Nelson Jr/SCO/STF

Ataques às instituições: Moraes autoriza inquérito sobre Otoni, Sérgio Reis e mais oito

20.08.21 10:43

O ministro Alexandre de Moraes (foto), do Supremo Tribunal Federal, autorizou a abertura de inquérito para investigar o deputado Otoni de Paula, o cantor Sérgio Reis, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja, Antonio Galvan, e mais sete pessoas pelo planejamento de ataques a corte e ao Congresso Nacional.

O magistrado ainda proibiu os investigados de circularem a menos de um quilômetro de distância da Praça dos Três Poderes, onde a militância bolsonarista pretende realizar uma manifestação pró-governo e contra as instituições no feriado nacional do Sete de Setembro.

As medidas foram pedidas por Lindôra Araújo, braço direito de Augusto Aras. A subprocuradora-geral da República afirmou que os alvos da apuração divulgaram “mensagens, agressões e ameaças contra a democracia, o Estado de Direito e suas instituições” e frisou que as atitudes não se tratam de “mera retórica política de militante partidário“.

Ao autorizar as diligências, que incluíram buscas e apreensões, Moraes declarou que os investigados pretendem abusar dos direitos de reunião, greve e liberdade de expressão para “atentar contra a democracia, ignorando a exigência constitucional de que as manifestações sejam “lícitas” e “pacíficas“, “inclusive atuando com ameaça de agressões físicas“.

Moraes classificou as condutas dos alvos do inquérito como “gravíssimas“, pois ameaçam a segurança de ministros do STF e congressistas. O ministro avaliou que as posturas visam “coagir e impedir o exercício da judicatura e da atividade parlamentar” para “forçar o governo e o Exército a ‘tomar uma posição’ em uma mobilização em Brasília em prol do voto impresso“, proposta rejeitada pela Câmara.

Na decisão, Moraes ainda determinou a suspensão imediata” dos perfis dos alvos da investigação no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter e ordenou o bloqueio pelo Banco Central da chave pix [email protected]“, assim como da conta bancária ela é vinculada.

Condutas criminosas decorrentes do abuso e desvio no exercício de direitos constitucionalmente previstos não podem ser impunemente praticadas para atentar, coagir, desrespeitar ou solapar a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições“, anotou.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Caro Nilson ; concordo se estivéssemos em um país que os mandatários fossem responsáveis e quisessem o bem do povo??? Se não sabes, olha o processo da PGR??? 27de julho reunião em um hotel Otoni e Cantor; (2) após reunião com Braga , Jair bozo, Otoni , Cantor e chefes das forças Armadas; O que tu acha que estavam preparando ???? Pesquisa eleitoral fiasco , Flávio perdendo todas no judiciário, processo fake chegando nos financiadores ??? Cadeia é pouco para proteger a democracia !!!

  2. Ainda não se descobriu no mundo nenhum outro regime melhor que a democracia, e no nosso caso ela ainda é muito jovem e tem sido um aprendizado pra todos os brasileiros. Existe uma eloquencia ideológica a esquerda e a direita que são os extremos e nada contribuem para o aprimoramento do processo democrático. Por outro lado ha um exagero por parte do judiciário em impor medidas de contenção as pessoas que expressam mesmo que açodamente suas opiniões e isto em nada ajuda nossa democracia.

  3. Democracia é acima de tudo respeito às instituições, estes bolsonaristas como este cantor, ótimo e Jeferson olhem os vídeos??? Por favor se isto é liberdade de expressão, aí nós vamos ter que cercar o Brasil e nomeá-lo como curral ; olha que não sou fã dos ministros, como do congresso e do judiciário, mas dar para o demônio genocida carta branca para roubar e se esbaldar na roubalheira!!! Nunnnnca!!!!

