Cassiano Rosário/Futura Press/Folhapress

Ex-presidente do STJ é alvo da Lava Jato por suspeita de propina na Castelo de Areia

07.11.19 08:35

A Lava Jato paulista deflagrou na manhã desta quinta-feira, 7, a Operação Appius, que investiga suposto pagamento de propina da construtora Camargo Corrêa para anular a Operação Castelo de Areia, deflagrada em 2009.

A ação está baseada na delação do ex-ministro Antonio Palocci fechada com a Polícia Federal. Segundo o delator, a empreiteira doou 50 milhões de reais para a campanha da ex-presidente Dilma Rousseff em 2010 e pagou 5 milhões de reais de propina ao ex-ministro Cesar Asfor Rocha, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça, para anular a operação na corte.

De acordo com o Ministério Público Federal, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em São Paulo e em Fortaleza, todos expedidos pela 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, especializada nos crimes de lavagem de dinheiro.

A Castelo de Areia foi deflagrada em 2009 e apurava os crimes de fraude à licitação, corrupção, lavagem de dinheiro, dentre outros, praticados por executivos da Camargo Corrêa e agentes políticos, para obtenção de contratos públicos. À época, foram revelados repasses ilícitos a uma série de políticos paulistas de diferentes partidos, como MDB, PSDB e PT.

A ação penal decorrente desta operação foi suspensa por um habeas corpus, concedido em 2010 pelo ex-presidente do STJ, no plantão judiciário. Em 2011, a Castelo de Areia foi anulada pelo mesmo tribunal.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A Lavajato foi uma aberração, um acidente, na história do Brasil e foi fruto da ganância e incompetência do PT e Lula em administrar roubalheira e corrupção. O STF e a classe política agora estão tomando todas as medidas para que NUNCA MAIS OCORRA OUTRA LAVAJATO .

  2. Corruptos-criminosos agem antes e depois de julgados. Alguns (no STF) confundem "o direito de ninguém ser considerado culpado até o trânsito em julgado" com o momento próprio da prisão, sem dilações indevidas. Mesmo sem prescrições, criminosos e corruptos livres forjam álibis, destroem provas, compram e atemorizam testemunhas. Tal postura, implica em decisões contra a segurança jurídica que favorecem a geração de impunidades em prejuízo das vítimas dos corruptos-criminosos. Óbvio!

  3. Felizmente caem de podres os frutos amargos da frondosa árvore desta ré-pública já velha e carcomida para a restauração do Brasil profundo e monárquico.

  4. Desde à passagem do Império para a Republica nunca se teve conhecimento de combate ao roubo e corrupção tão EFICIENTE como esta LAVA JATO. Nos NOBRES Império (CORRUPTOS) vazaram para a REPUBLICA, deixaram suas heranças genéticas cujo frutos estão tão PODRES que reduziram nossa NAÇÃO em um COVIL de criminosos dos mais sofisticados possíveis. TOGAS, SENADORES X DEPUTADOS E PRESIDENTES DA REPUBLICA. LAJA JATO É SANITIZADOR DE TODOS OS VIROS MALIGNOS NESTE PAÍS.

  5. Cesar Asfor Rocha, esse pode levar à investigação da presidenta. Eu falo e já começo a dar risada. Ela já deve estar nervosa. Nunca chega a vez dela. Quando isso acontecer muita gente vai assinar a Crusoe. O tablet não acentua.

  6. Parabéns a Lava jato avançando sobre os tribunais, vem aí a Lava Toga, viva Moro, Delano, etc, é hora do Pgr Sr Aras, apoiar A Lava Jato como prometido no seu discurso de posse, Dilma e esse ministro, precisa serem presos d devolver o roubo.

  7. Parabéns a Lava jato avançando sobre os tribunais, vem aí a Lava Toga, viva Moro, Delano, etc, é hora do Pgr Sr Aras, apoiar A Lava Jato como prometido no seu discurso de posse, Dilma e esse ministro, precisa serem presos d devolver o roubo.

  8. É isso que a nação precisa , não é só os políticos corruptos , precisa chegar também na banda podre do judiciário, onde muitos se acham intocáveis pelo cargo que ocupa , e na verdade são os piores criminosos , porque são muito bem pagos com dinheiro público , e muito difícil de serem presos , por conta do corporativismo, e acabam contaminando até os bons servidores, e gerando o descrédito da população com o judiciário , o Brasil precisa ser passado a limpo de baixo até em cima .

    1. Lula ameaçou delatar membros do STF caso não seja posto em liberdade, realmente tratorizou informando ainda que seria seu suicídio político mas que levaria 5 dos togados junto. Areditem ou não, Dias Toffoli seria o primeiro a ser alcançado.

    2. Você vai var um home brabo logo mais, na hora de garantir a impunidade de vagabundos. Na ânsia de salvar os vagabundos do perigo da condenação em 2ª instância, veremos um contorcionismo e esgares dignos do capeta frente à cruz. A conferir, hoje 07/11/2019, no STF.

  9. A Lava Jato de São Paulo funcionando, ao contrário do que muitos achavam (e contavam). Reviver a Castelo de Areia depois de 10 anos deve estar fazendo um togado beiçudo ficar de orelhas em pé. Palocci sabe muita coisa e tratou de propina diretamente com muita gente graúda (e miúda) e pode provar. Vem mais coisa bacana por aí...

    1. Talvez (só talvez) nada. Estão mais preocupado é com os próprios rabos, acho.

  10. TicTac...Vamos Excelências para seus lugares cativos! Será que o Criminoso Lavador de Dinheiro Corrupto Mentiroso Sem Caráter, já acordou do fundão de sua cela? Mandem um Zapi, ele vai adorar tomar conhecimento da novidade alvissareira!

  11. Fake News da Crusoé: "Nossa! o acordão do Bolsonaro acabou com a Lava Jato !!!! Coitado do Moro, virou refém desse governo!!!!" 😂😂😂😂😂😂😂 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 CPMI neles!!!

  12. Já imaginávamos que se a Delação Premiada de Palocci acontecesse as supresas TB viriam. E com tamanho imediatismo!!!! isso é bom pra que não se cometam injustiças ao punir quem fez uso indevido dos dinheiro dos cofres públicos quando em posição de governantes do Pais.

  13. O Gilmar Mendes, coitado, já está com o beiço tremendo: sofre da perigosa Síndrome da Concessão de Habeas Corpus para Gente Fina, Elegante e Sincera.

  14. Quero saber o seguinte: Sei que uma delação para ser premiada, tem que apresentar consistências. Existe comprovação firme sobre esse envolvimento dessa Sua Insolência neste caso dessa propina? Como comprovar isso? Quebra de sigilo, movimentação fora do normal, apesar de R$ 5 milhões serem relativamente fáceis de se guardar, porém difíceis de se gastar sem despertar suspeitas. Roubar para esses caras é fácil, difícil é gastar.

  15. A apuração de fatos como este é punição dos culpados, precisam ser assegurados. A miséria crescente no país exige isto.

    1. se realmente esse ministro do STJ cometeu esses crimes,seria muito justo que ele fosse preso mesmo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO