
O calote da Rússia e seu significado para Putin
27.06.22 13:27Um representante da Casa Branca anunciou na manhã desta segunda, 27, que a Rússia deu um calote em seus títulos soberanos estrangeiros pela primeira vez em mais de um século.
Sem reservas em dólares disponíveis para honrar seus compromissos, a Rússia também não consegue importar peças e produtos diversos que são essenciais para a indústria de guerra.
“Assim, no período de alguns meses, as exportações dos Estados Unidos para a Rússia, incluindo insumos tecnológicos críticos que Putin precisa para manter suas Forças Armadas, diminuíram 97%. As importações russas de mercadorias de todo o mundo podem cair até 40% este ano“, disse o porta-voz americano durante uma coletiva na Alemanha, onde ocorre uma reunião do G7.
O calote da Rússia já era esperado pelo mercado, pois reservas em dólares nos Estados Unidos e na Europa foram congeladas pelas sanções.
O bloqueio tornou impossível para a Rússia pagar suas dívidas em dólares e deixou o país fora do sistema financeiro internacional. “Sem dólares, fica bem mais difícil obter peças para a manutenção de aeronaves, de carros, de equipamentos militares, de qualquer coisa. Esta guerra está custando muito caro para a Rússia“, diz o economista Piter Carvalho, da Valor investimentos.
A Rússia negou que tenha dado um calote, mas credores já denunciaram o não pagamento. “Há claramente um esforço por parte do governo para esconder suas dificuldades. Mas certamente a economia do país está caminhando para a ruína“, diz Carvalho.
Segundo a fonte oficial americana, o PIB da Rússia deve cair dois dígitos este ano e a inflação deve passar de 20%.
Continue sua leitura!
E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.
O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!
CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO
- 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
- 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
- Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
- Newsletters Exclusivas
Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.
O povo russo não tem uma visão clara do q está acontecendo e do q está por vir. Há de chegar o momento q o povo russo irá cobrar as vidas perdidas e a destruição da sua economia e seu empobrecimento. A prisão de Putin servirá de exemplo pra tds os belicistas de plantão.
Guerra é guerra ,Tovarisch Putin...
Sofrem os ucranianos, sofre o povo russo mas os bilionários continuam com sua fúria assassina! Até quando o ser humano vai se destruir.
Problema da Rússia é o mesmo do Brasil: no sistema político presidencialista, sem candidaturas avulsas de partidos e com instituições democráticas fracas, escolhem-se presidentes (ou semi-ditadores) a cada x anos, que sempre querem se perpetuar no poder e na corrupção, não havendo a mínima resistência contra. Presidencialismo não é bom nem nos USA, vide Nixon-Trump. Mas o que fazer, pois tais sistemas não vão se auto-reformar, expontaneamente, em parlamentarismos autênticos...
Diferente demais do Brasil o sistema politico russo.
Perfeito.👍
fontes americanas nunca sao confiaveis. estao sempre a servico de um dos poderosos.
Já as russas são totalmente confiáveis, não é.? O povo é livre pra se expressar e a renovação no poder ocorre normalmente. Um exemplo pro mundo livre. Até JB o admira.
Os oligarcas e o putin não sofrerão os efeitos da inflação
Que se danem!
Esse assassino em série e gestor incompetente deveria abandonar o governo da Rússia imediatamente. O mal que faz à Ucrânia e à própria Rússia é colossal. Irá deixar a Rússia à mercê da China, tanto econômica como militarmente. Ele abriu uma caixa de Pandora e isso terá consequências inclusive à incolumidade territorial da Rússia asiática. Aguardemos o fim da história...
Os Brics deveriam expulsar a Rússia deste grupo por assassinar pessoas durante a paz e gerar guerras não provocadas p/ distrair seu povo do seu corrupto e péssimo governo.
Que ele reconheça a soberania da Ucrânia e tire suas tropas do país! O vexame já não tem como aumentar...
A economia ocidental é muito mais forte e resiliente do que a russa. Nessa guerra, quanto mais o tempo passar a situação da Russia ficará pior do que a do Ocidente. Ucrânia tem que receber o apoio militar para segurar os russos o tempo que for necessário até que a crise econômica e o desgaste de perdas na guerra derrotem a Rússia
O Carniceiro com complexo de superioridade, agora Caloteiro, deveria ser condenado à prisão perpétua, no mínimo, por assassinar tantos cidadãos ucranianos inocentes. CARNICEIRO E CALOTEIRO, PARE DE ASSASSINAR PESSOAS INOCENTES!
Viva a Ucrânia! Não se pode tolerar a barbárie e o crime em nome de conveniências políticas menores, pois um mundo que fosse dominado pela escória da humanidade não haveria nem desenvolvimento material, quanto mais cultural e espiritual. O mal deve ser combatido imediatamente quando se apresenta, com uma força igual ou superior. Assim minimiza-se a violência.
Ainda assim, para um indivíduo criado nos moldes da KGB ele não vai se importar de seguir com a guerra. Só espero que aquela história da doença que ele carrega, seja verdade, e que, mesmo dentro seu mais seguro Bunker, ele não o salve.