Adriano Machado/Crusoé

Ministro da Saúde pede demissão

15.05.20 12:02

O ministro da Saúde, Nelson Teich (foto), pediu demissão na manhã desta sexta-feira, 15, menos de um mês após assumir o cargo. A informação foi confirmada pela própria assessoria de imprensa da pasta.

O médico deve conceder uma coletiva de imprensa nesta tarde para explicar os motivos de seu pedido de exoneração, apresentado ao presidente Jair Bolsonaro durante reunião mais cedo.

Conforme revelou Crusoé na edição desta semana, o ministro já havia sendo fritado pelo Palácio do Planalto desde o início da semana. A militância bolsonarista nas redes sociais já pedia a demissão do ministro, em um movimento que contava com a silenciosa anuência do Palácio do Planalto. Na quarta-feira, 13, Bolsonaro não escondeu a insatisfação com o trabalho do médico carioca, pelos mesmos motivos que levaram à queda de Luiz Henrique Mandetta: a defesa do isolamento social e a resistência em ampliar o uso da cloroquina no Sistema Único de Saúde.

Bolsonaro queria que o Ministério da Saúde passasse a recomendar o uso do medicamento nos primeiros dias após a contaminação. O ministro da Saúde, porém, não aceitou e pediu exoneração.

A expectativa no Palácio do Planalto e no Ministério da Saúde é de que Teich seja substituído pelo general Eduardo Pazuello, que já tinha sido colocado como número 2 da pasta por Bolsonaro.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas
Mais notícias
Assine agora
TOPO