    1. Nyco Penyco zurrando desesperado. Todo bozista é genocida. Promoveram eventos de contaminação em massa, boicotaram as ações do próprio governo, gastaram milhões com remédios inócuos, espalharam fake news contra as vacinas, e ainda se negaram a comprar vacina. Nyco Penyco é o ser mais deplorável entre todos os seres deploráveis do planeta!

    2. Nyco Penico, Nyco Penico, Nyco Penico, Nyco Penico, Nyco Penico, Nyco Penico e Nyco Penico! 🤡🤡🤡🤡💩💩💩

    3. Genocida é você, seu jegue doutrinado que propaga fake news, genocida é o teu, o meu, os nossos governadores e prefeitos que roubaram o dinheiro enviado pelo PR para comprar respiradores e demais suplementos, genocida é o maldito consórcio do Nordeste que só tem bandidos ladrões esquerdopatas. Portanto, mantenha-se em sua vil insignificância, seu esquerdofrênico otário.

  4. Oxente! Até tu Lindôra? Nada como uma cutucadinha dos senadores para despertar a servidora pública das suas atribuições e colocá-la a serviço dos interesses do país. Melhor assim, ainda que tardio e sob pressão. Parabéns ao ministro Moraes pela defesa da ordem constitucional. Ameaças à ordem e à democracia, assim que detectas, seus protagonistas devem ser chamados à responsabilidade na raiz. Pedagogia e direito são funções de Estado.

  5. No meu entender o alexandre de moraes deu um tiro no pé e, as consequências dessa insanidade poderão se refletir a partir do dia 07 de setembro. SE o tamanho da manifestação esperado seria de X, agora poderá ser 2X ou mais. "Democracia é o poder que emana do povo, pelo povo e para o povo" (Abraham Lincoln). Está contido no art. 1º da CF.

    1. Luiz, além destes muares que você mencionou, poderemos encontrar uns outros muares vestidos com a camisa da seleção brasileira, zurrando "miito, mito", arrotando gases tóxicos, rezando para o satanás e coçando as partes moles!

    2. José, concordo com você. No dia 7/9, como sempre, teremos poucas mulas vestidas de vermelho, mijando na rua, e gritando vivas a Cuba, Venezuela e Afeganistão.

    3. Sete de setembro será um bom dia para calcular a população de muares no Brasil. Espera-se que sejam pouco, muito poucos, tal como a quantidade de neurônios na cabeça do decrépito Sérgio Reis!

    4. Sete de setembro será um bom dia para calcular a quantidade de idiotas q

    5. Max, já escutasse a afirmação do min. Barroso "Eleição não se ganha, se toma", ou Zé Dirceu "É questão de tempo a gente toma o poder", ou ainda Zé Dirceu "A facada em Bolsonaro foi erro nosso" que agora tentam desmentir, mas o vídeo é claro. Some-se a isso, a soltura, a absolvição e a elegibilidade do ex-presidiário, o único, na visão deles, que pode derrotar o PR.

    6. Essa minoria poderá estabelecer a desordem. Aquela que interessa aos inimigos oportunistas da democracia.

    7. Juliana, há no povo de quem deve emanar o poder aqueles que esperam ser representados pelo Estado de direito, para que a ordem e a liberdade sejam preservadas. Cercar as vias de acesso da Capital da nação com caminhões e invadir o STF e o Senado para exigir impeatchment de juízes e voto impresso não poderá ser planejado e executado sem resistência dos Poderes Constituídos da República, cuja estrutura e representação foram emanadas da vontade popular. Uma minoria popular não representa o poder.

  6. Quem participar desta manifestação do dia 07/07/2021, deve estar satisfeito com quase 600mil mortes , inflação a galope, fome invadindo o Brasil, desemprego 14%, Gilmar sapo Mendes sentado em cima do processo do Flávio wonka, projeto do bolsa família é fiasco é só merda para cima do povo brasileiro!!! É muita cara de pau destes bovinos vagabundos adeptos da loucura da petralhada , país desabando e eles querendo trocar a Mobília!! Terceira Via Já!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO