Carolina Antunes/PR

Brasil é ingovernável sem conchavos, diz ‘texto apavorante’ compartilhado por Bolsonaro

17.05.19 14:28

Um texto atribuído a um “autor desconhecido” foi distribuído na manhã desta sexta-feira, 17, pelo presidente Jair Bolsonaro (foto), afirmando que o país está “disfuncional”, que o governo sofre pressões de todas as corporações e que, sem conchavos, o Brasil é ingovernável. O texto diz que o presidente não poderia ser responsabilizado pela “disfuncionalidade” do país, pois “até agora não fez nada de fato, não aprovou nada, só tentou e fracassou”.

Ao compartilhar a análise, Bolsonaro provocou interpretações diversas, inclusive em seu entorno. Uma delas foi a de que ele estaria admitindo sua impotência diante das dificuldades que vem enfrentando — seja no Congresso, seja na relação com as corporações, seja dentro do próprio governo. Houve até quem enxergasse, na atitude, sinais de esgotamento do presidente.

“Um texto no mínimo interessante”, escreveu Bolsonaro, ao compartilhar a análise. Ele prosseguiu: “Para quem se preocupa em se antecipar aos fatos sua leitura é obrigatória. Em Juiz de Fora (06/set/2018), tive um sentimento e avisei meus seguranças: ‘Essa é a última vez que me exporei junto ao povo. O Sistema vai me matar’. Com o texto abaixo cada um de vocês pode tirar suas próprias conclusões”.

A íntegra do texto segue abaixo:

TEXTO APAVORANTE – LEITURA OBRIGATÓRIA

Alexandre Szn

Temos muito para agradecer a Bolsonaro.

Bastaram 5 meses de um governo atípico, “sem jeito” com o congresso e de comunicação amadora para nos mostrar que o Brasil nunca foi, e talvez nunca será, governado de acordo com o interesse dos eleitores. Sejam eles de esquerda ou de direita.

Desde a tal compra de votos para a reeleição, os conchavos para a privatização, o mensalão, o petrolão e o tal “presidencialismo de coalizão”, o Brasil é governado exclusivamente para atender aos interesses de corporações com acesso privilegiado ao orçamento público.

Não só políticos, mas servidores-sindicalistas, sindicalistas de toga e grupos empresariais bem posicionados nas teias de poder. Os verdadeiros donos do orçamento. As lagostas do STF e os espumantes com quatro prêmios internacionais são só a face gourmet do nosso absolutismo orçamentário.

Todos nós sabíamos disso, mas queríamos acreditar que era só um efeito de determinado governo corrupto ou cooptado. Na próxima eleição, tudo poderia mudar. Infelizmente não era isso, não era pontual. Bolsonaro provou que o Brasil, fora desses conchavos, é ingovernável.

Descobrimos que não existe nenhum compromisso de campanha que pode ser cumprido sem que as corporações deem suas bênçãos. Sempre a contragosto.

Nem uma simples redução do número de ministérios pode ser feita. Corremos o risco de uma MP caducar e o Brasil ser OBRIGADO a ter 29 ministérios e voltar para a estrutura do Temer.

Isso é do interesse de quem? Qual é o propósito de o congresso ter que aprovar a estrutura do executivo, que é exclusivamente do interesse operacional deste último, além de ser promessa de campanha?

Querem, na verdade, é manter nichos de controle sobre o orçamento para indicar os ministros que vão permitir sangrar estes recursos para objetivos não republicanos. Historinha com mais de 500 anos por aqui.

Que poder, de fato, tem o presidente do Brasil? Até o momento, como todas as suas ações foram ou serão questionadas no congresso e na justiça, apostaria que o presidente não serve para NADA, exceto para organizar o governo no interesse das corporações. Fora isso, não governa.

Se não negocia com o congresso, é amador e não sabe fazer política. Se negocia, sucumbiu à velha política. O que resta, se 100% dos caminhos estão errados na visão dos “ana(lfabe)listas políticos”?

A continuar tudo como está, as corporações vão comandar o governo Bolsonaro na marra e aprovar o mínimo para que o Brasil não quebre, apenas para continuarem mantendo seus privilégios.

O moribundo-Brasil será mantido vivo por aparelhos para que os privilegiados continuem mamando. É fato inegável. Está assim há 519 anos, morto, mas procriando. Foi assim, provavelmente continuará assim.

