Mateus Bonomi/Crusoé

O delivery de propina da JBS para Renan

27.06.19 12:49

Agentes do Serviço de Inquéritos Especiais da Polícia Federal que atuam nas investigações sobre o senador Renan Calheiros (foto) no Supremo Tribunal Federal se depararam com uma nova frente de apuração, que promete dar dor de cabeça ao parlamentar do MDB de Alagoas. Foi aberta por Durval Rodrigues da Costa, servidor público de 67 anos e amigo de longa data do ex-diretor da J&F e delator Ricardo Saud.

Durval não fechou nenhum acordo de colaboração, ao contrário de Saud. Ainda assim, ao depor na sede da Polícia Federal em Brasília no dia 31 de maio, apresentou um detalhado relato sobre a complexa operação logística para entregar 3,8 milhões de reais em propinas ao então presidente do Senado, ao longo de duas semanas, às vésperas das eleições de 2014. O relato inclui viagens entre capitais em cinco carros diferentes, contatos por meio de um aparelho celular pré-pago e malas de dinheiro buscadas em quatro endereços diferentes, entregues para o filho de um funcionário de confiança do gabinete de Renan.

A relação de confiança entre Saud e Durval já havia sido citada pelo ex-executivo da JBS em sua colaboração e Durval confirmou à PF e deu mais detalhes. Eles se conheceram ainda na década de 1990 e Durval chegou a convidar Saud para ocupar um cargo no Estado de Minas em 1999. Naquela época, Durval era chefe de gabinete do então secretário estadual de Meio Ambiente. Logo após o convite, Saud foi nomeado presidente da Companhia de Armazéns e Silos de Minas Gerais. As trocas de favores e ajuda mútua entre os dois se seguiram ao longo dos anos. Foi graças a essa relação de confiança que Saud procurou Durval em 2014 para pedir um “favor” que anos mais tarde seria revelado.

O servidor informou que a operação começou quando Saud o procurou entre agosto e setembro de 2014 com um pedido de ajuda. Durval buscou o amigo no aeroporto de Brasília e ambos foram à residência oficial da Presidência do Senado. Lá, o executivo da JBS se reuniu a portas fechadas com Renan, enquanto ele aguardou em uma sala separada. Após a reunião, os três almoçaram na residência oficial e, ao final da refeição, Saud disse Renan que Durval era de sua confiança e “estaria pronto para executar o que havia sido combinado”.

Durval chegou a indagar o executivo da JBS sobre qual seria esse “combinado”, mas Saud disse que explicaria depois. Na ocasião, o servidor ficou com a impressão que se tratava de algum serviço para a campanha eleitoral, já que Saud lhe passou o telefone do publicitário André Gustavo Vieira e indicou que o assunto seria tratado com ele. Vieira já foi condenado pela Lava Jato em Curitiba por atuar como operador de propinas para o ex-presidente da Petrobrás Aldemir Bendine, e aparece em outras investigações como suspeito de operar pagamentos a políticos.

Dias após o almoço na residência oficial do presidente do Senado, Saud voltou a procurar Durval e pediu que ele fosse para o Recife se encontrar com André Gustavo. No mesmo dia, o colega de Saud pegou um voo e foi se encontrar com o publicitário em um apartamento na praia de Boa Viagem, área nobre do Recife.

Chegando lá, se deparou com André Gustavo e outros dois homens, cujos nomes ele disse à PF não se recordar. No encontro, foi informado de que precisaria fazer várias viagens para entregar 4 milhões de reais para Renan em Maceió. Na primeira, realizada naquele mesmo dia, foram 600 mil reais. Ele e o publicitário, então, deixaram o apartamento e entraram em um carro com um dos aliados de André Gustavo. O outro homem que estava com o grupo entrou em outro veículo, onde estava a mala com o dinheiro. Eles rodaram por algumas quadras na capital pernambucana, até que Durval trocou de veículo. A partir daí, ele foi deixado no aeroporto do Recife e, de lá, seguiu para Maceió de taxi.

Durval contou que se hospedou no apartamento 212 do Hotel Ibis na praia de Pajuçara, um dos pontos nobres de Maceió. No dia seguinte, ele recebeu um telefone de José Aparecido Diniz, ex-assessor do governador de Alagoas Renan Filho, que foi até o hotel checar os valores e avisou que seria necessário ter alguém da confiança de Renan para entrar na garagem do prédio do parlamentar. Eles aguardaram a chegada de Ricardo Santa Ritta, filho do chefe do escritório político de Renan em Alagoas, Carlos Santa Ritta, e apontado por Durval como o motorista do senador.

Diniz e Santa Ritta deixaram o hotel com a mala e Durval aguardou no Ibis por dois dias, até receber um novo telefonema de André Gustavo, solicitando que ele voltasse ao Recife para buscar mais uma mala de dinheiro com um de seus homens. No dia seguinte, Durval voltou para a capital pernambucana de táxi, se encontrou com o homem da mala (desta vez com 800 mil reais) no aeroporto, e de lá, retornou no mesmo táxi para o apartamento 212 do Ibis em Maceió. No mesmo dia, Santa Ritta foi ao local pegar a mala e levar para Renan. A partir daquela entrega, eles acertaram que Santa Rita iria fazer as próximas viagens com Durval para buscar os recursos em Recife.

