Agência Brasil

‘Kit’ usava ‘chequinhos’ para lavar dinheiro

28.05.19 12:29

A operação realizada na manhã desta terça-feira, 27, no Rio de Janeiro, a partir da delação premiada de doleiros presos pela Lava Jato no Rio, desbaratou um esquema de uso de cheques de valor abaixo de 10 mil reais e boletos pagos a empresas fantasmas para a lavagem de dinheiro.

No mercado de câmbio paralelo, os cheques com estes valores menores são conhecidos como “chequinhos”. São usados para não chamar a atenção do Conselho de Controle de Atividades Fazendárias, o Coaf, segundo descreve o Ministério Público Federal no pedido de prisão preventiva do empresário Júlio César Pinto de Andrade e temporária dos gerentes do Banco Bradesco Tânia Maria Aragão de Souza Fonseca e Robson Luiz Cunha Silva. O juiz da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, Marcelo Bretas, autorizou as prisões.

Os doleiros Vinícius Claret, o Juca, e Cláudio Barbosa, o Tony, operadores do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral deram detalhes do esquema ao Ministério Público Federal. Ele seria comandado por Andrade, conhecido por “Kit”, uma referência à sua empresa Ki-Tanga Biquínis, de acordo com o pedido assinado por 11 procuradores da República, inclusive o coordenador da Lava Jato no Rio, Eduardo El Hage (foto).

Ex-gerente do Bradesco, Kit usava seus contatos em agências bancárias, como Tânia e Robson, para a abertura de contas em nomes de empresas fantasmas que recebiam os “chequinhos” e pagamentos de boletos bancários.

As operações serviam para gerar reais em espécie, que eram vendidos a quem quisesse lavar recursos obtidos ilegalmente, enviando o dinheiro para o exterior por operações de dólar-cabo. Neste tipo de operação, uma compra ou venda em reais na conta administrada por um doleiro no Brasil é replicada no exterior, com o mesmo valor convertido em dólares. Ao menos sete empresas fantasmas foram identificadas e são alvo de busca e apreensão.

Os procuradores lembram que o esquema foi usado tanto pelo ex-governador Sérgio Cabral Filho, para enviar 101 milhões de reais para fora do país, quando pela Odebrecht, para trazer ao Brasil dinheiro usado em propinas pagas a agentes políticos.

O Bradesco, onde trabalhavam os dois gerentes com ordem de prisão temporária determinada, foi o banco por onde passou a maior parte dos recursos operados no esquema entre 2011 e 2016, em um volume que chegou a 989 milhões de reais. O banco informou que está à disposição das autoridades. Quase 120 milhões de reais também foram lavados por meio de contas abertas em outros bancos, segundo o Ministério Público Federal.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Tá chegando perto dos homi da bufunfa. Será que algum banqueiro vai chegar a perder o sono algum dia? O Bradesco vai dizer que não sabia que dois de seus gerentes ajudaram a lavar um Bilhãozinho.

  2. Fico impressionada com a benevolência do Bradesco... Gilmar Mendes, doleiros ligados ao legislativo e ao executivo, governos anteriores... é mesmo um banco tão solidário que eu fico emocionada e espero, um dia, ser contemplada por essa solidariedade em relação aos custos da minha conta e os respectivos juros que me são impostos. 🤦‍♀️🏦💸⏳

  3. O que fazer com um povo que vota em um partido, cujo cacique dele diz que sofreu mais que Jesus Cristo. Pedir moralidade, só por Deus mesmo!

  4. Este é o País onde a grande maioria da população é desonesta. A formação do caráter de uma pessoa é feita em casa, com a família. A desonestidade começa é nas pequenas “vantagens” que todos julgam sem importância. Nosso pensamento e atitude são assim: se ele pode eu também posso, se ele faz eu também faço, não vou lutar porque não vai resolver, isso sempre foi assim não é agora que vai mudar e por aí vai.... Se queremos um País melhor, a mudança tem que começar é dentro de nós...

  5. Deve ser por esta e muitas outras o grande empenho em tirar o COAF do Moro. E no final do processo, nestes dias e inclusive, hoje, houveram "explicações" que deixam a todos atônitos, sobre a impossibilidade de reverter isto no Senado. Os bilhões desviados e produzidos com malfeitos devem estar irrigando muita gente responsável por decisões e tramitações...

  6. Eu já anotei e guardei todos os deputados do meu estado que votaram contra a COAF para Sérgio Moro e pode ter certeza que eles nunca mais terão meu voto nem se candidatar a presidente da associação do meu bairro

  7. Assistam a série "Dinheiro Sujo" na NETFLIX e vejam quem é este tal Banco BRADESCO. Ele serve para lavagem de dinheiro, além de outro. Assistam lá e constatem.

    1. O Diário é apenas uma seção de notícias dentro da Crusoé, não uma reportagem completa. Esta pode ser publicada ainda, quem sabe?

  8. O Brasil é um país riquíssimo com um povo que vive na miséria. Basta ver o volume de dinheiro movimentado de maneira ilegal.

  9. Esse desvio de carater q pegou muita gente, foi provocado pela absoluta impunidade q reinava no Brasil. Cada colarinho branco posto na cadeia, significa q o Brasil esta melhorando. Se acabar com o foro previlegiado, vamos ter q construir muitas cadeias. Se o governo abrir pra fazer doacão pra construcao delas, sera um prazer ajudar.

  10. Cabral e a mulher SAO OS RESPONSAVEIS PELA FALTA DE SAUDE ESPERANÇA DE GRANDE PARTE DA POPULAÇAO DO RIO .POR ISSO OS 210 PICARETAS DA CAMARA NAO QUEREM A COAF COM MORO .

    1. os 228 que votaram contra a permanência do COAF na Justiça ...

  11. Sabem qual o problema do Brasil? a magnífica produção de maus-caráter. Pode ter a lei que for, a Constituição que quiserem, tudo do melhor. Se o povo é mau- caráter, nada vai adiantar.

    1. Apoio totalmente sua ideia, Sandra. Ufa, já estou cansado de digitar aqui que o problema em nosso país somos nós mesmos, onde a maioria da população está com baixíssimo nível ético e moral e, após cada eleição, culpa seus eleitos ou as instituições, esquecendo que os membros ,TODOS, saem de nossa sociedade.

    1. Minha gente o que é-se país necessita é uma boa política e uma aboa gestão de governo . Aí completamos com boa educação nos colégios com bons professores em horário completo e a universidade seria privado até que o país tiver dinheiro suficiente para manter universidade grátis .att.isabel

    2. logo estarão livres para gastarem o seu rico dinheirinho.

Mais notícias
Assine agora
TOPO