Adriano Machado/Crusoé

Mirou na Lei Rouanet e acertou em Furnas

26.12.18 08:09

O presidente eleito Jair Bolsonaro (foto) acordou nesta quarta-feira, 26, com a Lei Rouanet na mira. No Twitter, ele prometeu um maior controle sobre gastos feitos com a lei de incentivo à cultura, e para isso, criticou diretamente a área de responsabilidade social e cultural de Furnas.

As acusações foram feitas em maiúscula: “Este mês, NUM SÓ DIA, o Gerente de Responsabilidade Sociocultural de FURNAS autorizou via LEI ROUANET R$ 7,3 MILHÕES para 21 entidades”.

“Em 2019 iniciaremos rígido controle de concessões”, prometeu o futuro presidente. “Há claro desperdício rotineiro de recursos, que podem ser aplicados em áreas essenciais”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Acertou dois coelhos com uma cajadada só. Fim da Lei Rouanet - se o artista é bom ele que se sustente. Eu sou profissional liberal e me sustento com o meu trabalho sem pegar um real de dinheiro público.

  2. Batendo o automobilismo, os imoveis etc. Paris, Roma, Londres e Berlim perderiam um grande fatia de sua receita sem a sua cultura. A Lei rouanet pode ajudar o Brasil a se desenvolver com empregos e economia. Só precisa ser bem usada. Um bisturí na mão certa cura. Na outra mata.

  3. A Crusoé precisa fazer uma matéria séria sobre a lei Rouanet q é alvo de total incompreensão p parte de todos. Essa lei q emerge da lei Sarney é um instrumento interessante p a cultura brasileira.Mas os babacas do MinC (Callero,Sergio Leitão,Juca Ferreira et caterva) não conseguiram e aliás pouco tentaram fazer c q a lei servisse à Preservação do Patrimônio e à criação de um Mercado efetivo para a produção cultural apta à profissionalização.O Audiovisual é a indústria nº 1 dos EUA (batendo o aut

  4. Crusoé faria melhor se publicasse a lista dessas 21 entidades que receberão verbas de furnas. E o nome dos respectivos diretores de todas elas. Chega de contas por baixo do pano e cartoes coorativos etc.

  5. O critério para concessão deve ser rigoroso. Existem vários bons projetos, Brasil a fora, carentes de subsídio. Esperamos decisões acertadas do nosso Presidente Eleito.

  6. Bolsonaro já dá sinais de que será mesmo diferente.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  7. Num país onde os cidadãos morrem nas portas dos hospitais por falta de atendimento medico, é absolutamente IMORAL e DESUMANO desviar recursos públicos para privilegiar artistas MILIONÁRIOS como Ivete Sangalo, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e outros...

  8. Certíssimo. O que essa lei menos faz é incentivar a cultura. É um bando de picaretas se beneficiando indevidamente, com a conivência do Ministério da Cultura (se não existisse não faria falta) e os beneficiários.

  9. Muito bom, precisamos ter rigor nesta área, teremos surpresas, assim como no BNDES,CBF,REDE GLOBO e FOLHA DE SÃO PAULO.

  10. Uma auditoria neste sorvedouro de recursos é mandatória. Porém a criação de critérios mais claros para a utilização das verbas é prioridade também. Esta lei foi criada para priorizar iniciativas que valorizem os pequenos artistas e iniciativas menores que, não tem recursos .. não para favorecer grandes artistas e cantores.

  11. Entrei no site do MinC mas não consegui ver quais os beneficiários. Estão levando o que podem. Interessante mirar em uma auditoria rigorosa dos repasses dos últimos 3 meses principalmente. Vergonha pura como as coisas funcionam por aqui.

    1. José , foram mais de 30 anos de pura ladroagem. São tantos Bandidos , que fica difícil saber por onde começar. Espero sinceramente que não cobrem Bolsonaro e Equipe Nós estamos com Bolsonaro. E faremos a mudança dos rumos do País juntos ! Essa é a minha promessa

  12. Há muita sujeira a ser varrida e recursos a serem disponibilizados para saude, educação e segurança. Os ladrões roubando o país estão em toda parte.

  13. A cultura brasileira precisa deixar de ser vinculada à DINHEIRO. Desconheço um grande nome da Cultura mundial e estou me referindo a coisa culta, que se destacou pela riqueza. Ao contrário as verdadeiras culturas literárias, teatrais, musicais,... surgem da tragédia.

  14. Ta OK Presidente mas...cade o Queiroz???? Quem se elege afirmando que é diferente, precisa ser diferente...cade o Queiroz????? Ele precisa aparecer, contar uma mentira, acreditamos e seguimos a vida , ta ok?

