Reprodução

Mexicano Obrador parabeniza Biden. Faltam Bolsonaro e Kim Jong-un

15.12.20 13:03

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador (foto), parabenizou nesta terça, 15, o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, pela vitória no Colégio Eleitoral nesta segunda.

“Eu lhe expresso meu reconhecimento por sua postura a favor dos migrantes do México e do mundo, o que permitirá promover o desenvolvimento das comunidades do sudeste do México e da América Central”, disse Obrador em entrevista coletiva nesta terça.

Após a votação no Colégio Eleitoral nesta segunda, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, felicitou Joe Biden. Os presidentes de China e Turquia já haviam enviado mensagens em novembro.

Faltam agora o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Em relação ao ditador norte-coreano, é possível que a causa do silêncio seja culpa de seus diplomatas. “Talvez Kim ainda não tenha reconhecido a vitória de Joe Biden devido a uma interpretação equivocada do seu Departamento de Organização e Orientação e dos assessores do Ministério das Relações Exteriores, que ainda podem pensar que a eleição presidencial dos EUA não está encerrada. Mas esse já é um fato consumado, e Kim Jong-un realmente deveria enviar uma mensagem de parabéns ao presidente eleito Biden”, diz Greg Scarlatoiu, diretor-executivo do Comitê para os Direitos Humanos na Coreia do Norte, em Washington.

A revista Crusoé perguntou ao Itamaraty se haveria alguma mensagem do governo de Jair Bolsonaro, mas ainda não obteve resposta.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ridículo e pouco inteligente....se agarrou num maluco e ficou falando sozinho....rss Poderia ser pior se tivesse enviado o pimpolho como embaixador...rss

  2. Sinto vergonha, como brasileira, de ter um presidente ignorante, tosco e sem educação. O pior é que uma birra de gente tão grosseira como o Bozo pode prejudicar o Brasil 🇧🇷... Tomara que não, já que Trump sendo modelo e guru, favorece o espírito compreensivo do vitorioso Biden, que o faça relevar a omissão bozolista...

  3. O paspalho ainda nem assumiu e já ameaçou o Brasil com represálias. FDP todos os asnos que se sensibilizam com a eleição desse trolho que vai afundar a economia dos EUA e encher o saco, junto com Macron e Merkel, com pressão "ecológica" e ameaças de invasão territorial. A babacalhada da esquerda aceita e dá boas vindas. PQParil!!!!

  4. Nosso grande Premier Ernestão, um águia em relações internacionais, esta aconselhando nosso grande presidente a adiar os cumprimentos ao Biden. Afinal, explica Ernestão, só se cumprimenta o vencedor após a derrota ser admitida pelo Trump. Ou seja, não vai haver cumprimento ao Biden. Para contornar a situação, Ernestão orientou nosso presidente a convocar o honesto ex-Temer para fazer a interlocução com Biden. Somos um país de gênios!

  5. O silêncio ,seja dos bons ou dos negacionistas , ecoa sempre como covardia em aceitar o real ou tomar atitudes. No contexto brasileiro traduz se no papel da diplomacia capacho de terceira classe! Meus sentimentos aos diplomatas brasileiros de verdade!?

  6. A demora se dá porque Bolsonaro ainda tem dúvidas se esse negócio de dar parabéns a outro homem, cheira ou não a coisa de maricas,

  7. Ele diz que tem informações confidências de fraude na eleição americana . Só ele é o Trump sabem disto . Logo o Trump vai reconhecer e vai ficar somente o débil mental do Bolsonaro falando sozinho que houve fraude ! Inacreditável a quem o Brasil está entregue!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO