Adriano Machado/Crusoé

Não está claro como juiz de garantias vai funcionar, alerta Moro

25.12.19 12:06

O ministro da Justiça, Sergio Moro, divulgou nota no fim da manhã desta quarta-feira, 25, para comentar a sanção ao pacote anticrime pelo presidente Jair Bolsonaro, em que foi mantida a figura do juiz de garantias. Moro (na foto, ao lado de Bolsonaro) era a favor de vetar a introdução deste tipo de juiz, que atuará na fase das investigações, mas não do julgamento do processo.

Moro afirmou que o ministério defendeu o veto porque “não foi esclarecido como o instituto vai funcionar nas comarcas com apenas um juiz (40% do total); e também se valeria para processos pendentes e para os tribunais superiores, além de outros problemas”.

A íntegra da nota segue abaixo:

O Presidente da República acolheu vários vetos sugeridos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

O MJSP se posicionou pelo veto ao juiz de garantias, principalmente, porque não foi esclarecido como o instituto vai funcionar nas comarcas com apenas um juiz (40% do total); e também se valeria para processos pendentes e para os tribunais superiores, além de outros problemas. De todo modo, o texto final sancionado pelo presidente contém avanços para a legislação anticrime no país.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. O presidente é um safado, faz todo tipo de safadeza para livrar,os filhos bandidos.

  1. Moro saia deste governo! Essa foi mais uma bola nas costas deste traidor! Saia! E se candidate em 2022! Porque esse não se reelege mais! VOCÊ MERECE MAIS!

  2. Algo que vem desses partidos de esquerda boa coisa não deve ser. Agora, se o Bonzo sancionou a proposição vindo de onde veio, é porque algo tem a ver com Chocogate, 01 e/ou Queiroz. Esse cara é um mentiroso e ignorante.

  3. Diante das reações do Jair desqualificando tudo e todos (inclusive o Juiz Itabaiana e o MPRJ) “no tocante” ás investigações do caso Queiroz/01 e, mis uma vez, desprezando o alerta consistente do ministro Moro sobre o Juiz de Garantia (leia-se emenda Freixo), definitivamente, a promessa de governo respeitando o “BR acima de tudo” virou “eu, meu clã e meu laranja acima de tudo e de Deus também.” Jair vai despencar nas opiniões sobre gestão e seu governo se tornará refém dos oligarcas dos Poderes

  4. Ilustríssimo Juiz Ministro Dr. Sérgio Moro o Capitão Bolsonaro mentiu para o Sr. Para seus eleitores. Não tenho a menor dúvida que faz parte do acordo com os PICARETAS Rodrigo Maia, Alcolumbre e TOFOLLI.

    1. Se o ministro Sérgio Moro sair deste governo estamos fritos. O ministro tem o compromisso com a verdade e tem tentado diminuir a corrupção no país. Sou a favor do Sérgio Moro para presidente da república.

  5. Apesar da orientação do Ministro Moro, o presidente optou pela pior decisão o resultado está aí... Bolsonaro presenteou a esquerda e bombardeou seu eleitores, não pode reclamar quando o acusam de traidor..

    1. É ministro Moro !O presidente deveria ouvi-lo mais ! Cuidado presidente!Quem domina essa matéria é o ministro ! Foi mal para conosco !Mais juízes para evitar investigações?

  6. Aumento de despesas em cima do cidadão trabalhador, é fácil, quero ver se fosse sobre os vencimentos deste congressinho pocilga! Eles são piores que baratas, precisa de muito veneno para matá-las!!!

  7. Este nosso congresso vive na ilha da fantasia, uma comarca lá do cabrobó que mal dispõe de um juiz que dirá de dois. Este pessoal faz leis como se nosso pais fosse uma região só e não um país continental com mais de 5.000 municípios sendo alguns com menos de 10.000 habitantes.

    1. E nós daremos um jeito nisso, Lilia. Em acréscimo, terminando os mandatos, o quarteto seguirá em fila indiana para a cadeia. Como o marginal luladrão, já prestes a voltar pra lá.

  8. Marcos, o Novo com o excelente Marcel van Hattem e o Podemos irão tentar barrar o Juiz de garantias. É dose prá elefante essa do JB!

    1. Muito boa essa informação e sociedade precisa apoiá-los nessa empreitada e rechaçar, no congresso, o Rodrigo Maia e o David Alcolumbre. Esses dois elementos são da banda podre do congresso, fazem parte da bancada pró-crime.

    2. Para manada de elefantes, Lilia. Os desdobramentos serão coisa para mastodontes em matéria de prejuízo para o BRASIL.

  9. Agora o jeito é enviar outro projeto de lei ou decreto no próximo ano legislativo pra arrumar a bagunça. Pisou na bola feio, presidente.

    1. Ele "não pisou na bola", Marcos. Sabia o tempo inteiro o que fazia e, foi muito bem advertido pelo DR. SÉRGIO MORO mas, está se lixando para o BRASIL. O negócio dele é ouvir e fazer o quê manda a quadrilha de patetóides para se autoprotegerem, exatamente como a congressualha canalha.

  10. Vejam também o comentário de Moro em que ele diz que a ideia do Juiz de garantias é bonita, porém inviável de ser executada dando os motivos para tal.

    1. O DR. SÉRGIO MORO faria uma brilhante carreira também no Itamaraty!!!...

  11. Pessoal, explicado: o juiz criticado por JB no caso de seu filho e do Queiroz terá que ser afastado do caso, não poderá mais conduzir nada com a aprovação do Juiz de garantias. Vejam a notícia no O Antagonista. É de estarrecedor a má fé do presidente. TRAIDOR!

  12. O maior problema é enfrentar quem não possui auto-conhecimento e por consequência não consegue ver o quanto é limitado.

  13. Realmente o JB perdeu uma excelente oportunidade de aumentar o seu capital político. A corrupção é o principal entrave para o Brasil romper a barreira do subdesenvolvimento, por isso o cidadão de bem que se escandalizou com a roubalheira dos políticos em geral, com raríssimas exceções, nos últimos 34 anos não pode arredar o pé do propósito do combate ferrenho à corrupção e aqueles políticos que se acovardarem nesse propósito deve ser veementemente rechaçado da vida publica nas urnas.

  14. Às vezes uma única coisa pode estragar tudo. Houve, penso eu, um descuido do Presidente Bolsonaro que pode lhe custar muita coisa (apoio, por exemplo). Essa questão já estava sendo recusada pela população em relação ao congresso e o Presidente não fez essa leitura. Ele deveria confiar mais no seu Excelente Ministro Sérgio Moro. Não sei como resolverão esse descuido. Jabuti? Pra mim isso é um ‘elefante branco’!!

    1. Donizetti, não foi descuido não, ele foi mal intenciondo mesmo precisava tirar o do Flavio da reta.

    2. Moro aguenta não sei como!! Tá demais!! OUÇA O MORO -please .Seu Jair. Seu Jair ,Qtos foras a população e por não ouvir a sapiência -------- MORO !

    3. E ‘elefante branco’ é um tremendo pé no s***.

  15. Juiz de Garantias no Brasil é facilitar para o crime. Pois, já existe a segunda instância pra isso, com 3 desembargadores. Para corrigir qualquer imparcialidade ou falha técnica do juiz inicial. Bolsonaro pisou na bola!!! Moro para 2022!!!

    1. Ele "não pisou na bola". Sabia o tempo inteiro o que fazia e, foi muito bem advertido pelo DR. SÉRGIO MORO mas, está se lixando para o BRASIL. O negócio dele é ouvir e fazer o quê manda a quadrilha de patetóides para se autoprotegerem, exatamente como a congressualha canalha.

    1. Nenhum de nós que votou antipetralhas, votará, JOÃO e Pedrinho. Até porque nas próximas eleições teremos ótimas alternativas. Tivemos uma ótima opção nas eleições passadas mas, que não congregou a maioria: o Dr. Álvaro Dias. Teremos mais de uma alternativa nas próximas eleições.

  16. Fernando, O Presidente Bolsonaro fez este veto ao Juiz de garantia contrariando os interesses do País, e transmite a impressão que isto atende aos interesses da sua Família. Corre o o risco se mostrar ao seu eleitorado que acima dos interesses do País, estão os da sua Família; deixando assim de ser fiel a suas promessas de campanha.

    1. Fernando, ele não vetou juiz de garantia e sim manteve.

    2. Não tem como falar que o JB não é um cara de família. Família dele, é claro.

    3. Fernando, acho que você não entendeu. O presidente NÃO vetou o Juiz de Garantia o que, em minha opinião, foi um erro. Mais uma excrescência do legislativo brasileiro, esse sim comprometido com os criminosos.

    4. Para esse JB interesses familiares sempre estiveram MUITO acima dos interesses da nação

  17. Moro depois de tantas bolas nas costas deveria deixar o ministério. Só serve para ser figura de esteio para JB que sem ele e Guedes estaria com a sua aprovação ainda mais baixa. Não terá mais o meu voto.

    1. Vós, o povo de bem, é vamos alçar Moro à presidência. Se preciso faremos passeata na frente do Ministério da Justiça pedindo sua candidatura.

    2. Caso o DR. SÉRGIO MORO saia agora, haverá um protetor de patetóides como titular do Ministério da Justiça, Lilia. E ele ainda não foi destituído do MJ por 2 motivos: 1- o pr. parasita seu prestígio junto à nação e o mundo; 2 - o medo dele se candidatar à presidência da República.

    3. O problema, Lilia, é que se ele sair, o jb colocará um bandido em seu lugar. Chegará a hora certa dele fazer isso.

  18. Não vejo nenhuma dificuldade. Os países que admitem que o MP investigue existe a figura do juiz de garantia. Nos países que não admite a investigação diretamente pelo MP, não existe. Só pesquisar o direito comparado. Me parece uma boa medida, só tem que ser bem regulamentado.

    1. Em relação às comarcas que só têm.um juiz, é fácil de resolver. Basta reestruturar nosso custoso judiciário, como ocorre em todos os países do mundo. Inglaterra acabou de extinguir várias varas que não tinham muito movimento. Aqui no Brasil tb não se pode extinguir varas, comarcas, circunscrições... pois o nosso Judiciário só pode ser alterado por iniciativa dele mesmo (esta limitação, a propósito, tb não existe em lugar nenhum do mundo). Mas vamos mudando e adaptando nosso sistema de excrescênc

    2. Não considero uma boa medida, ainda mais quando se considera a origem dela (Marcelo Freixo foi o seu autor).

    3. Não é uma boa medida, na perspectiva de que mais de 40% das comarcas possuem apenas um juiz. E fica a pergunta: como será resolvido esse imbróglio?

  19. Que governo é este? Falta de sintonia. A alternativa que tivemos ao anti-petismo nas eleições, demonstra a cada dia ser fraco e desequilibrado. Não sei como o honesto Moro aguenta este louco!!

    1. o maior problema foi exatamente o que está em seu comentário, a maioria das pessoas que votou no JB, na verdade, votou para tirar o PT do poder, sem perceber que estava fazendo uma substituição absolutamente esdrúxula. Trocando o ruim, pelo ruim.

  20. Bolsonaro começa a desagradar por certas posturas. Manter o juiz de garantias é dificultar os processos na justiça. Acho que ele esta de olho no filho. Não deveria fugir daquilo que prometeu ao povo. Independente de quem seja, se errou cabe o ônus do erro.

    1. E ele ainda não foi destituído do MJ por 2 motivos: 1- o pr. parasita seu prestígio junto à nação e o mundo; 2 - o medo do pr. dele se candidatar à presidência da República. Compreendeu, Maurilo?....

    2. Maurilo.... se ele sair do Ministério da Justiça, será substituído por um bandido protetor de patetóides, captou? Ele está segurando firme para que, entre outras coisas graves, isso não aconteça.

    3. Com certeza ele sancionou essa aberração pensando no filhinho dele!

    4. Não sei como o Moro sendo uma pessoa honesta aguenta ficar em um governo com um presidente dúbio, fraco, sem sintonia fina com seus ministros. Eh talvez a Joice tenha razão.

    1. Manoel, Estranho seu comentário. Quando a notícia é ruim mata o emissário, e não a origem da notícia. Sou eleitor do Bolsonaro e grande defensor dele. Neste fato específico ele tomou uma decisão contra os interesses do País.

    1. Concordo plenamente e perdeu muitos pontos comigo, como seu eleitor. E de quebra, passou a imagem de que seus filhos são culpados de crimes graves e que ele está colocando o interesse de sua Família acima daqueles do País.

    1. Moro mais diplomático impossível. Sim e Bolsonaro deu uma pisada de bola.

Mais notícias
Assine agora
TOPO