Wesley Amaral/Câmara dos Deputados

Manobra do Centrão adia votação da PEC da Segunda Instância e dificulta aprovação do texto

08.12.21 12:49

Partidos do Centrão trocaram 17 integrantes da comissão especial criada para discutir a PEC da Segunda Instância no dia da votação do relatório do projeto. A manobra formalizada nesta quarta-feira, 8, levou a um novo adiamento, após mais de dois anos de tramitação da proposta. Entre os partidos que trocaram integrantes estão o Progressistas, o PSC, o PL e o Republicanos, que são da base governista.

Para não correr o risco de rejeição do texto, o relator, Fábio Trad, do PSD, o retirou da pauta. “Com essa mudança súbita e repentina de integrantes, eu retiro meu relatório e peço adiamento para que a votação ocorra em outra oportunidade, quando então avaliaremos as condições políticas para que meu relatório não vá de forma abnegada e mansa para o matadouro”, disse Trad.

“Durante praticamente dois anos, eu estive à frente de um colegiado que hoje não existe mais. Eu ouvi e tratei com diversos setores que agora não estão mais representados. O colegiado que amadureceu o texto sumiu”, acrescentou o relator.

O autor da PEC, o deputado Alex Manente, do Cidadania, concordou que a mudança na composição do colegiado atrapalharia a votação desta quarta-feira. “Com a mudança dos membros, a minha sugestão é que possamos discutir novamente esse relatório”.

Parlamentares favoráveis à prisão após condenação em segunda instância também defenderam durante a sessão a retirada de pauta para evitar a derrota da PEC, já que os novos integrantes são majoritariamente contrários à proposta.

A deputada Adriana Ventura, do Novo, foi mais uma a criticar a mudança na composição da comissão especial. “Foi uma movimentação estranha”, disse a parlamentar. “É claro que ficamos desconfortáveis”, argumentou.

O presidente da comissão, deputado Aliel Machado, do PSB, alegou que não poderia impedir a troca dos integrantes. “É obrigação nossa, independentemente de não ser a nossa vontade, de respeitar esses procedimentos”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Enquanto prevalecer no Congresso deputados bandidos e canalhas, o Brasil não tera saída no combate à corrupção. É fundamental eleger deputados e senadores comprometidos com o país e não com suas folhas corridas, que são quilométricas.

  2. Depois de 3/4 de governo Bolsonaro, podemos afirmar, que tivemos inúmeros retrocessos no combate à corrupção. Estes partidos bolsonaristas, alguns ligados a igrejas, externam que farão de tudo para que à corrupção continue desenfreada no nosso Brasil. No STF, depois da descarada "joint venture" entre o Bolsonaro e o Lula, unindo seus respectivos market share para se blindarem, é mais fácil crescer dente em galinha, do que algum corrupto ser incomodado. Moro Presidente 🇧🇷

  3. Nesta legislatura o povo Brasileiro elegeu um bando de bandidos que querem fazer da impunidade uma ferramenta para continuar roubando. O Brasil continuará a ser o único país no Mundo que não tem a prisão em Segunda Instância.

  4. Com está investida, fica provado que nossos congressistas devem muito a sociedade, pois do contrário não teriam medo da condenação em segunda instância.

  5. VOU ME EMBORA PRA PASSARGADA. SE NÃO PUDER, VOU PARA OS QUINTOS DOS INFERNOS OU UMA POSSILGA QUALQUER. EM QUAISQUER DESTES LUGARES O ODOR É MÉNOS FÉTIDOS DOQUE ESSE NOSSO CONGRESSO HORROROSO. SEGUNDA INSTÂNCIA URGENTE. MORO JÁ.

  6. Ah, mas essa canalhice tem uma grande vantagem: OS DEIXA MUITO NÍTIDOS PARA A NOSSA RADICAL FAXINA DAS URNAS NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES!!!!!!

    1. 🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞 PRESIDENTE DR. SÉRGIO FERNANDO MORO e o SEU TIME DOS NOSSOS SONHOS EM 2022!!!!🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞

    1. Não é possível que não tenha nenhum deputado com inteligência e conhecimento da legislação suficiente para ver que essa manobra é ilegal Como pode mudar a maioria dos jogadores de um time de futebol durante uma partida❓❓❓❓❓❓❓

Mais notícias
Assine agora
TOPO