Fabio Pozzebom/Agência Brasil

Ministros do TCU cobram demissão do presidente do Banco do Brasil

25.05.20 07:01

Ministros do Tribunal de Contas da União cobram de Paulo Guedes, nos bastidores, a demissão do presidente do Banco do Brasil, Rubens Novaes (foto), após ele chamar o TCU de “usina de terror”.

A declaração foi feita por Novaes na reunião ministerial de 22 de abril. Ao mencionar as dificuldades de bancos públicos, o dirigente disse que o tribunal de contas atua “travando tudo”.

A fala foi recebida por ministros do TCU como uma opinião do próprio Guedes. Os integrantes da corte ressaltam que o presidente do BB costuma atuar como “porta-voz” do chefe da equipe econômica, de quem é amigo de juventude.

“Se o Paulo não demitir, vai parecer que ele está endossando tudo que o Rubens falou na reunião”, afirmou a Crusoé, sob reserva, um ministro do tribunal. “A máscara caiu”, emendou essa fonte.

Segundo ministros da corte de contas, a declaração de Novaes deve por fim à relação de “cooperação” que o TCU vinha tendo com a Economia. “Não dá para ter cooperação unilateral. A boa vontade acabou”, diz um ministro.

Mais notícias
Assine agora
TOPO