Reprodução

Liz Truss renuncia após 45 dias no cargo: vitória da alface

20.10.22 09:56

A primeira-ministra britânica, Liz Truss, renunciou ao cargo nesta quinta, 20. “Reconheço que, dadas as circunstâncias, não serei capaz de cumprir as promessas em nome das quais fui eleita pelo Partido Conservador“, disse ela.

Minutos depois, o tabloide Daily Star divulgou uma foto de uma alface sorrindo com a bandeira britânica e uma xícara com a frase “keep calm” (mantenha a calma).

A primeira-ministra Liz Truss finalmente renunciou, em uma vitória gloriosa da alface do Daily Star“, dizia uma mensagem.

Quando Truss começou a balançar no posto, no final de setembro, o jornal fez uma aposta de quem duraria mais: Truss ou a alface.

Agora, com sua saída, Truss tornou-se a primeira-ministra mais breve da história do Reino Unido. Ela ficou só 45 dias no cargo.

Sua queda é consequência de um plano fiscal desastroso, que prometia um corte de impostos sem mostrar como o rombo seria coberto, os mercados reagiram e forçaram Liz Truss a demitir o secretário do Tesouro, Kwasi Kwarteng.

Quem assumiu o lugar de Kwarteng foi Jeremy Hunt, que desfez quase todo o programa de Truss.

Uma vez que quase todo o seu programa foi para o lixo, jornalistas, opositores e membros do Partido Conservador começaram a questionar a sua permanência no cargo.

Truss disse inicialmente que não pensava em renunciar, até falar no púlpito com microfone da rua Downing Street nesta quinta.

Agora caberá ao Partido Conservador realizar uma nova disputa interna para escolher outro líder, o qual se tornará o próximo primeiro-ministro. Até lá, Truss permanecerá no posto.

O surpreendente é que o Partido Conservador acabou de passar por esse processo, que foi deflagrado com a renúncia de Boris Johnson, em julho.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Quanto a Liz Truss...além da realeza britânica, apenas mais uma inútil.🙄🤣🤣🤣🤣🤣

    2. Bem, Marcos. Se você lesse mais sobre História, entenderia melhor o que eu escrevi. Mas nunca é tarde para se adquirir conhecimento. Explicar a você em 500 caracteres vai ficar enfadonho. Mas não desanime.😜👍🏻

  1. Recentemente foi feita uma pesquisa de levantamento sobre o valor atual de, apenas, todos os vestidos e sapatos de Maria Antonieta_decapitada também, como Luis XVI: US$ 400.000.000😱. Conclusão: a monarquia serve mais para virar piada, ou sinônimo do que um ser humano consegue, em termos de realização de completos absurdos. Diante disso, todo orgulho silencia. Por isso essa classe decai a cada ano. Chega dessa inutilidade👎🏻

  2. Eu (e, acredito que milhões de britânicos) me pergunto sobre um porquê_ao menos razoável, de se manter a monarquia e seu imenso peso em custos para os ingleses arrastarem nessa sequência de crises econômicas do R.U. Somente as joias a serem usadas na coroação de Charles III valem US $ 4.000.000.000 (sim, fiz questão de usar todos os zeros😱). Um monarca que precisa de um funcionário para colocar pasta de dente em sua escova. Isto é um acinte a qualquer tentativa de justificação. Ridículo demais.

    1. Se, ao menos, produzissem algum bem de capital, ou de consumo. Mas estão em decadência até na produção daquilo que mantém o seu status quo: o orgulho do povo britânico pelo seu sistema monárquico, com escândalos sexuais (Príncipe Andrew) e dissidências por ressentimento como a do Príncipe Harry. Ou seja, a mediocridade humana é revelada na "realeza", com a diferença de que essa mediocridade é muito cara para se sustentar. Melhor que seja extinta, como foi na França, por colapso moral, em 1789.

  3. Eu não tenho muita certeza, mas acho que eles estão sentindo a saída da UE e as consequências da guerra na porta de casa.

    1. Lembra-me a história da mulher desesperada pq foi abandonada pelo marido q, ela achava, era imprescindível. Quando descobriu q tinha-se livrado de um pedregulho amarrado no pé, a vida dela transformou-se, renasceu. Não é objetivo, pragmático, mas lava a alma. Na Alemanha lutamos muito p/ q não abandonassem a UE, quase caímos de joelho implorando por isso. Agora q aprendemos a viver sem eles, queremos + é ver o circo pegar fogo. Danem-se! A UE ñ desabou pela falta de vcs, traidores. Danem-se!

    2. Agamenon Mendes Pedreira vem aqui para animar a conversa

Mais notícias
Assine agora
TOPO