Adriano Machado/Crusoé

Maia cumpre promessa e adia votação do pacote de Moro

18.03.19 15:09

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, cumpriu a promessa e criou um grupo de trabalho para analisar conjuntamente o pacote anticrime e anticorrupção do ministro Sergio Moro (foto) e os projetos de combate ao crime organizado elaborados pela comissão de juristas encabeçada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Segundo despacho de Maia ao qual Crusoé teve acesso, o grupo será formado por cinco deputados da base aliada e da oposição: Capitão Augusto, do PR; João Campos, do PRB; Orlando Silva, do PCdoB; Subtenente Gonzaga, do PDT, Lafayette de Andrada, do PRB; e Hildo Rocha, do MDB.

Maia estabeleceu prazo de 90 dias para o grupo concluir os trabalhos, contados a partir da data de instalação do colegiado. O prazo poderá ser prorrogado por igual período. Somente depois disso é que a proposta seguirá para uma comissão especial, na qual o mérito da matéria será votado.

Como antecipou Crusoé, Maia decidiu pela tramitação conjunta do pacote de Moro e dos projetos de Moraes, para adiar a votação das propostas na Câmara. O presidente da Casa teme que a análise dos temas, que também são polêmicos, contaminem de alguma forma a votação da reforma da Previdência.

Inconformado com a decisão de Maia, o ministro da Justiça disse a interlocutores que vai procurar o presidente da Câmara assim que chegar dos Estados Unidos, na quarta-feira, 20. Moro quer convencer Maia a criar logo a comissão especial para acelerar a votação do mérito da proposta.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Só Brasil,como podemos ter na presidência da Câmara um mimado e bebezão RM,que chora quando ganha e mais ainda quando perde.É lobo em pele de cordeiro,será mais fácil Jair cair por conta de Maia que Mourão.

  2. Sérgio Moro sempre vence no final, pois não desiste nunca e tem paciência, é inteligente e estrategista, orgulho do Brasil. Pena tantos lutarem contra a melhoria de nossa nação.

  3. Maia e Alcolumbre garantem o establishment. Nunca foram a favor de mudanças. Trabalham para o mecanismo, assim como parte do STF.

  4. É Maia empurrando o assunto com a barriga, está sempre de conchavo com todos, só andam os projetos que interessam a sua "corte". Se o povo concorda com Moro tem que ir para a rua e parar esse país. Chega de nos fazerem de palhaços. Ou vcs acham que o assunto da segurança não é urgente? Maia não tem prolemas com a sua segurança, vide rodeado de guarda costas, vive em residência com seguranças, tem carros blindados e só viaja em aviões da FAB. Tudo isso pago pelo CONTRIBUINTE eleitor.

  5. É isso ! O Chileno NHONHO Maia está claramente a favor de Livrar LULA da Cadeia. Atrasa o projeto anti crime para favorecer o julgamento do STF. É um país de corruptos.

  6. Estratégias têm que ser guardadas. A esperança era que o pacote anti crime derrubasse a criminosa decisão do Supremo, mas divulgaram isso , aí o Maia não vai soltar nunca. Mais uma vez só com muita pressão popular!

  7. Quer dizer que, mesmo com uma câmara entupida de deputados, assessores e agregados, não é possível acelerar as comissões e votar as mudanças que o Brasil tanto precisa? Porque a reforma da previdência é mais importante que a de segurança? Porque a votação de uma “contamina” a outra?

  8. Maia, desista, não haverá impeachment de Bolsonaro. No mais, se continuar jogando contra a sociedade brasileira, não terá assento no Congresso em 2023. Atente nisso!

  9. Se nós eleitores não fizermos uma forte pressão junto ao congresso nacional, esse projeto de lei anticrime, que urge..., poderá ficar à mercê desse meliciano “Botafogo” ad Eternit. E aí os abutres do stf, estarão com a faca e o queijo nas mãos, para afundar de vez a Lava Jato.

  10. O pacote de Sergio Moro, interessa muito à população Brasileira, principalmente aos cidadãos de bem que não aguentam mais esta podridão na administração pública. Agora se ficarem procrastinando esta ideia, o melhor a fazer é fechar o Congresso Nacional, já que o mesmo que representa a vontade do povo e não cumpre com essa vontade. Então, quando não é cumprido sua função maior, não tem mais sentido existir.

    1. Herbert,tudo que for ligado a crime de corrupção não será votado na íntegra e todos nós sabemos porque. Eles vão vão mudar o texto do Sérgio Moro. Esses congressistas só querem se dar bem.

  11. Caixa 2 pra todos nós é sonegação fiscal e alguns de nós já foi executado na Justiça Federal. Agora o STF decide que esse Caixa 2 quando for praticado por Partido Político é problema da Justiça Eleitoral. Não é sonegação fiscal. 👏🏻👏🏻👏🏻 . Quem encabeça esse comissão de juristas que tem projetos de combate ao crime organizado é o Sr ministro Alexandre de Moraes??? Atropela as leis e ainda encabeça comissão de juristas, só se for pra auto investigar-se

    1. Sob orientação do STF, pois se aprovado o pacote do Governo, resta ao STF se relegar à insignificância que deve ser, para o bem do Brasil e da Polícia Federal.

  12. Não tem jeito,o povo tem que ir para rua,pois se for depender de presidente e o do Senado e exército,venham resolver acabar com o STF não vai resolver o que vai resolver e o povo.

  13. Concordo com muitos dos comentários, ou seja, somente a pressão popular irá ajudar. ajuda muito, também, pressionar o senador e deputado em que cada um de nós votou!!! Mande um email pra eles!

    1. Miriam, você já considerou contratar aquele cara da Nova Zelândia?

  14. Não há interesse em moralizar. Vamos continuar A República das Bananas, o país do jeitinho, da corrupção, da maracutaia, do jabaculê, do Lula, da Dilma, do Temer, do Dirceu, do Mantega, dos irmãos Batista, dos Santana, dos Jefferson, dos Odebrecht, dos Calheiro, dos Sarney, do STF vergonhoso, bla, bla, bla... Pra mudar precisamos de 500 Moros, só temos um!

  15. Nenhuma surpresa. Maia/Botafogo não tem o menor interesse no combate ao crime, principalmente o de corrupção. Estaria apressando sua própria condenação... e de parceiros. Moro tem que cutucar este tacho de banha com vara curta e aguilhão comprido.

    1. A Orcrim junto ao Supremo usa, aparentemente, elementos neutros como a Weber, o Celso de Mello e o próprio Alexandre de Moraes como verniz de pureza a seus propósitos que distorcem tudo e não medem esforços para impedir o avanço das investigações. Mesmo a Cármen Lúcia já se serviu a essa instrumentalização, como no caso do Aécio e do Renan p.ex.

  16. Fiquemos atentos aos simbolismos: Alexandre de Moraes, o mesmo que relata o inquérito aberto a mando do Toffoli para investigações futuras, como freio ao avanço da Lava-Jato junto ao Judiciário de Cúpula! Há no mínimo um diálogo de símbolos entre os que querem abafar o combate à corrupção - Maia, Toffoli, Gilmar, MDB, PSDB e PT, principalmente - resvalando para dentro do Supremo a dinâmica desses interesses.

    1. Joshua, o governo tem que estar mais atento a essas nuances simbólicas que envolvem a política (mesmo a boa). Não é possível que se queira orgânico em uma polifonia como a criada.

    2. O impeachment do Gilmar deverá confirma-lo como o principal braço articulador, no Judiciário, da operação abafa, decantada em verso e prosa pelo Jucá em seu estancamento da sangria, ‘com Supremo, com tudo’.

    3. Rafael, a impressão que começo a ter é a de que o governo JB será algo parecido com o governo Temer, um arrastar de resultados pífios com crises intermitentes. Mais do mesmo sempre no Patropi.

    4. Rafael, com toda a razão. É GÓPI. Todas essas ações articuladas de tais grupos, mostram uma reação dos poderosos patrimonialistas na defesa de seus privilégios e no afastamento de quaisquer medidas de Moro e da Lava-Jato que os criminalizem. Moro fica de mãos amarradas, sem poder agir legalmente com as novas regras legais, à espera de que, algum dia, suas "excelências" aprovem uma nova legislação desidratada. Duvido que Moro permaneça até 2022. Já deve ter percebido que entrou numa fria.

  17. Moro nunca vão sangrar na própria carne pútrida Vai ter que ser de outra forma a quadrilha tem tentáculos em todos às instituições do país Creio que somente com o povo nas ruas

    1. Ontem já tirei a bunda do sofá e fui para a Paulista, de novo após umas 6 vezes ao menos indo as ruas nos últimos 3 anos. Aliás na sexta, 15/03 completou 03 anso do inicio dessas ações que todos diziam que não daria em nada. Derrubamos uma corrupta, mandamos outro para a cadeia e impedimos que um outro corrupto voltasse ao comando do Senado. Então, funciona ou não?...funciona sim! Vamos as ruas, vamos as redes sociais, vamos a luta!

    2. se não tirarmos a bu nda do sofá nada acontecerá, Alcolumbre vai engavetar a CPI da Lava Toga, à luta

  18. Desde que existe o parlamento, diversos assuntos, de maior, menor ou mega relevância são apreciados simultaneamente nas Comissões. Por vezes criam-se Comissões provisórias, para este ou aquele tema muito especializado ou polêmico. Esses 90 dias tem odor característico de procrastinação, eis que alguns dispositivos do pacote de Moro salvariam a Lava Jato e atrairiam a condenação de muitos e muitos corruptos - de todos os partidos. Negociar com piratas dá nisso. Mas o que é deles está guardado.

Mais notícias
Assine agora
TOPO