Marcola poderá ficar na penitenciária mais segura do país

13.02.19 15:51

Inaugurada em outubro do ano passado, a Penitenciária Federal de Brasília (foto) fica a cerca de 17 quilômetros da Praça dos Três Poderes, em Brasília, na entrada do Complexo da Papuda. Será nela que poderá ficar o líder do PCC Marcos Camacho, o Marcola, transferido hoje em uma operação de guerra.

Segundo especialistas da área, a estrutura é hoje a mais segura de todo o sistema penitenciário nacional. Por isso, iria receber o chefe do principal grupo criminoso do país.

A unidade é a quinta de segurança máxima do sistema penitenciário federal, e  recebeu três lideranças da facção criminosa liderada por Marcola, pouco tempo depois da sua inauguração. Foram os primeiros abrigados na prisão.

A penitenciária tem 208 celas individuais de 6 metros quadrados, distribuídas em quatro blocos. As celas contam com dormitório, sanitário, pia, chuveiro, mesa e assento. As paredes são feitas de concreto armado para evitar explosões e outras formas de tentativa de fuga. Como as outras penitenciárias federais ativas, a de Brasília tem 12,3 mil metros quadrados de área construída.

Por segurança, o Departamento Penitenciário Nacional trabalha com uma ocupação máxima de até 80% das celas, deixando as vagas à disposição para eventuais transferências.

A penitenciária foi inaugurada com apenas 52 celas em funcionamento. O governo ainda não havia conseguido convocar todos os agentes penitenciários necessários para a unidade operar em capacidade máxima. A estimativa é de que ainda precisem ser convocados cerca de 120 agentes.

Ao todo, segundo divulgou o governo na inauguração, as obras custaram 40 milhões de reais, além de outros 5 milhões de reais investidos em equipamentos para garantir a segurança da unidade.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quanto desperdício de dinheiro com a escória da escória. E sem retorno porque esses caras jamais se recuperarão, serão bandidos eternos... A pena de morte economizaria muita grana do país e diminuiria horrores o número de criminosos!

  2. O ponto fraco serão os Agentes Penitenciários. Tal seleção deverá ser rigorosíssima e a confidencialidade dos mesmo idem. Suas famílias são vulneráveis. E quanto às medidas de Moro, esperem por retaliações, elas virão. O país necessita de uma Guantánamo, em uma ilha isolada do resto do mundo, controlada pela Marinha.

  3. Bandidos de alta periculosidade e alto custo para a Nação. Parabéns ao Ministro Moro pela competência com que tem conduzido o seu trabalho. Vamos todos apoiar o Pacote anticrime e fazer pressão total para a sua aprovação no Congresso. Alerta para que o STF não boicote as decisões importantes para o País.

  4. A guerra começou. Aguardem ataques terroristas, como os do Ceará... O PCC e os demais Narcos não são a moleza dos corruptos, eles são sociopatas, matariam a Mãe se necessário. Agora vamos ver se o Governo veio mesmo para enfrentar os Narcos...O Moro e os Generais pelo menos é o melhor que temos, mas, GUERRA É GUERRA...

  5. 40 milhões, mais 5 milhões, mais o terreno, mais o custo de 120 agentes, mais manutenção, mais salário do mordomo, quer dizer, do diretor e sempre tem mais alguma coisa, fora os imprevistos. Longa vida a Marcola. Longa vida ao nosso rei.

  6. Acho que não é bom o Marcola ficar em Brasília. Tem muito bandido alí, logo vai estar de mãos dadas com os políticos e com apoio jurídico do Supremo. A briga pelo HC ficará entre os de sempre

Mais notícias
Assine agora
TOPO