Granma

Novo Mais Médicos reverte a propaganda da ditadura cubana

02.08.19 19:08

Quando a ditadura de Cuba abandonou unilateralmente o programa Mais Médicos, no ano passado, o regime comunista iniciou uma campanha em todos os meios de comunicação disponíveis.

“A propaganda da ditadura dizia que o presidente brasileiro Jair Bolsonaro tinha traído os médicos e que eles ficariam totalmente desamparados, sem nunca mais poder trabalhar”, diz o historiador e analista político Juan Antonio Blanco, diretor-executivo da Fundação para os Direitos Humanos de Cuba. “O objetivo do regime era dizer a todos os demais profissionais de saúde que trilhar o caminho da liberdade não compensava.”

No início desta semana, a retórica dos comunistas começou a desmoronar quando o governo brasileiro anunciou que os cubanos que trabalhavam no Mais Médicos terão direito a residência permanente. No anúncio da nova fase do programa, agora batizado de Médicos Pelo Brasil, o governo prometeu destravar os exames de revalidação de diploma, o que gerou expectativa entre os cubanos.

Ainda que não esteja prevista a incorporação dos cerca de 1,8 mil médicos cubanos ao programa, o Planalto tem demonstrado boa vontade e falado em buscar alternativas para que eles possam exercer a profissão. “Se o Brasil permitir que os cubanos atuem como residentes, eles poderão ganhar até mais do que antes. Esse seria o melhor dos mundos”, diz Blanco.

Para Blanco, o significado das recentes decisões brasileiras terá forte impacto entre os médicos que estão em missões em outros países (foto). “Nas antigas fazendas de escravos, os fugitivos capturados eram humilhados para conter o anseio dos demais. O que está acontecendo no Brasil manda uma mensagem oposta. Agora todos os cubanos querem escapar para a liberdade”, diz Blanco.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Pagaram muito dinheiro para Cuba, agora temos os mais medicos que podem ficar no Brasil. Isto e muito importante.Todo dinheiro ia p Cuba e os medicos recebiam micharia. Ainda bem que este governo foi embora e o pinguco esta preso.

  2. Que tal abandonar essa denominação idiota e fraudulenta de Mais Médicos? O programa, corretamente, passou a se chamar Médicos Pelo Brasil.

  3. Nao entendi. Os Bozistas aloprados não diziam que os médicos cubanos eram desqualificados e que os diplomas deles não teriam validade no Brasil? O que aconteceu? Possivelmente os Bozistas eram pagos para espalhar mentiras. Bozista = Petista. Até as estratégias são iguais.

    1. Puxa os Josés estão brigando de novo?! Só tem um jeito para vocês dois: colocar de castigo de mãos dadas!

    2. pelo que entendi esse Revalida é para estrangeiros, não somente cubanos. Em tempos atrás eu ouvia com alguma frequência que problema dos médicos cubanos não era a competência mas o fato de não conhecerem algumas doenças e medicamentos brasileiros. Tive uma também uma funcionária que tinha família em uma região distantes onde havia médicos cubanos. Ela reclamava disso. Não parecia que era pre-conceito, parecia que era um problema mesmo. Isso pode ser resolvido com uma ampla formação

    3. Se falava pois não se sabia a comprovação técnica profissional, ..

    4. Ora, se passar por exames e comprovar a sua capacidade como médico, pode cubanos, boliviano e até mesmo brasileiro..

    5. JOSÉ (SEM ACENTO) ENTENDO QUE ALGUNS ELEITORES DE BOLSONARO TENHAM DITO ISSO, MAS GRAÇAS A DEUS NÃO É ISSO QUE BOLSONARO PROPÔS. ENTÃO VAMOS DEIXAR OS MALUCOS (DE TODOS OS PARTIDOS) PARA LÁ E VAMOS NOS CONCENTRAR NO QUE INTERESSA. NESSE CASO GARANTIR A QUALIDADE DO TRABALHO MÉDICO PRESTADO A POPULAÇÃO MAIS POBRE DO BRASIL.

    6. Ah, Jose sem acento, você realmente tem uma imunidade cognitiva permanente. Não consegue aprender nem apreender coisa alguma. Seu analfabetismo funcional tem sofisticação. Já deve ter preparado alguns textos para copiar e colar. Mas, continue postando seus comentários, são sempre engraçados. Um alerta aos que tentam argumentar com ele, Regis, Tat, Maria, Estenio: é inútil, ele não tem condições de pensar a não ser com os bordões já prontos que lhe implantaram no cérebro.

    7. “Destravar os exames” significa que os médicos cubanos farão os mesmos exames que qualquer médico (que tenha obtido seu diploma no exterior) tem que fazer, para exercer a profissão no Brasil (muitos brasileiros que fizeram a faculdade de medicina no exterior passam por isto).

    8. TAT -- Foi o que eu falei. Os bozistas aloprados espalharam por ai que os médicos cubanos eram meros enfermeiros de baixa qualidade.

    9. Não foi bem assim. O que foi questionado foi a falta de controle sobre a qualidade do trabalho de médicos do Programa que atende os confins do Brasil, por isso o Governo propôs o Revalida. Ninguém mandou os médicos cubanos embora e logo no inicio o presidente disse que daria asilo aos que ficassem. Se alguns bolsonaristas com os médicos foram desrespeitosos foi um erro, mas não foi a postura do Governo.