Por mais três vezes, com Santa Ritta e Durval viajando de carro até Recife para buscar os valores e o motorista de Renan posteriormente entregando as malas para o senador, segundo Durval. A operação durou pouco mais de uma semana, com Durval pagando suas diárias em dinheiro e usando um celular pré-pago para se comunicar com os outros envolvidos, e Santa Ritta utilizando um carro diferente a cada viagem. Para garantir que Durval estava se referindo de fato a Diniz e a Santa Ritta em seu relato, a Polícia Federal mostrou ao depoente várias fotos de rostos de pessoas semelhantes, sem identificar nomes. Ao se deparar com elas, Durval identificou os dois prepostos do parlamentar.

A propina para Renan paga pela JBS fazia parte de um acerto com o PT para que a bancada do PMDB apoiasse a chapa de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais daquele ano. De posse das novas informações, a PF pediu mais 60 dias para avançar nas investigações e confirmar, por exemplo, as visitas de Saud e seu amigo à residência oficial do Senado. Procurada, a defesa de Renan ainda não se manifestou sobre o depoimento de Durval.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Por que isto está sendo tão pouco divulgado? Renan consegue ficar invisível quando quer. Vejo pessoas falarem mal dele desde da década de 80 e ninguém dá a devida atenção quando sai uma notícia desta?

  2. É, democraticamente, impossível aprovar qualquer dispositivo legal para acabar com o foro privilegiado no Brasil que, a exceção do executivo, é governado por bandidos. Volto a bater na tecla (142) de que sem o fechamento de congresso e do stf o país é ingovernável. A partir de agora, nos meus comentários, passarei a utilizar somente letras minúsculas quando me referir ao congresso e ao supremo tribunal federal por manter em seus quadros elementos desqualificados.

  3. Não consigo entender porque o RENAN continua solto e, mais ainda, dando ordens no Senado. Só vejo uma razão: rabo preso de seus pares e de Ministros do STF.

    1. Certamente, o Renan está blindado em todos os lados e ângulos!

  4. Renan Calheiros deve ter gente graúda comendo na sua mão, do contrário já estaria na cadeia, não é possível tanta roubalheira sem punição.

  5. Renan sua hora de ir para trás das grades está chegando. STF , a Lava Jato chegará até vocês! Não adianta fazer nada o povo brasileiro está com Moro e Bolsonaro.

  6. Como podem políticos investigados/citados em Delação Premiada/réus votarem Lei de Abuso de Autoridade? Falta de moralidade?

  7. Um jornalista meu amigo disse há dois anos que a corrupção na Petrobras era a terceira em tamanho e potência de corrupção, seguida do Denit. A primeira seria o BNDES, com poder de corrupção nos três Poderes. A PF está abrindo as portas do banco estatal e o Legislativo e Judiciário estão lutando para deixá-las fechadas. Com certeza, tem muita gente tomando Rivotril pra dormir !!!!

    1. Será que ainda não deu para o povo alogoano perceber que tipo de gente é Renan ?

  8. Só um povo medíocre como os alagoanos pra eleger um verme desse senador e o filho do verme governador. É um país de merda, e um povo de merda. Justiça nem se fala e merda pura.

  9. É por isso que os senhores parlamentares estão reclamando da falta de articulação. Era assim que se conseguiam os apoios e é por isso que o atual governo tem tido várias derrotas. Entenderam?

  10. E necessario fazer a purgacao do STF. Enquanto assim la continuar os processos envolvendo politicos, autoridades e maus empresarios, as coisas nao mudarao. O problema deste pais e a umpunidadeimpunidade

  11. ReNão Calhorda, vc, a Dilma e a Gleisi já me bloquearam várias vezes no twitter, ñ adianta, faço tantas contas novas qto forem necessárias, quero ver vcs todos presos, "seus" cafajestes, safados, ladrões do povo brasileiro. Ah, se fosse na China...

  12. Fico pensando onde esse valor ou valores foram entregues. Em Brasília é improvável pq trabalhar que é bom não fazem. Estão sempre voando..kkk

    1. Ah Pedro!!! Não compare Renam com rato, os ratos não merecem isso.

  13. Esse aliado dos corruptos do PT e do MDB deveria ir direto para uma penitenciária de segurança máxima, mas infelizmente o foro privilegiado protege essa escória. É ainda, tentando intimidar o grande brasileiro Sérgio Moro.

  14. Os alagoanos fizeram o favor de reeleger este corrupto e consequentemente dar-lhe o foro privilegiado. O STF fica o dia todo pensando como libertar o Lula ladrão. Não vai julgar Renan Calheiros.

  15. