Reprodução

Moody’s diz que bitcoin poderia levar El Salvador à moratória, e presidente ‘não dá a mínima’

19.01.22 08:45

A agência de classificação de risco Moody’s rebaixou a nota de El Salvador no início de janeiro. Como o país pretende emitir bônus de dívida em bitcoins, o governo poderia ficar inadimplente caso o valor da criptomoeda aumente no futuro. Segundo a Moody’s, há uma grande chance de moratória em julho.

Nesta segunda, 17, o presidente Nayib Bukele (foto), que compra e vende bitcoins de seu celular, comemorou o rebaixamento de seu país pela Moody’s em sua conta no Twitter. “Extra: El Salvador DGAF“. A sigla é do inglês don’t give a fuck e significa “não dá a mínima“.

O uso do inglês é uma demonstração de que Bukele quer atrair principalmente os estrangeiros que investem em criptomoedas. Ele já não está querendo se comunicar com a população“, diz a economista salvadorenha Alejandra Quintanilla, especialista em economia monetária.

O que aumenta a insegurança dos salvadorenhos é que não se sabe de onde o governo está tirando dinheiro para comprar bitcoins, se das reservas ou das contas públicas. Também não se conhece o valor total que já foi adquirido. A conta feita até agora é com base na soma das mensagens que o presidente já publicou no Twitter. O total dá 1.391 bitcoins, o equivalente a 58 milhões de dólares, mas o valor poderia ser maior.

O governo afirma que está guardando os bitcoins, esperando que eles valorizem no futuro. De vez em quando, o presidente anuncia no Twitter que o governo comprou bitcoins porque o preço estava baixo. O que sabemos, olhando para a flutuação das criptomoedas, é que o governo tem perdido dinheiro com a queda no preço do bitcoin. A fatura já passa dos 14 milhões de dólares“, diz Alejandra, que vive em San Salvador.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Nossa senhora como tem doido solto cruzes, ele está jogando com o dinheiro do país, quem paga a conta acaso bitcoins cair? deve ter segunda turma lá, senão.....

Mais notícias
Assine agora
TOPO