Pedro Ladeira/Folhapress

Nas mãos do Centrão, Dnocs tentou comprar caixas d’água com sobrepreço de 177%

26.06.21 10:05

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, o Dnocs, tentou comprar caixas d’água com sobrepreço de 177,52%. A aquisição foi barrada pelos órgãos de controle depois de ser identificado um potencial prejuízo de 192 milhões de reais aos cofres públicos. A autarquia, subordinada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, é controlada pelo Progressistas, partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (foto).

O Dnocs havia realizado um pregão para a compra de 700 mil reservatórios de polietileno. Assim que o edital foi lançado, o sistema automatizado da Controladoria-Geral da União que identifica licitações suspeitas encontrou indícios de fraude no processo, o que levou os técnicos do órgão a realizar uma auditoria.

Segundo a CGU, havia “potencial risco de prejuízo ao erário, de modo que se firma o entendimento quanto à necessidade premente de adoção de medidas de saneamento a serem adotadas para mitigação dos riscos envolvidos nessa contratação”.

Após ser alertado de que o edital levaria à realização da compra superfaturada, o Dnocs manteve a intenção de levar a licitação adiante. Para isso, apresentou três orçamentos, de empresas diferentes, para sustentar que o valor de referência do edital suspeito estava correto. A CGU, no entanto, verificou que essas mesmas empresas haviam vendido para o próprio governo, meses antes, caixas d’água por um preço muito inferior ao que elas descrevem nos orçamentos apresentados pelo Dnocs. Com isso, a Controladoria não acolheu os argumentos e suspendeu a compra.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Onde houver a atuação do Centrão, haverá um mal feito: ou político, ou orçamentário ou qualquer outro mal feito. É uma turma que se elege para usar em causa própria os recursos públicos e perpertuar-se no poder em sucessivos mandatos de avós, pais e filhos. Até quando permitiremos???

  2. Os 🐀🐀do PP aliados de Bolsonaro ,que prega QUE NO SEU GOVERNO NÃO TEM CORRUPÇÃO .OPORTUNISMO E MENTIRAS TEM PERNAS CURTAS

  3. No atual sistema político brasileiro, não há Presidente, Governador ou Prefeito que consiga não ceder às extorsões de seus legislativos. São reféns.

  4. Como disse o Sérgio Cabral em delação. No Brasil a corrupção fraudulenta existe para tudo. Até para comprar uma caixa de fósforo. (ele não citou fósforo) mais um objeto bem banal. Político brasileiro na sua maioria são canalhas de pior espécie.

  5. Isto é só a ponta do iceberg, vem mais merda por aí , a CPI já pediu para abrir o sigilo dos advs Willer e wassef , depoimentos dos indicados nos depts de logs do ministério da saúde, aí o bicho vai pegar!!!!! São uns assassinos !!!!

    1. Claro que tinham que tirar o Dr Moro ele estava atrapalhando o Bozo . Isto de dar carta branca pra ele foi. uma verdadeira PIADA.Ele sempre foi a pedra do sapato dos corruptos e bandidos.

  6. Faz sentido, o centrão estava apenas fazendo uma “caixinha” para pagar os custos de apoiar o Bozo. Ou seria um “caixão” ?

  7. não bastasse o tratorão , tem mais essa??? Alguém me explica essa fome incontrolável por dinheiro desse centrão !!!!????

    1. Jasumi Oshiro eles sabem que não serão reeleitos. O momento para encher os bolsos aproveitando a PANDEMIA é agora.

    1. Porque vão parar?? E só o processo ser enviado ao Sr Gilmar Mendes que é absolvido??!!! O exemplo vem de cima,isso é básico em qq cultura,desde sempre!!

  8. E não existe corrupção no governo. Imagina se existisse!!! Continua tudo como antes, ou até pior. Com o fim da lava jato, as falcatruas correm solta. Teremos que encontrar uma terceira via. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  9. Parabéns a CGU! De há muito desde FHC como Corregedoria Geral da União ao PT sob o comando do saudoso Ministro Waldir Pires, vem se constituindo como uma das ilhas de excelência no Serviço Público. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  10. O LIRA NÃO TIRA O GEHNOCIHDA, POIS É TUDO FARINHA FO MESMO SAHCO.Enquanto um rouba o outro rouba mais ainda.Essa canalhice , essa bandidagem tem q acabar.O Brasil mantém propositalmente péssima educação pública para manter o "povo marcado povo feliz".Só pararemos de votar em "heróis, animadores de programas, mintos,caçadores de marajás e outras figuras folclóricas quando a educação for de qualidade.

    1. Moro para presidente e que consiga estancar a sangria da corrupção.

    2. minha gente boa que bom que vcs se levantaram do pó e das cinzas,para proteger nosso dinheiro "tudo nosso" o ralo que já estava entupido,de tanto dinheiro sujo indo para o esgoto agora FECHA. OBAAA, PARABÉNS POVO DECENTE. ACORDARAM!..

Mais notícias
Assine agora
TOPO