Foto: Ricardo Stuckert

Lula e a desolação

04.05.22 16:52

É difícil comentar a entrevista de Lula à revista Time, sem ficar desolado com o fato de que ele representa o pensamento, digamos assim, de boa parte dos eleitores brasileiros. Não há ali nenhuma ideia sobre nada, nenhuma proposta que possa ser levada a sério. É um vazio que o petista tenta preencher apontando para um passado idealizado por ele próprio e construído pelo pessoal do agitprop petista. Ao responder sobre economia, Lula diz: “Eu sou o único candidato que as pessoas não deveriam ter essa preocupação, porque eu já fui presidente duas vezes. E a gente não discute política econômica antes de ganhar as eleições. Primeiro, você precisa ganhar para depois você saber com quem você vai compor e que você vai fazer. Quem tiver dúvida sobre mim, olhe o que aconteceu nesse país quando eu fui presidente da República: o crescimento do mercado. O Brasil tinha dois IPOs. No meu governo, fizemos 250 IPOs. O Brasil devia 30 bilhões, o Brasil passou a ser credor do FMI, porque emprestamos 15 bilhões. O Brasil não tinha um dólar de reserva internacional, o Brasil tem hoje 370 bilhões de dólares de reserva internacional (…) Então, as pessoas precisam ter em conta o seguinte: ao invés de perguntar o que é que vou fazer, olhe o que eu fiz”.

Como assim não se discute política econômica antes de ganhar as eleições? Como assim você primeiro precisa ganhar para depois você saber com quem você vai compor e o que você vai fazer? Política econômica não é assunto de campanha eleitoral desde quando? Ela deve ser desenhada segundo o gosto do freguês? Desde quando é governo que faz IPO, que abre capital de empresas privadas? Os números todos desfiados por Lula à revista Time não conseguem esconder o fato de, quando se olha o que ele fez, como o próprio entrevistado recomenda, o desastre salta aos olhos. O crescimento que o país experimentou durante os anos do PT na presidência, bem menor do que o dos outros países emergentes, que souberam aproveitar a bonança internacional, foi sustentado, a partir do segundo mandato de Lula e nos mandatos de Dilma Rousseff, pela elevação irresponsável do gasto público, o intervencionismo estatal e o estímulo ao consumo que levou a que uma parte expressiva da população se endividasse até o pescoço, na ilusão do crédito barato. Foi essa “nova matriz econômica” que produziu uma das piores recessões da história brasileira, sob Dilma Rousseff, com uma inflação que chegou a 10,67%, em 2015, superior à registrada em 2021, no governo de Jair Bolsonaro, de 10,06%, num contexto de pandemia.

Lula também é um vácuo de propostas na área energética, como demonstra a entrevista à revista Time. É curioso que um cidadão preocupado com o aquecimento global possa apoiar um candidato que pretende continuar extraindo e explorando petróleo, sem demonstrar qualquer preocupação com o meio ambiente, da mesma forma que Jair Bolsonaro, e que fala platitudes como “O que você pode estabelecer é um plano de longo prazo para você diminuir (o consumo de petróleo) na medida em que você vai criando alternativas”. Não somos informados se a revista perguntou a Lula se ele já teria pelo menos um esboço desse plano de longo prazo, mas aparentemente o petista não tem — ou teria tentado explicar.

No trecho sobre a Guerra da Ucrânia, bastante repercutido na imprensa brasileira e nas redes sociais, Lula mostra não ter a menor informação sobre a reabilitação do stalinismo na Rússia de Vladimir Putin, o plano do tirano de restabelecer na Europa as fronteiras da antiga União Soviética, a falsidade do pretexto de que a Rússia está cercada pela Otan e a perseguição de Vladimir Putin a opositores políticos, como Alexey Navalny, que, depois de ter sobrevivido a um envenenamento e ser preso, será enviado a uma colônia penal onde a prática de tortura é recorrente, segundo a informação divulgada hoje. Como já devidamente registrado pela Crusoé e outros veículos, Lula iguala o tirano russo, invasor de um país vizinho, a Volodymyr Zelensky, o presidente eleito do país vizinho invadido, com observações toscas. Disse o luminar: “Às vezes fico vendo o presidente da Ucrânia na televisão, como se estivesse festejado, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentares, sabe? Esse cara é tão responsável (pela guerra) quanto o Putin. Porque numa guerra não tem apenas um culpado (…) O comportamento dele é um pouco esquisito, porque parece que ele faz parte de um espetáculo. Era preciso que ele estivesse mais preocupado com a mesa de negociação. (…) Ele quis a guerra”.

É uma paisagem de desolação.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Lula é um cretino, analfabeto, ignorante. Jornalistas internacionais o enxergam como um ser exótico, que causa consternação. Ele envergonha o pobre Bradil.

  2. Da repulsa ler essa entrevista do grande TIMES,Esse cidadao nao tem nada a se referir,estudo, cultura sapiencia,Fez um papel triste sobre a Ucrania deu uma errada terrivel,ondea humanidade exprime pezar ao que esta acontecendo na Russia pelo cruel carniceiro,ele faz um papel ridiculo ao se referir ao zelenski UM GRANDE HEROI, lula,TEM QUE SER PERDOADO POIS NADA ESTA ENTENDENDO, ainda por cima nos da uma decepcao pois nao estamos concordando com seu comentario ,

  3. É impressionante que o PT que convive com Lula e a própria imprensa não percebe que Lula está maluco, gaga, confundindo tudo. Não é possível de o país vai se livrar de um destemperado e cair nas garras de um corrupto gaga.

  4. Lula, o PR do PowerPoint. Quem não se lembra dos PACs mostrados em telas bem elaboradas q nunca saíram do papel, mas gerava uma propaganda que foi capaz de eleger uma Poste e lhe dar esses números nas pesquisas hoje? Seu Governo deve muito às bases deixadas por FHC, q trouxeram estabilidade e credibilidade para a economia. Deve também à China q crescia 12% ano e comprou, “como nunca antes nesse mundo”, alguém comprou do BR. Esses fatores não existem mais. Se eleito estamos ferrados.

    1. Lula chegou à decrepitude antes mesmo de alçar-se à maturidade. É um boquirroto vagando sob os escombros de suas próprias fanfarronices, essas escoradas em um mundo de um passado criado em seu imaginário doentio.

  5. lula governou 8 anos falando coisas sem nenhuma consistência, agradando todo mundo, principalmente empreiteiros e o o agro, usando a Petrobras como fonte de recursos, para bancar esse esquema. O problema agora é que bolsonaro chega a ser pior que ele, pois além da falta de visão de futuro, tem um plano claro de golpe pseudo-militar para se tornar um novo chaves. Desolação é a palavra do nosso momento.

  6. Lula está esclerosado. Já demonstra cansaço quiçá por alguma enfermidade a aborrecer. De outro lado seus fies seguidores o obedecem como carneiros e não apresentam nenhum conteudo a acrescentar ao passado que vive no meio desse grupo

  7. Que vergonha para nosso país. Mas, o povo eleitor desse sapo barbudo também envergonha muito os brasileiros honestos e alfabetizados funcionalmente.

  8. E ainda há pessoas, e muitas, de todos os níveis sociais e intelectuais que defendem esse sujeito e irão votar nele. Não bastasse o mega roubo que ele fez e deixou fazer a nação, e não reconhecendo nenhum de seus erros, temos agora que ouvir as suas declarações e entrevistas, que não passam de um apanhado enorme de sandices, sem pé nem cabeça, e tudo isso pq o Senhores do STF "descondenaram" esse sujeito. Que país é esse?

    1. Concordo . Vamos torcer e rezar pra ele continuar falando estas asneiras .

  9. Bons comentários. De minha parte acho que a Crusoé, assim como todos as pessoas de bem dessa banânia, vão ter que se acostumar com a indigesta equação composta de instituições copiadas do exterior (adaptadas para pior) e um povo analfabeto funcional que não está nada sincronizado com elas, sendo que o “solucionamento” dessa equação resulta no retrato falado do molusco, se não ele próprio, alguém do mesmo calibre moral e intelectual. Como lidar com essa realidade? A Marta já dizia: relaxa e gozza

  10. Este Luladrao so sabe mesmo eh liderar quadrilha de corruptos, se voltar, podemos fechar o pais, ou a solucao sera as FA fazerem o justica cumprir a constituicao. Tenho avisado desde ha tempo, a casa vai cair, a base esta podre e fede de mais no nariz da nacao. So ha uma saida pra o comunismo nao prevalecer. CF nestes canalhas.

  11. LULA SEMPRE FOI UM IMBECIL. COM O TEMPO ESTÁ PIORANDO. SE ACHA SUPERIOR A TODAS AS COISAS. LASTIMAVEL QUE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO VOTARÁ NELE. COITADO DO BRASIL

  12. Mario, com certeza, ele reflete a maioria do modo de pensar do brasileiro médio. Um dia desses, um Uber tentou conversar comigo usando asneiras típicas de um analfabeto funcional. Eu coloquei meu fone de ouvido, ele percebeu, e ficou o resto da viagem com ódio. Desânimo, desolação, desesperança. É o que eu sinto!

  13. Lula, meu Deus do céu, é um poço de contradições. Não diz nada que se aproveite. Te tenha dó do povo brasileiro.

  14. Quando é que vocês vão entender que não estamos votando no Lula e sim pra tirar o traste bolsonaro? O objetivo é retirar o Brasil das mãos dessa facção criminosa bolsonarista. Tem que desenhar? Não né? Vocês apoiaram esse imbecil em 2018, e isso fez com que despencassem em meu conceito, ao ponto de perder totalmente o interesse de ler a Crusoé e o antagonista.

  15. Desolado fico eu vendo milhões de idiotas ao meu redor (daniela mercuri p.ex) ressuscitando esse criminoso... não consigo entender!

    1. Na verdade, a situação é que temos um Encantador de Jumentos e um Encantador de Idiotas no páreo. Como se provou, o Encantador de Gente Decente se recolheu pois não tem apoiadores suficientes. Pode ser muito simplista dividir a população nessas três categorias, mas do ponto de vista político me parece que é isso mesmo. Daí entendo que Daniela está mais para o time de jumentos que de idiotas :-) ....

  16. Para quem é afeito à Psicanálise sabe que o inconsciente costuma ser mais verdadeiro que o consciente. O de Lula, não é de hoje, que pede para não ser candidato, mas seus seguidores, interesseiros uns e pseudointelectuais frustrados outros, não o respeitam e muito menos aos interesses nacionais contra os quais atuam ao tentar promover uma nova eleição de Lula, que acarretará o caos, por uma série interminável de motivos. Namastê!

  17. É um prestidigitador( desculpem os mágicos, artistas da arte inteligente do ilusionismo).Lula é qualquer candidato, terá que dizer as linhas da política econômica de forma clara,com um nome determinado para a Economia.PONTO.Lula não merece voto, pois não pode apagar o desvio de caráter quando foi favorecido pelas empreiteiras.Descondenado, NÃO É SER INOCENTADO!Ele nunca poderá dizer que não sabia.NÃO ACEITEMOS ESTE EMBUSTEIRO, nem o outro.

  18. Não podemos ficar entre o Detestável e o Abominável. É necessário concentrar os votos num terceiro. Qualquer um!

  19. Ouvi agora um colega de trabalho, petista roxo, enaltecendo a fala ridícula do Lula, como se fosse o maior sábio do mundo a ter dito essas falas... O que o Lula falou é conversa de buteco, onde o cara não entende bulhufas nenhuma, e dá uma de sábio do grupo... Coitado do Brasil... Estamos fundidos...

    1. Como o Cláudio disse uma vez:" o fundo do poço tem porão". :(

  20. Entrevista paga a ouro numa revista hoje ridicularizada nos EUA a Veja de lá ... movimento preparatório para reconhecimento internacional antes da última fase da suja guerra revolucionária em curso ou a tomada de poder que queriam nas urnas "indevassáveis" do dr. Verboso mas já sabem inviável não dá para comprar toda a nação que derrotará de vez a quadrilha onde sempre foi seu algoz ... a meu ver a guerra endurecerá com ações de tentáculos mostrando que teremos graves problemas antes das urnas.

    1. Desconstruir ruína? O cara se implodiu. Estamos mesmo encurralados.

  21. Seria muito desrespeitoso da minha parte dizer que o Lula é um completo idiota? (Se for, eu não digo nada e só penso)

    1. Não só idiota. É um ególatra louco insuportável!

  22. Quando Lula faz essa afirmação patafisica sobre a economia, o tal do compor depois está dizendo o que ja conhecemos: Quem pagar mais leva!!

    1. Lula, e o bozo tb, nos lembram Gregorio de Matos,no seculo 17:de 2 Fs é feito este pais: fuder e furtar

  23. Eu não consigo compreender o q Lula ainda tem a oferecer ao Brasil! Ele é outro desprovido de qq preparo p conduzir o nosso País s, principalmente com o quadro q está aí!!!

  24. O Brasil deprime qualquer pessoa com mais de 2 neurônios. De um lado um sociopata que não governa. Só sabe berrar e atiçar seu gado inventando narrativas fantasiosas e golpistas. De outro um mentiroso serial e corrupto que deveria estar na cadeia.

  25. É lamentável que um ser desprezível como esse possa opinar sobre qualquer coisa neste planeta, pois não tem capacidade intelectual, ou moral, nem para ser varredor de rua. E será o presidente do Brasil! Meu Deus que catástrofe! Que vergonha de ser brasileira!

  26. A opinião de Lula sobre a invasão da Russia à Ucrânia reflete o pensamento da militância socialista com seus “intelectuais”, artista e sindicalista. É deprimente assistir tanta insensibilidade perante o sofrimento humano.

  27. A jornalista da Time responsável pela matéria é a esquerdopata Ciara Nugent (Londres) e seus informantes foram as figuras nefastas de Felipe Neto, Guilherme Boulus Pútridus, jornalista Thomas Traumann, rep. Gustavo Ribeiro e o prof. Douglas Belchior, todos vermelhopatas desde criancinhas.

    1. Deprimente. E esses que o adoram se acham as melhores. Dá até pena ver tanta alienação!

  28. Aqueles que o apoiam recusam-se a enxergar o vazio dessa mente obscura. É outro energúmeno incensado por imbecis ou doutrinados. Tão retrógrado e fora de contexto, que parece ter sido exumado de um passado equivocado e burro. Um fantasma que insiste em nos aassombrar. Alma penada, volta pras trevas!

    1. E leve junto toda militância nesta viagem sem volta.

  29. Essa revista é mais uma piada do mercado mundial. Falar que Lula é o líder mais popular do país so pode ser gozação. O cará não pode nem sair na rua.

  30. Não tem nem o que comentar … ladrao e o dono da verdade… não é fácil esse nosso País. Pior que ouvir asneiras, é um atual Presidente louco. … então fico na minha insignificância.

  31. Já imaginou ser governado por isto e seus asseclas de novo. Se hoje devemos o corpo, amanhã estaremos devendo a alma. Tudo por uma missão de Poder sem se preocupar com o que anda acontecendo hoje e amanhã. Não tem qualquer proposta.

    1. Será que ele tinha tomado uma cachacinha antes de falar tantas asneiras? O cachaceiro morre de inveja do Presidente Zelensky. Estamos no mato sem cachorro.

  32. Prezado , estes comentários subliminares não leva a nada , Quem vocês estão orientando a votação visto que Moro não está mais no páreo .

    1. Mofo é fungo, logo tem vida, e serve para alguma coisa, como vacinas.Esta entrevista mostra um fantasma incapaz de ser governante e estadista, mas que vive na cabeça dos que são seus crentes.

  33. Quando li os números apontados por ele, lembrei-me daquele vídeo em que ele fala que mentia os números e todo mundo acreditava. Detalhe, ele falava com ar de deboche. Lula está certo em dizer que o plano de governo se faz depois de eleito, visto que ele está fazendo o eleitor votar na pessoa, na idéia (de mal gosto), na personalização dele.

  34. Sem dúvida é uma paisagem de desolação é um show de ego do nada que virou presidente por ter sido “retirante e pobre” genialmente gerado pela ditadura pelo general Golberi com a “concessão de liberdade midiática para dividir a “oposição consentida”. Reinou, e ainda reina, na dita cuja nova república graças ao analfabetismo funcional e a falta de cidadania e respeito próprio da maioria de nossa populacao.

  35. O lulopetismo é simulacro de E assim como o bolsonarismo é um simulacro de D , não estamos lidando com políticos mas com milicianos e larapios É por isso que los gringos não nos entendem, acham que fazemos política

  36. Quem vota num imbecil e tao imbecil quanto. e o nosso Brasil? afundando e afundando, sem futuro e sem presente. temos mais de 250 milhões de brasileiros e não temos 1 único bom candidato a presidência? como? cade os patriotas de verdade? que pensam no futuro dos seus filhos, netos e bisnetos, mais um erro em eleição e o pais esta fadado a não ter futuro para as próximas gerações, continuaremos a pagar os maiores tributos do planeta e ser o líder da impunidade e corrupção e bancando marajás !

    1. Talvez Brecht ,o dramaturgo , tenha razão: a democracia é o melhor regime. Mas de tempos em tempos, precisa ser lavada com sangue. Os Brasileiros de verdade aparecerão nesta hora.

  37. Quanto absurdo essa imprensa esquerda caviar nojenta, dar espaço para esse hipócrita!!! Não fala nada com nada, não entende absolutamente nada de economia nem qualquer tema mais profundo. Uma pena não termos uma terceira via unida!

  38. Mais uma vez parabenizo o seu texto. Sempre certeiro, melancólico e brilhante. A última frase é lapidar. Neste país confuso, nos resta agarrar nas últimas tábuas de lucidez.

  39. Lula me lembra aqueles boçais que sugerem que a culpa de um estupro é da mulher que nao deveria colocar saia curta e ser bonita e sensual… Pois é, mas esse molusco e o boçal que hoje está na presidência, mostram, o povinho de [email protected] nos somos…

    1. Concordo. Mas estou fora desta classe, como tantos. Mas parece que seremos minoria.

  40. Claro,o Narciso se acha o maior negociador do mundo. Comprar deputados com o dinheiro do povo,é fácil.Vender o Brasil a empresários da patota,também.

  41. Muito bem colocado, Lula sempre foi um desastre e o segue sendo. E com os dois candidatos que se apresentam, em pouco tempo alcançaremos a África em desenvolvimento.

  42. A frase final é um achado de síntese e elegância. Sntese, porque diz tudo em poucas palavras; e elegância, apenas sugerindo o que preenche materialmente o vazio da cabeça do molusco. Abraço.

  43. São a ignorância, a demência e a safadeza exponenciais desse sub-subespécie expostas ao planeta como se fôssemos todos ídem!!!!!

  44. Esse é o nível do estadista que temos para o momento. Nunca vi alguém reclamar de ter nascido com pouco bom senso. Babaquice é babaquice. Se iluda quem quiser. E pague o preço pela escolha. E que Deus nos ajude.

  45. Excelente texto! Parabéns, Mario Sabino! É difícil entender os eleitores de um sujeito que só fala bobagens, e tem cheiro de naftalina, como já se falou. #Moro2022! Ainda não desisti!

  46. Na cabeça de Lula e seu grupo nunca houve uma 'reabilitação do stalinismo', pois Stalin nunca deixou de encantar a turma. Jamais, jamais denunciaram crimes, inclusive contra a humanidade, cometidos pela esquerda.

    1. Despreparado claro, mas a infâmia é telúrica. Discurso mentiroso , arquivado , ódio saindo pelos poros. Capa de revista ? É fantástico !!!

  47. Cada povo tem o presidente que merece. Esperar o que de um povo que não tem informação básica e só pensa em carnaval e futebol. Seremos eterno país de terceiro mundo. Simples assim.

    1. Que nada! Votar nulo é a única forma de protesto,que nos resta.

    2. Votar nulo é o pior caminho. Vamos escolher o menos ruim, o que representa a ideologia de menor potencial maléfico. De minha parte, não podendo ficar no centro, sempre tomo o rumo da direita.

  48. A entrevista foi um primor ... de insanidade, idiotice e cinismo ... quem usar como painel higiênico pode pegar erisipela rabal crônica incurável.

  49. Estupendo!! Nessa hora, o que dizem os artistas deslumbrados com Lula? Sentem vergonha? E a imprensa internacional? Repercute essas asneiras de maneira idêntica que faz com JB? Creio que não. Não vi comentários negativos em alguns sites europeus

  50. Acho que o mito do Lula é o genocida ! Acho até que ele tá se esquivando , falando M pq nao aguenta o repuxo !

Mais notícias
Assine agora
TOPO