Antes de Bolsonaro vivíamos em um cativeiro, sequestrados pelas corporações, mas tínhamos a falsa impressão de que nossos representantes eleitos tinham efetivo poder de apresentar suas agendas.

Era falso, FHC foi reeleito prometendo segurar o dólar e soltou-o 2 meses depois, Lula foi eleito criticando a política de FHC e nomeou um presidente do Bank Boston, fez reforma da previdência e aumentou os juros, Dilma foi eleita criticando o neoliberalismo e indicou Joaquim Levy. Tudo para manter o cadáver procriando por múltiplos de 4 anos.

Agora, como a agenda de Bolsonaro não é do interesse de praticamente NENHUMA corporação (pelo jeito nem dos militares), o sequestro fica mais evidente e o cárcere começa a se mostrar sufocante.

Na hipótese mais provável, o governo será desidratado até morrer de inanição, com vitória para as corporações. Que sempre venceram. Daremos adeus Moro, Mansueto e Guedes. Estão atrapalhando as corporações, não terão lugar por muito tempo.

Na pior hipótese ficamos ingovernáveis e os agentes econômicos, internos e externos, desistem do Brasil. Teremos um orçamento destruído, aumentando o desemprego, a inflação e com calotes generalizados. Perfeitamente plausível. Claramente possível.

A hipótese nuclear é uma ruptura institucional irreversível, com desfecho imprevisível. É o Brasil sendo zerado, sem direito para ninguém e sem dinheiro para nada. Não se sabe como será reconstruído. Não é impossível, basta olhar para a Argentina e para a Venezuela. A economia destes países não é funcional. Podemos chegar lá, está longe de ser impossível.

Agradeçamos a Bolsonaro, pois em menos de 5 meses provou de forma inequívoca que o Brasil só é governável se atender o interesse das corporações. Nunca será governável para atender ao interesse dos eleitores. Quaisquer eleitores. Tenho certeza que esquerdistas não votaram em Dilma para Joaquim Levy ser indicado ministro. Foi o que aconteceu, pois precisavam manter o cadáver Brasil procriando. Sem controle do orçamento, as corporações morrem.

O Brasil está disfuncional. Como nunca antes. Bolsonaro não é culpado pela disfuncionalidade, pois não destruiu nada, aliás, até agora não fez nada de fato, não aprovou nada, só tentou e fracassou. Ele é só um óculos com grau certo, para vermos que o rei sempre esteve nu, e é horroroso.

Infelizmente o diagnóstico racional é claro: “Sell”.

Autor desconhecido

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quem orignou quem? O ovo ou a galinha? Assim é o Brasil. Quem originou quem? As Corporações Corruptores ou os Políticos Corruptos? Mas, no No último caso haveria um Princípio Inibidor: AS LEIS.

  2. Salvo raríssimas e honrosas exceções, podemos afirmar que qualquer zé-mané que possua alguma atribuição pública que o habilite a impedir ou avançar o andamento de um processo, qualquer processo, o fará sempre que isso o favoreça de alguma forma. Desde caixinha no DETRAN até hc no STF.

  3. O presidencialismo foi castrado pela constituição de 88, que transferiu poder ao parlamento, com as consequências que sentimos atualmente. De fato, o PR está refém da bandidagem que predomina no parlamento.

  4. O que há de “apavorante” ou de novidade nesse texto? Qual brasileiro com mais de quinze anos desconhece esse cenário? O que é Realmente “apavorante” é o comportamento do Bolsonaro. Deveria aproveitar esse texto em sua carta-renúncia!

  5. PP QUADRILHAO, DO CENTRAO,manten todo o pais de quatro, querem, se livrar da justiça, ja foram anistiados pelo tre, querem mnisterio pro rapa, querem ficar livre, Fachin ja adiou 5 vezes a denuncia, querem derrubar o presidente, livrar a cara dos companheiros, ate uma criança sabe, quanto maior a confusao melhor, capitao denuncie, chame a PGR, isso e peculato, estorsao, formaçao de quadrilha, nao somos refens de gangster, de qualquer poder. de nome aos bois, foi eleito pelo povo.BASTA.

