Reprodução/YouTube

Mauro Campbell assume vaga de ministro do TSE e Salomão, a Corregedoria

01.09.20 20:04

Sob os olhos do presidente Jair Bolsonaro, em uma cerimônia breve, Mauro Campbell Marques (foto) tomou posse como ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral nesta terça-feira, 1º. Ele assume a vaga aberta com a saída de Og Fernandes, que finalizou o mandato de dois anos.

Formado em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário Metodista Bennett, no Rio, Campbell é ministro substituto do TSE desde agosto de 2018 e integrante do Superior Tribunal de Justiça há 12 anos. Natural de Manaus, ele tem 56 anos e já atuou em diversos cargos: de advogado a secretário de Estado de Segurança Pública, Justiça e Cidadania.

Ao se despedir da corte, Og Fernandes deixou aberto, ainda, o posto de corregedor-geral Eleitoral. No lugar dele, Luís Felipe Salomão passa a comandar a unidade, responsável pela relatoria de ações judiciais de investigação eleitoral.

À frente da Corregedoria, Salomão terá destaque nos próximos meses. Ao substituir Og Fernandes, o ministro herdou os processos que pedem a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão. Há três processos, por exemplo, que apontam o uso indevido de meios de comunicação e abuso de poder econômico em razão de disparos em massa pelo WhatsApp para beneficiar a dupla.

Em dois deles, a coligação “O Brasil Feliz de Novo (PT/PCdoB/PROS)” pediu a inclusão de dados da investigação do Facebook que derrubou páginas ligadas ao clã Bolsonaro na rede social e no Instagram. A ofensiva fez parte de uma remoção de redes de desinformação. Og Fernandes deixou a corte sem decidir sobre o assunto e a palavra final ficará a cargo de Salomão — a tendência, contudo, é que ele rejeite o compartilhamento.

A presença do presidente da República em cerimônias de posse de ministros não é usual — o chefe do Planalto costuma comparecer às solenidades apenas quando magistrados assumem a presidência de tribunais. Bolsonaro marcou presença na posse de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, no TSE. Mas não havia aparecido nos eventos que marcaram o início dos mandatos, por exemplo, de Salomão, Og Fernandes e Sérgio Banhos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO