Reprodução

No Chile, Allende é menos popular que Pinochet

01.07.23 08:30

O ex-presidente chileno Salvador Allende é considerado um herói pelo presidente do Chile, Gabriel Boric. Em sua posse, em março de 2022, Boric quebrou o protocolo para fazer uma homenagem à estátua de Allende (foto). O presidente ainda chamou a neta de Allende para ser sua ministra da Defesa. Na 26ª edição do Foro de São Paulo, que ocorre em Brasília desde a quinta, 29, Allende foi lembrado muitas vezes, entre outras coisas, porque este ano completam-se 50 anos do golpe que o destituiu.

Mas a visão que os chilenos têm de Salvador Allende é bastante ruim. Na pesquisa Plaza Pública divulgada no final de junho, apenas 23% dos chilenos dizem ter uma visão positiva do governo de Allende. O índice é pior que o do ditador Augusto Pinochet, que é visto positivamente por 27%.

Allende vai um pouco melhor quando se mede a rejeição. Segundo a pesquisa, 39% consideram que seu governo foi mal ou muito mal, enquanto 42% dizem o mesmo de Pinochet.

E isso tudo mesmo depois de Pinochet ter dado um sangrento golpe de Estado e comandado uma ditadura entre 1973 e 1990.

O ponto é que mesmo que os políticos de esquerda coloquem Allende em um pedestal, muitos chilenos ainda lembram muito bem do que foi o seu governo, marcado por desabastecimentos, greves, atentados terroristas, expropriação de fábricas, uma tentativa de mudar o conteúdo das escolas e a presença de cubanos armados fazendo a segurança pessoal de Allende.

Boric e o Foro de São Paulo podem tentar reescrever essa história, mas a memória dos chilenos resiste.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. os comunistas Nutella do Brasil, especialmente os mais jovens (aqueles que vão estudar em Universidades Federais), não conhecem nada da história e são altamente influenciáveis pela velha guarda do petismo. Sequer abrem um Google para investigar a qualidade de vida da população que vive sob o domínio do "comunismo"

  2. Lula, por favor leia, escute se informe nos livros de história e de grandes autores e até no Google. Como vc pode gostar do comunismo? Porque a esquerda e os comunistas gostam de vc, não é motivo para vc deixar esses bajuladores zanzando no seu entorno e pedindo dinheiro suado dos brasileiros. Vc tem que gerar trabalho aqui no Brasil. Durante campanhas anteriores seu slogan era "sem medo de ser feliz" então trabalhe p/ o Brasil e não pros cumpanhero da esquerda. Chega de perder tempo!

Mais notícias
Assine agora
TOPO