Reprodução

López Obrador pede que rei da Espanha e papa peçam perdão

26.03.19 12:00

Em um vídeo divulgado nesta segunda-feira, 25, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador (foto), afirma que mandou cartas ao rei Felipe da Espanha e ao papa Francisco. Nas missivas, ele solicita que os seus interlocutores peçam perdão pela conquista espanhola das Américas. “O certo é que foi uma invasão e que foram cometidas muitas arbitrariedades”, disse o presidente.

“Mandei uma carta ao rei da Espanha e outra ao papa para que façam um relato dos fatos e que peçam perdão aos povos originários pelas violações, que agora se conhecem como direitos humanos. Ocorreram matanças… imposições… a chamada Conquista. Isso foi feito com a espada e com a cruz. Construíram as igrejas por cima dos templos”, disse López Obrador.

Na sequência, historiadores criticaram o presidente, que tem sobrenomes espanhóis e pele clara. “A primeira coisa a se fazer é olhar para o rosto de López Obrador e imaginar se ele pertence a um povo indígena atacado pelos espanhóis ou se ele pertence a uma família de origem espanhola que causou esses abusos dos quais ele nos está acusando. Se há alguém responsável por supostos excessos, eles seriam os ancestrais daqueles que lá permaneceram, isto é, os criollos, que atualmente governam em todos os países latino-americanos, com exceção da Bolívia”, disse o historiador Alberto Ibáñez, autor do livro “A lenda negra”, ao jornal El Confidencial. “Paradoxalmente, são os criollos que acusam a Espanha de algo que seria da responsabilidade de seus antepassados — o que não é verdade”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Só faltava o AMLO anexar uma cópia do discurso do tal índio Guaicaipuro Cuauhtémoc, intitulado "A Verdadeira Dívida Externa".

  2. Tem toda a razão o presidente do México. Não só os espanhóis ceifaram a vida de milhares, se não, milhões de nativos, assim como ocorreu no Brasil. As entradas e bandeiras que tinham o objetivo de "desbravar" o país foram as maiores carnificinas de nativos que se tem notícia no Brasil. Conquistadores são adorados porque levaram muito ouro e pedras preciosas para os governos mandantes, mas nenhum deles deixou de eliminar nativos. Conquistas são apelidos de carnificinas. Em todo o mundo. Até hoje.

  3. Esse presidente do Mexico, já pediu perdão às nações que seus antepassados destruiram? Vai indenizar esses povos? Vai devolver suas terras?

  4. Eu achava que esse Obrador não fosse lá muito inteligente. Agora tenho certeza de que é um perfeito idiota. Uma pena, o México é um grande país, não merecia um cara desses. Enfim... não é um caso raro nessa nossa América Latina.

    1. Nada disso. A esquerdopatia é doença universal. E não tem cura. Tal vírus corrói os neurônios saudáveis e os transforma em apenas dois analógicos. E o Walking Dead resultante passa a recitar, babando, eternamente os refrões ideológicos. Veja o jeitão do Suplicy, é o príncipe dos W.D., até no andar torto....kkkkkkk......

  5. Enquanto esse Walking Dead fala asneiras, a criminalidade no México está em grau de genocídio. Como não poder jogar a costumeira culpa nos USA (o rico vizinho de cima), pois levaria uma bofetada, ele arruma "culpados" alhures e no passado. Mais uma forma de desviar a atenção do povo da falência criminal que é o México. Mais um governo a se arrastar na incompetência costumeira das esquerdas.

    1. Música Maestro: "La cucaracha, la cucaracha, ya no puede caminar, porque no tiene, porque le falta, la patita principal...",

  6. Ta ai o México q conseguiu arrumar uma tranqueira q nem a Dilma. O rei da Espanha de agora em diante nao dormira mais e o papa vai rasgar a saia pra nao rasgar a carta kkkkk

  7. Melhor sempre será que a auto-percepção de um povo amadureça sem a transferência histórica de culpa por idiossincrasias congênitas. ‘Caphärnaum’ só pode ter servido de inspiração para o López-Obrador. No filme, a criança processa os pais por ter-lhe colocado no mundo. Alçado à política, todo o lirismo social representado se perde em rasteira demagogia.

  8. Este idiota PT-bolivariano quer atrair os holofotes da mídia. Não conhece a própria história de seu povo. Já que é comunista, podia pelo menos ler a biogradia de H. Cortes, de Madariaga, também comunista, mas que escreveu seu livro com honestidade acadêmica. O MARCOS abaixo, diz coisas interessantes. Obrador, esquece que Cortes, que contava com 450 soldados, fez aliança com povos indígenas que tinham seus filhos sacrificados aos ídolos dos Astecas. Jose de Vasconcelos é outro bom historiador.

  9. Cortez derrotou Montezuma só com uma ou duas centenas de espanhóis somados ao povo indígena vizinho que era fonte de gente para os sacrifícios humanos em série praticados neste templos. Os sacerdotes astecas se revezavam arrancando os corações e exibindo-os ao público abaixo. Uma "cultura" e tanto, agora culto desta escória de genocidas socialistas. Maduro também já pediu indenização. Por aqui, os idiotas ensinam o mesmo em nossas escolas de fazer analfabetos funcionais e literais. Ignorância...

    1. É isto Marcos. Mas um idiota da esquerda que não conhece, ou faz que.. , e fica declando besteiras. Ele certamente defende os Caudilhos, tipo Juarez, Obregón e Calle, que lançaram o México do banditismo organizado (tipo corruptos do Bradil de hoje) direto para a influência comunista. E quando aparece algum que se declara de "centro", como Enrique Peña Neto (tipo FHC, cripto-comunista) é para jogar o México novamente nas mãos da esquerda. Aqui, FHC preparou o caminho de Lula-drão.

    1. Tem vídeo da posse com o Obrador dançando balançando um chocalho em uma mão e um porrete na outra. Socialistas...

  10. Vá caçar o que fazer, seu comunista do carvalho. Vocês, comunistas, tentam reescrever a história da forma obtusa como a enxergam. Idiota!

  11. Antigamente o mundo era assim. Quando Roma destruiu Cartago, mataram todos os homens e mulheres e crianças que sobreviveram foram escravizados. E aí, fazer o quê, hoje? Mesmo Roma não existe mais como nação. E não há como devolver Portugal aos visigodos.

    1. Sem falar que Cartago invadiu Roma e quase a destruiu por completo antes que Roma revidasse.

  12. Sob o ponto de vista atual foram cometidas muitas atrocidades no passado. Na época, foram conquistas! Hoje , com a globalização, com todos e tudo miscigenado, ficar querendo que uns peçam desculpas a outros, só pode ser coisa de esquerdista mimimi. Pouparia tanto da humanidade se resolvessem trabalhar!

  13. Eh um sem vergonha. Fala isto com a cara deslavada e de uma região onde se realizavam sacrifícios humanos ainda à época. E assim eh suficiente para aparecer na imprensa mundial como um cara bacana e ganhar votos obviamente, como dirão, porque eh um cara legal para (os) burro(s)

  14. Comunista fazendo comunistagem. O revisionismo de caráter ideológico é uma marca registrada daqueles que querem recontar a história do seu ponto de vista. Digno de ditadores esquerdistas.

  15. Pronto, mais um Walking Dead. Amigo do Maduro, do Mujica e do Cocaleiro. E os sacrifícios humanos que os Astecas e Incas faziam, além de chacinar tribos rivais com requintes de crueldade, pergunto. Esse Obrador deve estar tomando muito mescal. Mais um imbecil esquerdista made in Latin America. Vai combater a criminalidade genocida de seu país, babaca.

  16. VTNC. Esses politicamente corretos ainda vão acabar com mundo e com as conquistas da humanidade. Se não fosse os espanhóis o México e região ainda estaria usando arco e flecha. Se queres a liberdade, te prepara para guerra. Sempre foi assim e sempre será.

Mais notícias
Assine agora
TOPO