Ricardo Stuckert/PR

O Brasil voltou? Em 6 meses, Lula contabiliza três fiascos

06.07.23 09:50

Lula (foto) assumiu a Presidência dizendo que “o Brasil voltou” no cenário internacional. Se voltou, então já se pode admitir que isso aconteceu sem que o país demonstrasse qualquer poder diplomático.

Primeiro, o presidente enviou o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, para Kiev, na Ucrânia, com a intenção de mediar uma negociação de paz para acabar com a invasão russa. Um dia após Amorim se encontrar com o presidente do país, Volodymyr Zelensky, o ucraniano publicou uma direta nas redes sociais. “Eu enfatizei que o único plano capaz de deter a agressão russa na Ucrânia é a Fórmula Ucraniana para a Paz“, escreveu Zelensky.

Segundo, Lula cogitou acompanhar e fiscalizar as eleições da Venezuela no ano que vem. O presidente já disse que o ditador Nicolás Maduro é vítima de preconceito e que o seu país sofre com uma narrativa maldosa escrita no exterior. Lula achava que sua amizade com Maduro acabaria levando-o a realizar eleições limpas e justas, e o Brasil se oferecia docilmente para atestar suas boas intenções. Na semana passada, a inabilitação da candidata María Corina Machado, que estava à frente em intenção de votos na oposição, enterrou essa possibilidade.

O terceiro fiasco veio nesta quarta, 5, quando se anunciou que o bispo nicaraguense Rolando Álvarez continua preso em seu país, apesar de alguns boatos de que seria solto. Duas semanas antes, Lula disse ao papa Francisco que pediria pessoalmente a Daniel Ortega que libertasse o religioso. Mas tudo aconteceu sem que o Brasil tivesse qualquer participação. Ortega, idolatrado por Lula e nunca repreendido pelo brasileiro, continua fazendo o que bem entende.

Não foi o Brasil que voltou. O que voltou, isso sim, foi a diplomacia megalonanica de Lula. O Brasil, como já disse um diplomata israelense, continua sendo um “anão diplomático“.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ué mas os manés não estão adorando? vem muito mais deixem o homem parar de rosetar c'a Esbanja na lua de mel e veremos rabo de cutia piar ao meio dia.

    1. A nossa sorte é que os nossos populistas são incompetentes como strong men. Tiram as suas casquinhas no poder, muito passeio de caça, de moto, vinho do bom, puxa-sacos, caixa-dois, mas não tem testículos para tentar algo além. Adoraria ver um deles indo para a cadeia por isso.

  2. Voltou? Voltou? Lula, vc enlouqueceu! É o retorno dos que não foram, nem c/ Lula/Dilma nem com Bolsonaro. Pelo visto com essa arenga lulo-petista mais as dos bajuladores mendigos do foro de S. Paulo não vamos a lugar nenhum. Iremos cada vez de marcha ré rumo ao precipício guiados por Lula e sua equip e pior, sem olhar o retrovisor! Seu ego é enorme mas seu legado é pífio. Fora Lula!. Viva a Lava Jato!

  3. Esses pontos seriam os mais relevantes, mas quase diariamente Lula mostra sua incompetência, agora com a ajuda da 1ª Ministra Janja. Basta lembrar dos móveis e da gravata. Tudo que um luloafetivo tenta fingir que não viu, ou acha argumentos para continuar defendendo.

  4. Na realidade Lula está o sendo Lula de sempre! Mentiroso, megalomaníaco, aproveitador, ou seja, uma pessoa medíocre, ignorante e de má-fé!

  5. Na reunião do Mercosul o único que não falou o nome de Maria Corina foi Lula, alegando que não estava informado sobre problemas com ela. Esse é o recorrente mal de Lula: parcialidades, mentiras, ignorâncias, incopetências, despreparo e má assessoria. Tais parcialidades e demais predicados negativos de Lula saltam aos olhos d todos! Por que será? Todos sabem q Maduro é um ditador sanguinário, colocou os militares d Venezuela no narcotráfico e tem ligações com o PCC! Fora Lula, Viva a Lava Jato!

  6. Lula está aproveitando poder e dinheiro público para passear e luxar às nossas custas. Não fez nada de relevante em 6 meses a não ser viajar. Está aproveitando enquanto pode, porque a reeleição não vai ser fácil nem é certa. Resumindo: oportunista egoísta.

Mais notícias
Assine agora
TOPO