    10. Maria — Li e entendi bem. Manuel, não misture as bolas. Os Bozistas questionaram a qualidade dos serviços médicos prestados pelos cubanos. Basta reler os comentários deles durante a crise. Então é irracional criar um mecanismo para flexibilIzar a revalidação dos diplomas deles. Ou são bons ou não.

    11. Jose, você não leu tudo? Ou leu e não entendeu? Então, leia com atenção.

    12. José, o problema não foi esse, e vc sabe muito bem. O problema era que 80% do salário dos médicos era dos Cubanos que repartiam com o PT.

  4. Aí sim, Medicos para trabalhar cuidando da saúde dos brasileiros e não como agentes da ditadura cubana! E mais, com o salário revertendo totalmente para o profissional sem nenhum repasse para os ditadores!

  5. Sejam bem-vindos todos os médicos cubanos, que queiram realmente exercer, com dignidade e dedicação, a nobre carreira da Medicina.

  6. Fico feliz com a decisão do governo brasileiro. Afinal, nossos amigos cubanos não têm culpa da política de seu país. Tomara que essa parceria seja lucrativa para o Brasil e para os médicos cubanos.

  7. Façam uma reportagem especial compilando todas as matérias anteriores da Crusoé sobre o tema. Deixei à disposição de acesso a não assinantes.

    1. E, ainda assim, ganhariam mais do que ganhavam enquanto escravos dos Castro e do PT. Se têm, realmente, formação médica, que façam o Revalida. E sejam aprovados.

  8. Esse é o "fascismo" de que somos vítimas - a menor taxa de juros da história, desemprego em queda, eliminação de burocracias inúteis, acordos comerciais com EU e em breve EFTA e EUA, redução drástica da criminalidade, trabalhos em infraestrutura como nunca antes, e aceitação dos bons cubanos que antes eram escravos do sistema vermelho. Chega de "fascismo"! Quero democracia lulopetista!

    1. Redução da criminalidade, melhoria de empregos? Acordos comerciais que dependem de anos de negociação . Quanto otimismo. Deus ajude mesmo

  9. Grande gesto de respeito aos médicos cubanos e aos pacientes dos confins do Brasil e valorização dessa população. Se os médicos das cidades e os médicos dos políticos precisam passar por seleções e avaliações, por que os médicos que vão atender a população mais pobre não? O importante não é de onde vieram e sim para onde vão, pois o objetivo é atender o paciente, não o médico.

    1. TOMARA QUE SEJA CONCRETIZADO. NESSE MOMENTO FOCALIZANDO MAIS OS ATOS DO QUE AS PALAVRAS.

    2. Sem cair na demonização de tudo o que foi Cuba ( reconheço que no passado Revolução Cubana tirou o povo da absoluta miséria, embora não concordando com a falta de democracia) e do Mais Médicos, que de um modo ou de outro levou médicos para lugares onde nada havia, creio que o atual presidente etá dando um passo histórico com este novo Programa. E um grande exemplo de humanismo. Com todo respeito aos médicos, o Programa existe pelos pacientes, portanto tudo precisa ser feito em sua defesa.

  10. O governo demorou um pouco mas chegou a uma boa solução para o aproveitamento dos médicos cubanos que optaram por permanecer no Brasil. Esperemos que o novo programa atenda às populações mais carentes e isoladas que não têm acesso aos serviços médicos. Não precisamos de médicos cubanos nas grandes cidades, tal como ocorreu com frequência no programa anterior.

  11. XandeSilva, creio eu e aposto a alma... simples, muita grana rolando! Agora que a moda no momento é a tal da criptomoeda. Como essa tal de Manoela (acho que é esse o nome do contato do Vermelho), vai fazer tour pelos USA, sendo oposta ao sistema de lá, apoiadora do Maduro e fã dos cubanos? Hotéis em LA e NY não são baratinhos né??!!

    1. Simplesmente pq ñ precisamos da mídia marrom q você citou. A campanha aquí em MG p q não se compre produtos q patrocinam os programas desses impatrióticos veículos, e fundamentalmente, as TVs em locais públicos ñ sintonizem os canais que boicotam o atual governo, c viés nítido de defesa dao comunismo. Em self-services e rest, diariamente pedimos aos proprietários/gerentes p ñ sintonizarem, inclusiv Hospitais, clínicas, academias. Já se nota uma mudança de atitude e um ambiente + real, + nosso.

    2. Prq GLOBOSTA e FOLHA são contra o Brasil e a favor da quadrilha socialista.

  12. Positiva esta atitude do Governo. E uma uma solução para o problema dos profissionais cubanos (que devem provar sua capacitação em medicina) é um imperativo da justiça. Se não conseguirem ser aprovados no Revalida, dever-se-ia pensar uma outra solução na área da saúde, se demonstrarem aptidão. Sem teoria da conspiração, mas não considero demasiado dizer que é preciso ter cuidado em acompanhar o desempenho dos "médicos". Duvido que os cubanos não tenham deixado alguns "informantes" para trás.

Mais notícias
Assine agora
TOPO