Ricardo Stuckert

Lula esnoba a região sul em suas agendas

10.06.23 12:44

Uma análise das agendas de Lula nestes primeiros cinco meses de governo mostra que Lula esteve em nove países na América Latina, na América do Norte, Oriente Médio, Ásia e Europa. No Brasil ele esteve em São Paulo, Mato Grosso, Pernambuco e em Roraima – duas vezes, chegando à fronteira com a Guiana.

No entanto, uma região passou em branco no primeiro semestre de Lula: a Sul, onde o presidente quase não registrou nenhuma agenda oficial.

O único compromisso de Lula na região foi em março deste ano, quando passou quatro horas em Foz do Iguaçu, no Paraná. Na ocasião, ele acompanhou a posse de Enio Verri como presidente da Itaipu Binacional. Além da agenda, o presidente se encontrou com familiares do guarda morto no ano passado ao comemorar seu aniversário com a temática do PT, e rumou de volta para Brasília.

O vice-presidente Geraldo Alckmin – que acumula o cargo de ministro da Indústria – ainda não foi aos estados de Paraná, Santa Catarina ou Rio Grande do Sul desde que tomou posse. A região tem a maior concentração de indústrias do país.

A única exceção são os ministros de Lula, que chegaram a participar de algumas agendas na região. Durante a crise de seca na região, uma comitiva de ministros foi ao interior do Rio Grande do Sul apresentar medidas para combater a falta de água.

Uma pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, divulgada há duas semanas, mostra que, enquanto Lula conta com 54% de aprovação, o Sul é o único local com os sinais invertidos: lá, ele tem 42% de aprovação e 51% de desaprovação. Em Curitiba, por exemplo, mais pessoas desaprovam do que aprovam o petista.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Lula não tem coragem de ir ao Sul diante do comportamento dos brasileiros em outros lugares em que passou. No Sul, ele ganhará vaias do tamanho da trajetória que fizer lá. O Sul está ganhando com a ausência dele.

  2. Como curitibana, só posso me sentir orgulhosa de saber que esse vigarista não pode pisar aqui, pois faltará ovo e tomate podre para jogar no presidente e quem estiver em sua comitiva. Incluindo a rainha "com-sorte" JANJAnta.

Mais notícias
Assine agora
TOPO