    1. Acredito que o Centrão, liderado pelo Maia (balofo) está cavando sua própria cova !

  6. Concordo totalmente com o texto compartilhado, Bolsonaro têm razão. E ainda mais grave , não estão respeitando o resultado democrático das urnas, esse é o verdadeiro GOLPE, o golpe contra a vontade popular. Perderam no voto agora estão tentando sabotar o governo o resto é balela

  7. JB, o Sr. deveria falar em cadeia nacional em horário nobre, pois não adianta falar as 22:00h, pois a maioria dos trabalhadores desse país, já estão dormindo para acordar ainda de madrugada e pegar o precário transporte público que temos. Tem que ser claro e dizer que não basta votar no presidente, pois se ele não tiver a maioria, fica refém do centrão e da esquerda e desses presidentes das casas. No Amapá temos o maior índice de desempregados e parece que o presidente do Senado não está nem aí.

  8. Fazendo uma analogia: a esquerda brasileira deixou um Chevette 78 na garagem, e exige que o Bolsonaro saia de Ferrari da mesma garagem. Embusteiros, corruptos.

  9. Se é ingovernável sem conchavos, só existe uma solução: intervenção militar, onde manda quem pode e obedece quem tem juízo.

  10. Até em países desenvolvidos e democráticos, o que não é o nosso caso, existem exércitos para garantir a constituição e à população não fica desprotegida. É intervém em casos extremos. É do regime democrático. NÃO ENTENDO PORQUE O NOSSO GLORIOSO EXÉRCITO BRASILEIRO AINDA CONTINUA TENTANDO Ñ INTERVIR, COMO BEM FEZ EM 64, EM NOME DAS FAMÍLIAS? A restauração da DEMO MILITAR reverterá de vez o ciclo catastrófico a que o "mecanismo" nos impôs. Nenhum brasileiro bem intencionado governa este País

  11. O texto é perfeito e retrata o nosso Brasil.Por sinal,está bem pior que 1964.Com esse sistema político e esse DNA que temos não vejo saída.Talvez outra revolução apoiada pela classe média?Não sei,não sei.

  12. Márcia e demais; venham ao post do Rodrigo Maia - Reforma da Previdência. Tem mais coisa no ar. Dá para ligar o texto acima com aquela matéria.

  13. O CARA É MUITO FRACO, DESPREPARADO TECNICA E EMOCIONALMENTE......ele pregou a porrada desde o inicio da campanha, "mitando"sobre o congresso e midia, pregando porrada...o que quer? carinho patriota........foi escolhida a pior opçao para combater o pt....e sinto muito as forças armadas deram o respaldo necessário, podiam dormir sem essa

  14. Eu e outros amigos patriotas ainda estamos vendo condição para nosso Brasil : 1 - Bolsonaro una-se aos patriotas e principalmente as forças armadas vá para rede nacional mostre toda a verdade para o povo, deixe rede sociais para a próxima eleição. Mostre tudo que está sendo feito, para com briguinha isto é o que a oposição mais seus gurus são o povo e as forças armadas se preciso feche todo judiciário de esquerda e o legislativo. QUEM LHE ELEGEU APOIA É EXTAMENTE ISTO

    1. Concordo, totalmente, outros já cederam e estão na cadeia ou até hoje cedendo para esse congresso pilantra o Brasil continua no buraco . Tem que ser feito algo diferente!!!!

    2. Jose; Caia na real. Tal golpe arruinaria o país. Ninguém lá fora iria reconhecer um governo dessa natureza. A Economia explodiria. O dólar saltaria às alturas. Todos os que fizeram empréstimos externos, inclusive o Tesouro Nacional, quebrariam. Não mais haveria crédito lá fora para o país. Já foi a época de golpes militares. As FFAA jamais apoiariam tal sandice. Se JB propusesse isso, sofreria impeachment. Ou JB passa a governar sério, com os militares, ou renuncia. Mourão daria melhor conta.

  15. CONTINUAÇÃO: fazer-se de vítima. Eis o grande erro. Essa lamúria de JB, entendo eu, é sinal de fraqueza, de insegurança, de "abandono". JB não será acariciado por isso, pelo contrário. Foi um gesto de rendição. Concluo com a frase (verdadeira) que escrevi mais abaixo: A POLÍTICA E A NATUREZA NÃO PERDOAM OS FRACOS, ELAS OS DESTROEM.

    1. Joshua, concordo inteiramente. E é incrível que JB perca seu tempo divulgando esse texto. Quer realmente se fazer de vítima. Já vi esse filme antes. Não tem "happy end".

  16. RESUMO: Crusoé mudou o título original do texto. Não se pode negar que as instituições políticas no país estão podres. Já eram corruptas antes do PT e, a partir de 2003, apodreceram de vez, esquerda e direita, todas cooptadas por Lula. O país tornou-se IMORAL, quer na política, quer no empresariado. O texto acima aborda algumas verdades, sem dúvida. Eu me apeguei ao uso político que JB fez dele, no que considerei uma manipulação, ao jogar toda a culpa nos outros e fazer-se de vítima. CONTINUA...

  17. Apócrifo e com destino certo, este texto, muito bem redigido, é de uma clareza ímpar. Seria realmente muita ingenuidade acreditar que Bolsonaro, ao enfrentar este sistema corrupto, pendurado nas tetas do Estado, não enfrentaria esta feroz e cruel perseguição. Não se desaloja privilégios sem pagar um alto preço por isto. Quem votou em JB ou não compactua com esta podridão em que nosso País se transformou, não tem outra opção: é acreditar ou o caos. A escolher.

    1. Spartacus, você acredita que foi surpresa para JB depois dele ter convivido por mais de 20 anos com estas corporações como chama o texto?

    2. Espero uma atitude de enfrentamento do nosso presidente a essa organização criminosa. O texto diz tudo

  18. Uma safada, de origem estranha, não identificável, “mensagem na telinha” do celular do olavete da SECOM, sujando a imagem do Gal. Santos Cruz e ele, moleque, passa por cima do chefe e leva a “coisa” diretamente ao Presidente. Agora, extenso texto igualmente anônimo, ‘chega’, também, ao Presidente que aparece em ambos como “vítima”... De tudo assim tão fantasmagórico, tipo a promessa do fanfarrão de cachimbo de “ficar calado”, fica a quase saudade do xingatório. Piora, por relembrar o JANIO, rs.

    1. Márcia; eu penso que a origem do uso indevido daqueles movimento tem endereço certo. Penso também que JB não mais tem crédito político suficiente para mobilizar multidões. Caso o faça, e não tenha lastro, será mais um prego no caixão dele. Imagine uma manifestação que fracasse, seria derrota irreparável, ainda mais nessas alturas.

    2. É isto JOSHUA, creio que está enganado com a quantidade de gente que pode mobilizar, ainda mais que li que a chamada para o dia 26 usou sem autorização o nome do vem pra rua e MBL, ambos negam seus envolvimentos. Outro grande tiro no pé.

    3. Márcia; o apoio popular dele, nessa altura, é mínimo. Apenas fanáticos midiáticos, nada daqueles 57,8 milhões de eleitores, que já se esfumaçaram. Qualquer manipulação popular, que saia do controle, será vista como tentativa de golpe. Estará cavando o impeachment. E duvido que ele tenha muita gente a favor. Eu sai às ruas em favor dele nas eleições, hoje eu ficaria em casa. Perdeu meu apoio. Já provou que é inapto como presidente, apesar dos políticos safados. Collor quis o levante e se danou.

    4. É, me fez lembrar também. Uma carta bem escrita,fundamentada na realidade mesmo, tirando o coitadismo do "mito", (aliás se é coitado não deve mais ser mito) me deixou na dúvida se pretende dar uma desculpa pela inabilidade, incapacidade do presidente que viveu e conviveu no Congresso por mais de 20 anos ou se ele prepara um caminho para alguma ação, nem penso em renúncia, mas um levante do povo.

    5. Oi Chiquinha, você chegou tarde, meu bem, para defecar seus impropérios... ...rrrrrsssss....

    6. Jose mais xuxa, sempre falando merda e desfilando seu ódio de comunista frustrado. Texto perfeito.

    7. Apesar da intenção suspeita é da origem espúria, toda a parte histórica do texto quanto aos políticos canalhas de sempre é a pura verdade. Cabe ao Capitão a nobre tarefa de assumir logo o papel de líder político e afinal se desvencilhar do vírus da discórdia que só repete o “nós contra eles” do lulismo canalha, criminoso e corrupto e assumir plenamente o comando político da nação. Há falta de habilidade apenas pois tem ao seu lado excelentes Ministros e bastaria o Moro e o Guedes para dar certo.

    8. Aguia; a fonte desse texto é a mesma do whatsapp fake contra Santos Cruz. Não é necessário mencionar os nomes. Houve um mandante idealizador e houve um escriba (já que o mandante é iletrado e não seria capaz de escrever o texto acima). O beneficiado, muito provavelmente teve conhecimento prévio.

  19. Para atender os legítimos interesses e necessidades da Nação, o senado e a câmara não são apenas inúteis, são NOCIVOS!

    1. Os militares, apesar de terem (talvez até mais que o presidente) o desejo de ver o país "dar certo", estão submetidos ao monstrengo parido em 1988 chamado de constituição, mas muito mais apropriado para ser estatuto de "Associação Protetora de Corporações, Privilegiados, Oportunistas e Vigaristas de Qualquer Espécie".

  20. O texto é uma lamúria encomendada. Procura fazer de JB um coitado. Ele diz que OS CULPADOS SÃO OS OUTROS, não JB, pois ele é o "herói" que tentou, em vão, mudar para melhor o rumo das coisas; apenas não conseguiu, devido às forças "ocultas". E diz que JB usa os óculos com grau certo, os demais são míopes. Não é preciso dizer de onde saiu isso, ainda mais apócrifo. E esse misterioso autor, bonzinho, enviou para JB, que o divulgou. JB, por favor, seja presidente e não ofenda minha inteligência.

    1. Joshua, lendo nas entrelinhas, pode nao ser fraqueza. A imprensa perguntou varias vezes a JB e Mourão, se teria golpe. Vc sabe qual foi a resposta? Terá, aoenas, se o pais se mostrar ingovernável e fora de controle. Esse texto me parece começar a plantar a ingovernabilidade.... De fato, esse pais, com o modelo atual e ingovernavel para o povo. Um pais em q, so orcamento do judiciario consome 1,3% do PIB. Por que JB se cercou de tantos generais? Nao subestime a inteligencia do JB.

    2. De acordo e ainda há a sinuca de bico que se encontra Flávio Bolsonaro. As junções estrelares do astrólogo aquele não estão para brincadeiras e muitos vinham avisando que este momento chegaria. Tal carta me fez lembrar um passado distante.

    3. Ivo; além disso, o uso desse texto por JB será interpretado como fraqueza, como insegurança, e mesmo como desespero, pelas classes políticas e econômicas. Acho que é mais uma casca de banana auto plantada. Ninguém ficará com dó do coitadinho, irão rir dele e desprezá-lo. A POLÍTICA, assim como a NATUREZA, não perdoam os fracos, elas os derrubam.

    4. Ivo; você tem razão, parece o chororô de Jânio Quadros e de Collor. Aliás, os três com tendência autoritárias e atitudes "imperiais". Sem apoio político, partiram para as lamúrias... e deu no que deu... Parece que a história irá se repetir mais uma vez, como farsa...

    5. Jorge e Ricardo GF; eu não disse que o texto não contém verdades, eu disse que a realidade foi usada nesse texto para ABSOLVER a incompetência de JB, como se tudo fosse CULPA DOS OUTROS. É lamúria, sim; se fazendo de VÍTIMA ou coitado. Não se prendam apenas à narrativa do texto, vejam o objetivo dele, o mérito de sua construção, sendo usado para JUSTIFICAR ou absolver. É importante ler nas entrelinhas ou interpretar qualquer discurso. Busquem o significado de CUI BONO ou CUI PRODEST...

    6. Dá nojo ver certos comentários, tendenciosos e totalmente fora da realidade. Cegueira pura. O texto é perfeito. Não tem nenhum coitadinho. TEM REALIDADE PURA.

    7. O texto é absolutamente correto em seu diagnóstico, e Bolsonaro é, sim, vítima de tal sistema detestável. Afinal, o PBR tem muito pouco poder no Brasil, diante de um Parlamento corrupto e corporativista. A solução será chamar os eleitores dele às ruas, organizar um círculo estreito de militares e outros ministros leais, e descer a lenha no Congresso/STF de forma coordenada. Chega de "presidencialismo de coalizão". O momento é de revolução liberalizante à la Pinochet.

    8. Lamuria encomendada? Fazer de JB um coitado? Leia de novo! O texto e um diagnostico frio e profundo da governabilidade desse pobre pais. Nosso pais vive um absolutismo claro. A nobreza ganha mais de 30 vezes o salario minimo, fora as benesses. O proletariado entulhado nas comunidades, e na miseria. Nos, a burguesia, pagamos essa porra toda! So uma revolucao profunda salva esse transatlantico q esta afundando..,

    9. Perfeito. Uma mistura de Collor com Jânio Quadros... O pior dos dois!

    10. O texto parece uma carta de renúncia, só faltando o parágrafo de despedida e a assinatura. JB deveria aproveitar a ocasião e ir pescar de vez. Brasil "disfuncional", como se JB fosse inocente, COITADINHO... Esse texto é de uma HIPOCRISIA que dá NOJO.

  21. Os partidos políticos foram se tornando em organizações criminosas, com a finalidade de assaltar o Estado. É necessário aprovar as candidaturas avulsas para que haja alternativas às quadrilhas. Além disso, no presidencialismo, o presidente precisa liderar o Congresso. Bolsonaro tem se retirado do poder e deixado que as raposas tomem conta do Parlamento. Não se trata de ser fisiológico. Bolsonaro precisa governar.

  22. O congresso engessa o presidente,a imprensa quase toda batendo e mentindo o tempo todo (inclusive Crusoé) e a culpa é do Bolsonaro? Vão pra PQP. Intervenção militar JA.

  23. Espero que o Presidente tenha equilíbrio para tomar as medidas NECESSÁRIAS para colocar o país no rumo certo sem se dobrar as pressões e passando por cima delas.

    1. Não consegue nem saber quem tentou matá-lo. Por que a PF não consegue descobrir?

    1. Ótima idéia! E quem será o déspota esclarecido e corajoso que fará isso? Assim, só pra saber...

  24. Apenas 3%, de qualquer sociedade humana, tem o "espírito empreendedor", sendo estes os que lançam as bases de crescimento, produção e geração de riqueza em uma nação. Infelizmente no Brasil, assim como ocorreu na Argentina, Venezuela, Cuba, Coréia do Norte, entre outros, os empreendedores estão desaparecendo. Sem eles a economia adoece e morre! O QUE CAUSA A MORTE ECONÔMICA NÃO É O COMUNISMO, MAS SIM A INCAPACIDADE DE EMPREENDER!, e este fato está ocorrendo e de forma muito clara no BRASIL!

  25. Gostaria de parabenizar o autor desconhecido ! O texto mais lúcido que li nos últimos tempos ! É a sinopse mais verdadeira do Brasil.

    1. Lindo! O paciente, sem ter um médico competente que o trate, morrerá, contudo, com um diagnóstico claro... que patético!

  26. So uma revolucao militar salva esse pais. Destituir todos poderes Fazer todas as refirmas. Previdencia, Tributaria e Politica Acabar com todos os privilegios de politicos, MP, Judicuario, etc... Privatizar ou acabar com todas as estatais. Feito isso, convoca-se eleicao e vamos recomecat....

    1. Quais militares? Os que integram o governo ou algum soldado tresloucado?

    2. Os militares. Que estao calados. Mas nao deixarao o barco afundar....

    3. Excelentes sugestões, só faltou ao amigo mencionar quem fará tudo isso...

  27. PS: Alguém sabe como faço para enviar ao Presidente um exemplar das Meditações, de Marco Aurélio (o filósofo romano, não o supremo apodo)? Talvez ele se convença -- embora duvide disso -- a deixar seus filhos traçarem por si sós o caminho voluntário do cadafalso...

  28. Esse autor desconhecido “só pra nós” faz um diagnóstico perfeito do sequestro do pais pelas mais diversas quadrilhas. Quadrilhas sim pq o interesse dos eleitores nao entra na equação. A falta de traquejo e arrogancia de JB de um lado aumenta a bagunça e do outro trás a tona a discussão q é necessária. Como isso começou forte com FHC q criou a nefasta e ladra governabilidade(tutela) de ladroes, acho q agora é o caso das FAA tutelarem JB e porem ordem na casa.

  29. E por falar no genial imperador Marco Aurélio, alguém faça a gentileza de lembrar ao senhor mandatário desta nação que toda a sabedoria do general-filósofo não foi capaz de torná-lo cego para a infeliz escolha de defender seu filho, o incompetente e megalomaníaco Cômodo, acima dos interesses de Roma. Assim, só para lembrar...

  30. Diz o autor que Bolsonaro é "um óculos com grau certo". Jura? Quem não viu antes tudo quanto já estava mais do que às claras talvez seja o escrevinhador anônimo, irmanado com a massa de idiotas inúteis que estão sempre de plantão. De resto, um presidente capaz de ver o óbvio é tão útil como uma lanterna ao meio-dia. Não precisamos de um visionário apático e autopiedoso. Precisamos de ações corretas, rápidas, engenhosas.

  31. Autor desconhecido? Me engana que eu gosto! O texto isenta o presidente de todo e qualquer problema no governo. Acho que toda semana aparecerá uma carta do tal "autor desconhecido" kkkkkk.

  32. Até agora, além de proteger um filósofo que, não obstante inteligentíssimo no campo teórico, tem-se mostrado um ingênuo na política. Coisa essa bem natural ao filósofos, desde Platão até Goebbels, passando por Marco Aurélio, Kant, e, claro, Marx...

  33. Não me digam que só agora Sua Excelência o Presidente descobriu tudo isso? E tendo descoberto, o que fez ou fará para livrar-se, a si como também a nós todos, dessa desdita? Vai mandar fechar as instituições? Irá declarar-se ditador perpétuo do Brasil. Ótimo! Não me desagrada. Mas como? Estaria ele se achando um Júlio César? Com que histórico de vida? Nem conquistou ele a Gália, nem cruzou o Rubicão, nem será preciso a conspiração de um Brutus (que sequer existe entre nós) para aniquilá-lo.

  34. A esquerda destruiu o Brasil e não deixa a direita reconstruir. E ainda culpam o Jair !! Que triste e asquerosa que é a política brasileira. Infelizmente muitas pessoas que podem ajudar não estão nem aí pro Brasil. Eu vou pra Brasília se for preciso, mas o que eu quero é que esses Congressistas obstruidores do país tomem vergonha na cara por conta própria antes de ter que ir pegar essa estrada !! Rezar pra iluminar esses Deputados/Senadores que desrespeitam o projeto das urnas.

  35. Diante desta e de outras é que reforço a necessidade de recomeçarmos do quase zero: 1) intervenção em todo o legislativo que foi reeleito ou já teve algum mandato anterior em qualquer esfera pública. Eleições para novatos que serão impedidos de ter assessores dos atuais cassados. 2) intervenção em todo o judiciário que tenha originado por qualquer tipo de indicação, e recomposição por meritocracia. 3) promulgação de uma nova Constituição, a ser elaborada por notáveis juristas das diversas áreas.

    1. Yoshua, ainda que houvesse mãos para sovar a massa, faltaria ingredientes para ela e forno para assá-la. Essa receita é um completo delírio.

    2. Irany; essa é a receita do bolo. Pergunto: que forças iriam bater a massa e assar tal bolo... Entre a receita e o bolo pronto há um "oceano" político a ser navegado, e não fica pronto da noite para o dia, e, mesmo assim, o bolo pode desandar.

    3. Ótima idéia! Mas ter idéias geniais é razoavelmente simples, como bem provaram vários filósofos, de Platão a Olavo de Carvalho. Agora, diga-nos: como é que você ou o seja lá quem for iria colocar em prática esse "recomeço do quase zero"?

  36. Tudo isto que foi dito é a mais pura realidade! Somos reféns de um Mecanismo, que se transformou em um verdadeiro "nó górdio". Não vejo saída sem uma ruptura radical do Sistema. Talvez, somente uma crise muito longa e realmente profunda da economia consiga apontar uma saída.

    1. "Ruptura radical do Sistema"? Que excelente idéia, meu amigo. Mas se perguntar não ofende, diga-nos: como isso seria colocado em prática? Ter idéias nefelibatas é coisa que ocorre a qualquer um, de gênios a jumentos. O que diferencia um grande homem (no caso, um grande estadista) é saber colocar as idéias geniais em prática!

    1. Não é uma "verdade inconveniente". São puros e singelos truísmos. Alguém que não seja um completo retardado não sabia de tudo isso? Bolsonaro acreditava mesmo que teria um Congresso subserviente? Ele esperava que todas as suas medidas fossem aprovadas apenas porque foi eleito? Ele não sabia que o tal "sistema" lhe seria hostil? Ah, sabia. Mas isso não interessa. O que interessa mesmo é que ele não está conseguindo, por sua própria fraqueza e incapacidade, contornar essa situação desfavorável.

Mais notícias
Assine agora
TOPO