Agência Brasil

Novo conselho tem brecha para indicações políticas no Coaf

20.08.19 10:59

A medida provisória que transfere para o Banco Central (foto) o Conselho Consultivo de Movimentações Financeiras, o Coaf, cria uma brecha para indicações políticas no órgão.

A MP publicada no Diário Oficial desta terça-feira, 20, estabelece um conselho deliberativo a ser composto pelo presidente do Coaf e por oito a 14 “cidadãos brasileiros com reputação ilibada e reconhecidos conhecimentos em matéria de prevenção e combate à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo ou ao financiamento da proliferação de armas de destruição em massa”.

Os integrantes do conselho não seriam remunerados pelo trabalho e poderiam aplicar sanções a quem praticar lavagem de dinheiro ou omitir informações sobre movimentações de valores às autoridades federais. Até agora, o Coaf era composto apenas por servidores de carreira e representantes de órgãos ligados ao combate de crimes financeiros.

Na manhã desta terça-feira, 20, na saída do Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro defendeu que os indicados para o Coaf sejam concursados do Banco Central. “Deve ser um dos concursados do BC, eu não conheço ninguém do BC, acredito no Roberto Campos (Neto) para fazer bom trabalho”, declarou o presidente. “Está resolvida a questão do Coaf”, afirmou.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. o bolsonaro tá saindo pior que encomenda ele tá loteando tudo se for com dias toffoli então eles vão todos dormir na mesma suite já vendeu a alma ao diabo agora está sacaneando o moro tá vendido mesmo ele tá devendo apuração das milícias tá tudo dominado

  2. O presidente do BC ponderou, corretamente, que o preenchimento dos cargos pode ser enriquecido com profissionais de áreas afins do mercado, pois a burocracia tende a ficar em descompasse com as inovações e dinâmica do mercado. Quanto a possíveis interferências políticas, a exclusividade de servidores concursados por si só não garante a blindagem política, vide administração pública dos últimos governos (PSDB, PMDB e PT).

  3. Logo veem as indicações de Renan, Collor, Maia, Tófolli, Gilmar e outros da gangue. Aí tudo estará perdido. Aguardem. Moro, pule fora desse barco. Ele tá afundando.

  4. Alguém aí no Anta faz o favor de explicar para este povo sobre a regulamentação prudencial já recomendada pela OCDE via Comitê da Basiléia !!!! Meus caros tem método por traz disto ... Leiam antes o que já está no próprio site do Banco Central.

    1. Nos Estados Unidos, quem monitora transações financeiras corruptas é o Departamento do Tesouro (Ministério da Economia) via o FinCEN e não o Banco Central (Federal Reserve). Portanto...teu argumento está furado!

  5. Só tem um jeito de limpar toda essa lambança do congresso, stf, ê outros mais. As forças armadas. Foi assim em 1964. Tenho 70 anos, e os melhores anos que passei politicamente foi no governo militar. Não adianta ficar indo as ruas. Eles não tem medo. São bandidos profissionais da política. Temos sim que ir as ruas clamar pelas FFAA, aí sim eles fazem uma bela limpeza nesses monte de ratos espalhados pelo Brasil.

  6. Bolsonaro além de todo mal que está fazendo a lava jato e aos órgãos de fiscalização, está entregando o país para a esquerda novamente. Que asco!!!

  7. Não, a questão não está resolvida . Só será resolvida qdo o Coaf voltar para o Moro, a quem vc disse que daria “carta branca” e em seguida, traiu na cara dura. Diga-me Sr presidente, como alguém pode investigar, por ex, traficantes, sem “seguir o dinheiro?”

    1. Exato, ele traiu a todos, ao povo, a PF, RF,COAF e Moro.

  8. Bolsonaro acabou. Não durou um ano e já foi apeado pelos seus filhos. Cadê o discurso de "lamento porque é meu filho, mas se fez alguma coisa errada, que pague"? E já não se ouve mais o "O Brasil acima de tudo e Deus acima de todos". MILITARES: SAIAM DO DESGOVERNO!

    1. O problema é o de como tirar essa "familícia" do poder.

  9. Ou seja, "parem de encher porque nos decidimos que roubamos e vcs não podem nem saber o quanto!" Decepção com este governo! Bolsonaro que vergonha! Eu voltei contra a corrupção!

  10. Bolsonaro desmontou toda a estrutura de combate à corrupção. Aliou-se aos Fariseus da república. Estelionário Eleitoral, enganou a todos os brasileiros com suas falsas falas de "profeta". Usou o nome de Deus em vão e nos traiu a todos.

    1. O Bolsobaro vai ser o Adélio da Lava Jato. Pior: politicamente estará se suicidando. O Moro tem que pular fora desse Titanic.

  11. O que faz com que o Moro permaneça no governo? Será que ele tem o rabo preso com o Messias? Sob condições ideais de honestidade e transparência, ele já teria saido.

    1. Já ouviu falar em senso responsabilidade e patriotismo?

    2. Deixe de tanta asneira!! Se está lá é porque ainda quer tentar para que no Brasil não ocorra o mesmo que na Itália

    3. Em algum momento ele vai sair. Ainda esta lá por causa do povo.

  12. Bolsonaro traidor da pátria. Está fazendo de tudo para enterrar a Lava Jato, mas é tão ignorante que não vê que quem vai ter que arcar com este ônus vai ser ele. Nem os petistas quando estavam no poder conseguiram isso, e quem perde como sempre é o povo. Para completar a tragédia agora só falta o Moro sair do governo e o PT voltar ao poder.

    1. André, foi acordado publicamente que o COAF ficaria sob o guarda-chuva de Sergio Moro. Essa mudança se deve a pressão externa de Toffoli, Gilmar, Maia e Alcolumbre, sabidamente para que não exista fiscalização e punição para o famoso crime do colarinho branco. O COAF continuará fazendo o seu papel fiscalizador, mas agora será para pegar os meros mortais, os "deuses" dos 3 poderes não serão molestados em suas negociatas escusas. Viva a "nova política" do Bolsonaro! Só que não...

    2. COAF sempre ficou sob o Executivo, quer seja no Ministério da Economia ou no Ministério da Justiça. Tanto faz. Esse assunto é o ataque histérico da semana.

  13. O corrupto presidente em exercício, já acabou com o COAF, não sei o motivo da referência a essa instituição extinta. Viva a corrupção!

    1. Paulo, são as hienas se debruçando sobre a carniça desse atual governo. Mas uma coisa não deve servir de pretexto para que venhamos a defender um governo que a cada dia se mostra mais do mesmo da velha política e corporativismo. Ajudamos a eleger um representante com bandeiras de combate a corrupção e não é isso que estamos vendo o bolsonaro combater. A verdade é bem outra...

    2. Já estamos vendo algumas manifestações dos representantes da esquerda. Estão sentindo que a maré está virando favorável a eles. Perguntem à Dilma e ao Haddad o que eles acham da atual crise moral deste governo em exercício.

    1. concordo plenamente com seu comentário.Por falta de opção tive q votar nesse 😡.

  14. A trairagem deste governo a seus eleitores é crescente e explícita. Tudo se explica a partir do "pacto institucional dos poderes", arquitetado pelo amigo do amigo do meu pai com o Botafogo e com Davi. Ao invés de seguir as ideias que o elegeram, como da nova política que evitaria leiloar cargos a políticos e oligarcas, o capitão, eleito, faz tudo ao contrário, acreditando que estará blindando a si, à família e os aliados contra o COAF, PF, RF, o MPF e a Lava Jato: a estabilidade dos Poderes.

  15. Legalização da lavagem de dinheiro dos poderosos de plantão. E o combate à corrupção foi para o ralo. Sérgio Moro foi traído e jogado na sarjeta. Essa MP já nasceu podre.

    1. O Brasil é uma antítese da boa-fé. Raposas no poder. Interesses dos poderosos sempre prevalecerão.

Mais notícias
Assine agora
TOPO