    1. Jose, na mosca!!!! O fundamentalismo cega............estao barganhando

    2. O Queiroz era assessor do filho, mas a filha do Queiroz era assessora do capitão. Claramente há rachidismo familiar aqui, tanto por parte da família Queiroz como da família Bolsonaro. Somente os fundamentalistas não conseguem enxergar o óbvio. Sabendo disso, o capitão já até se ofereceu para devolver o dinheiro. Ele foi pego mesmo com a boca na botija.

    3. O molusco foi cobrado por causa do lulinha porque ele negociou diretamente favorecimentos para o filho. Não misture as coisas. O Queiroz pode estar com cagaço de ir depor por outros motivos. Tem gente que faz bico e não declara no IR, saca todo dinheiro e converte em dólar e euros. Ele pode ter feito coisas desse tipo que podem dar uma baita dor de cabeça e prejuízo financeiro pra ele.

    4. Tem que desenhar sim. Pode ser mais um caso vez de analfabetismo funcional.

    5. Náo precisa desenhar, precisa explicar, o molusco foi cobrado pelo genio "lulinha", coisas de familia,,,, leia um pouco mais sobre a pratica do Rachid, que somente [e realizada pelos "outros"..........quem tem politico de estimacao morre de fome se a grama mudar o tom do verde........et, o COAF que expos o lulinha, só para lembrar, sem desenhar

    6. Queiroz era acessor do filho Flávio Bolsonaro, que é maior e vacinado, e não acesso do presidente eleito Jair Bolsonaro. Tem que desenhar????

  15. Crusoé e O Antagonista são leituras de cabeceira do presidente Bolsonaro. Logo, aproveito a prerrogativa de assinante desta página para sugerir ao Capitão construir, neste nosso já maravilhoso Patropi, a 8a Maravilha da Terra: a Grande Muralha do Brasil ao longo dos 15 mil km das nossas fronteiras secas. Seria então a maior fronteira de desenvolvimento jamais existente na história da humanidade. Minha. paga pela idéia ? O testemunho de Crusoé que ela saiu da cachola deste simplório assinante.

  16. Essa Lei Rouanet desvirtuou-se de seu propósito maior, que é o de alavancar a carreira do artista em início de carreira. Cláudia Leite, Daniela Mercury e quejandos ñ necessitam de$$e empurrãozinho!!

  17. E quem é esse gerente? O interessado não é ele, quem mandou e para quem foi o dinheiro? Minha gente tá muito longe de ser um cidadão comum!!! Esse tipo de solidariedade poderia ser do bem!!!

  18. Se prepara presidente! Têm ladrao pra todos os lados que você olhar pra dentro do governo! Mas tem que meter a mão no buraco pra pegar o rato!

  19. Seria criminoso se este recursos tivessem ido para as ONGs de políticos. Se o dinheiro vai para atividades culturais bem planejadas e organizara-se, não tem nada demais. É melhor do que os 18 bilhões de subsídios que o capitão quer liberar para os ruralistas. O único que pode parar este grande erro é o Guedes.

    1. Vão para shows de grandes artistas, de produção caríssima, os ingressos continuam inacessíveis para a maioria. Somente artistas e empresários faturam, enriquecem. Acabar, simplesmente.

  20. Ontem em uma conversa informal com uma moça que ir ser cantora tentou receber recursos da Lei. Ele me contou com detalhes todo o esquema a partir de um telefonema para uma pessoa chave. O recurso na faixa dos 100mil, já fica 30% na fonte, depois 40% é gasto com “pessoas indicadas” e ao final sobra 30% para o artista. Muito bom!

  21. Lei Rouanet e recursos para ongs, os, oscips são ralos gigantes que até então passaram despercebidos. As informações do porta da transparência não são transparentes. As prestações de contas são muiyas vezes desrespeitosamente aprovadas. Que iniciem logo as ações pelo bom direcionamento dos recuros públicos!

    1. Porra de Lei Rouanet! Tem é que acabar com esta mamata. Esta lei só serviu pra fazer incultura. Cultura se adquire em escolas e educação em seio familiar.

    2. Concordo em gênero, número e grau com a escriba Veridiana!!!

  22. Acusação é um termo que não cabe nessa informação...ele apenas informa um fato:Furnas libera vários milhões de reais de incentivo em "projetos culturais".

    1. Desative o APP e entre no site normalmente. Esses apps só nos dão problemas.

Mais notícias
Assine agora
TOPO