Edvaldo Rikelme/Câmara dos Deputados

Lira quer debater em março projeto que prevê semipresidencialismo

27.01.22 07:27

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do PP, quer, a partir de março, debater a implementação do sistema semipresidencialista no Brasil. A ideia é que as discussões ocorram por quatro meses, no contraturno da Câmara, e que a tramitação da PEC tenha início já este ano na casa.

A Crusoé, Lira afirmou que o texto que pretende levar ao plenário prevê o início do modelo semipresidencialista somente após a eleição de 2030, para não configurar casuísmo, uma vez que tiraria poderes do candidato que ganhar a eleição ao Planalto em outubro deste ano, seja ele quem for. A intenção do presidente da Câmara é deixar o texto engatilhado este ano para que seja votado em 2023, já com a nova composição do Congresso.

No modelo semipresidencialista, o presidente tem suas funções compartilhadas com a figura de um primeiro-ministro, que é escolhido pelo Congresso.

Lira já tinha defendido a adoção do semipresidencialismo durante viagem a Lisboa, em novembro do ano passado. Para o presidente da Câmara, o modelo seria mais eficaz para enfrentar crises políticas no Brasil.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. De fato, não há como negar que nosso Presidencialismo está insepulto. Mas sua substituição deverá se dar pelo Parlamentarismo Clássico com voto distrital e antes que Lula assuma a função de Chefe da Segurança da "capela" onde ocorre o "velório". Namastê!

  2. Isso é tergiversar. O importante é o voto distrital, cada um cobrar de seu representante.A colaboração do Lira a gente vê nas ruas, e no obituário.

  3. Que coisa. Esse sujeito age como se o país fosse dele e só servisse aos próprios interesses. Alguém tem que parar esse cara. Será que o estado que o elegeu não vê esse absurdo?

  4. Estava curtindo Do The Evolution do Pearl Jam. E não sei porquê, pensei no político Arthur Lira. Nós seres humanos, evoluímos das bactérias. Figuras como o Lira regrediram a meros parasitas. Qualquer sistema proposto pelo parasita Lira - apoiado pelo parasita GM - visa aumentar o parasitismo na nossa sociedade. Faça a evolução. Precisamos de pessoas éticas para organizar a nossa sociedade. MORO PRESIDENTE 🇧🇷

  5. Um assunto a pensar e repensar. Se está decisão for tomada, só depois dum amplo debate. Na Austrália, Europa e outros países funciona muito bem. Vejo como duvidável nossa estrutura partidária, muito fragmentada.

  6. os caras já dominaram o orçamento federal agora querem um presidente pra eles ?? essa corja precisa ser parada urgente, se isso for aprovado só restara ao Brasileiro a revolução armada.

  7. Sem comentários! Houve o Plebiscito, votou em Monarquia Parlamentar, perdi! Acredito que somente com outro plebiscito seria capaz de instituir esse "bode". Há cada ideia...

  8. Esses elementos são perfeitos caras-de-pau, como se o poder já não estivesse todo nas mãos deles. Eles controlam todos os presidentes como marionetes, votam o que querem e quando querem. Mais poder ainda pra eles? Ali está o foco de toda a corrupção no Brasil.

  9. Acho estranho essa legislatura discutir a PEC e os deputados que ainda serão eleitos na eleição de outubro de 2022 votarem, acho que isso será contraproducente.

  10. Uma mudanca no sistema de governo jamais devera ser feita somente por decisao de um congresso repleto de politicos canalhas e profissionais como o atual centrao de Ciro Nogueira e do rei Artur Lira e tambem do Bostanaro e seus comandados, e sim atraves plebiscito com a populacao brasileira que tem o direito de decidir, e nao o centrao ladrao composto de corruptos lesa patria e bandidos. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE.

    1. Concordo plenamente! Este congresso não foi eleito para isso. A maioria tem processos por corrupção.

  11. Imagine o estrago que um sujeito destes já faz ocupando a cadeira que ocupa e multiplique o estrago por várias vezes em um sistema semipresidencialista. Ao invés de se ocupar de mudanças para ter mais poder e de dotar seus comparsas de mais dinheiro com o fundão, deveria estar trabalhando para melhorar as condições de trabalho e subsistência dos brasileiros. Este cara é uma vergonha completa!

  12. Lira é um palhaço. Uma mudança desta tem que ser aprovada através de um plebiscito e não pela corja de corruptos que hoje domina o Congresso.

  13. o maior problema do país hoje é o empoderamento do legislativo cheio de bandidos eternizados no poder por um povo ignorante e omisso e agora querem mais poder a esta escória? isso aí é parlamentarismo que só dá certo com partidos fortes e aqui temos bandos e quadrilhas com exceções claro.

  14. DE JEITO NENHUM, DE FATO JA É .Se Lula, BOZO MORO ganham, a máfia dele, dos 365 picaretas já domina hegemonicamente. Portanto, 8 anos garantidos e em 30 estão de ponto feito, se o poder lhes escapar. ELES, NÃO!

  15. Um negocio deste e em que a maioria do congresso como bem sabemos é de corruptos ladroes indicar o primeiro ministro é brincadeira de mal gosto no mínimo uma consulta popular!

  16. JAMAIS SE DEVE CONFIAR NESTA FALÁCIA PORQUE ASSIM QUE APROVAREM PASSA A TER EFEITO A PARTIR DE 2023 E ISSO É MAIS UMA MENTIRA TENTANDO DIMINUIR O PODER DE MORO NA PRESIDÊNCIA. ALIÁS HOJE JÁ VIVENCIAMOS UM PARLAMENTARISMO POIS O CENTRÃO ATRAVÉS DESTES ESQUEMAS CRIMINOSOS DITAM OS DESMANDOS NO BRASIL ENTÃO SERIA MESMO PARA MANTER O MECANISMO NO COMANDO. NÃO DEVERÁ PASSAR MAS TEMOS QUE ELEGER REPRESENTANTES ALINHADOS COM MORO PARA QUE ISSO NÃO SEJA VOTADO. MORO PRESIDENTE EM OUTUBRO🇧🇷⚖️🚔⚔️☠️💪

  17. Nada que esse sujeito fale ou explique desconfigura o casuísmo! Tantas coisas que esse congresso poderia fazer para sanar nossos inúmeros problemas, mas ele insiste na preocupação de continuar nesse círculo de poder. Tomara que os alagoanos demitam esse senhor.

    1. Joãozinho idiota. Quando foi que eu escrevi isso? Liberdade para os lulistas é coisa que os bozistas trabalharam diariamente para conseguir, não foi? Bozistas são tão burros, mas tão burros, que não conseguem formular um argumento. Zurra boszista decrépito!

    2. E liberdade aos petistas , esse é o sonho do Zezinho burro!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO