Reprodução

Lukashenko vai à Rússia para agradecer e elogiar Putin

14.09.20 18:00

O presidente da República de Belarus, Alexander Lukashenko, encontrou-se com o presidente da Rússia, Vladimir Putin (foto), nesta segunda, 14, em Sochi, na Rússia.

Esta é a primeira vez que os dois se reúnem desde a eleição na Belarus, no dia 9 de agosto. Durante a campanha, Lukashenko atacou Putin, disse que o russo estava interferindo em seu país e ordenou a prisão de supostos mercenários a mando de Moscou. Depois do pleito, tudo mudou. Com medo de ser deposto pelos manifestantes que dizem que sua reeleição foi fraudada, Lukashenko engoliu o que disse e pediu socorro a Putin. Os russos agora estão dando assessoria sobre como reprimir a oposição, censurar os meios de comunicação e ofereceram um empréstimo de 1,5 bilhão de dólares para o país vizinho.

Na reunião em Sochi, Lukashenko fez diversos elogios a Putin. O bielorusso disse que foi enganado pela mídia, mas que o russo o ajudou a encontrar a verdade. “Nunca houve tantas teorias da conspiração. Devido a certas circunstâncias, sigo de perto as publicações em vários meios de comunicação de massa … É por isso que tudo o que o senhor disse é muito importante”, disse Lukashenko, segundo a agência estatal Belta. “Eu gostaria de lhe agradecer. O senhor agiu de forma muito decente e humana. É por isso que agradeço pessoalmente ao senhor e a todos os russos, que nos apoiaram neste período pós-eleitoral.”

Lukashenko prometeu contar tudo o que acontece em seu país ao presidente russo. “O senhor é um homem experiente. O senhor sabe muito bem quais coisas podem ser descritas e apresentadas (ao público) e quais não podem. É por isso que vou informá-lo em detalhes sobre o que está acontecendo na Belarus e em Minsk”, prometeu Lukashenko.

Os dois também falaram sobre uma reforma constitucional. Com esse expediente, eles pretendem esvaziar os protestos que pedem novas eleições. “Conhecemos sua proposta de começar o trabalho sobre a Constituição. Considero que é lógico, oportuno e conveniente”, disse Putin.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO