Foto: Reprodução/YouTube

Lula já deveria ter anunciado um nome para a economia, diz Fábio Gambiagi

24.11.22 13:29

Em entrevista a Carlos Graieb, na Crusoé, o economista Fabio Giambiagi (foto) afirmou que Lula já deveria ter anunciado um nome para a economia. Ao criticar a demora na escolha por novo governo, ele destacou os impactos causados pela ausência de um ministro da Fazenda em discussões como a envolvendo a PEC da Gastança.

“Eu, como cidadão, achava que Lula deveria anunciar o nome do ministro entre o primeiro e o segundo turno, mas evidentemente quem entende da política do Lula não sou eu. […] Mas, vencida a eleição, qual é o obstáculo? […] Ele teve um ano e meio para se preparar para esse momento, então por que não anunciar no dia 31 de outubro ou no dia 1º de novembro? Aí não anuncia e começa a incorporar novos valores nas contas”, disse ele, citando como o exemplo o caso do Auxílio Brasil.

“As coisas têm suas justificativas, mas, quando você soma, dá os tais R$ 175 bilhões [valor que deve ficar fora do teto em 2023]. Agora, imagine: isso se assemelha a uma discussão numa mesa onde o cara que vai pagar a conta do jantar não está presente e fica todo mundo discutindo qual vai ser o vinho que vai ser escolhido. O cara que paga a conta não está, então eles vão pegar o vinho mais caro. Então, isso tudo ter ocorrido sem o Ministro da Fazenda escolhido, cuja a função em qualquer democracia do mundo é dizer não em nove de cada dez pleitos, é muito ruim pelo processo, porque, agora, quem for anunciado vai receber um ‘prato feito’, acrescentou Fabio Giambiagi.

O economista também afirmou que, se o ministro da Fazenda de Lula já tivesse sido anunciado, o valor previsto fora do teto na PEC da Gastança (R$ 175 bi) seria menor.

Assista à entrevista completa:

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO