamente inflamável que chegou a causar mortes em vários países. Na Argentina, um menino de 5 anos morreu depois que seus pais lhe deram a substância como medida preventiva.

A substância, felizmente, não chegou a causar muitas mortes na Bolívia. “A lei foi um ato totalmente irresponsável do nosso Parlamento, mas felizmente tivemos poucos casos de intoxicação”, diz o médico Guillermo Cuentas, que foi ministro de Saúde da Bolívia diversas vezes até 2001. “A população boliviana, orientada pelos médicos, não usou o dióxido de cloro como panaceia.”

O que contribuiu para isso foi a oferta, realizada por muitas prefeituras e governos provinciais, de um “kit Covid” para os que apresentavam sintomas. Com a medida, pacotes com anti-inflamatórios, analgésicos, corticoides e outros medicamentos paliativos foram distribuídos gratuitamente para a população sob supervisão médica. Não era necessário testar positivo para o coronavírus. “Em alguns casos, prefeituras começaram a competir entre si para ver quem dava o kit mais completo”, diz Cuentas.

Os bolivianos também não recorreram à hidroxicloroquina, medicamento preferido dos fiéis bolsonaristas. “Temos muita experiência com a hidroxicloroquina, porque temos muitos casos de malária nas zonas fronteiriças com o Brasil. Os médicos fizeram pequenos ensaios, mas ao ver que o remédio não dava resultados, seu uso não foi estimulado”, diz o médico boliviano.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não entendi o enredo da reportagem, "A Bolívia evita o uso do dióxido de cloro e a cloroquina", e daí, o que tinha no kit? Deu resultado? A Bolívia está passando incólume a esse segunda onda? O vírus da malária é brasileiro? ClO2 é inflamável? Muito raso.

  2. Esquerda e direita são dois polos apaixonados entre si ( amor e ódio= paixão) e de sentimentos igualitários de desdém ao ser humano e de sede de poder.

  3. Era só o que nos faltava: a Bolívia dando aulas ao Brasil de como lidar com a Covid. Tiveram o bom senso de não incluir a hidroxicloroquina, no "kit Covid" pois não iam tratar de malária, mas sim de uma virose para o qual o remédio não tem qualquer efeito. Também, lá o Ministro da Saúde é um médico e não um general intendente, que de saúde nada entende; e eles não tem presidente viciado em cloroquina.

    1. Bolivia! descambando para esquerda, q/coisa hem! Bolivianos acordem, ainda talvez dá tempo, se nao acordarem estao caminhando para o fundo do poço. Que Deus tenha misericórdia desta gente

    2. Velhinha de Taubaté, não se dê ao trabalho de discutir, com os "sabidos" Carlos & Cia, eles não pensam, só copiam e colam as infames idéias da nossa monarquia bolsonarista.

    3. Obrigado pela sugestão, Carlos. E se vc tiver a Covid, se entupa de cloroquina. Se o coração disparar, vá em frente, tome mais, nada de bancar o maricas, senão o Bolsonaro vai se decepcionar com você.

    4. BOA TARDE!!! VELHINHA # FIQUE EM CASA...E SE TIVERES COVID PARACETAMOL E VAI PARA CASA TERCEIRO DIA DE FEBRE ENTUBA E RESPIRADOR este e o tratamento dos comunistas

Mais notícias
Assine agora
TOPO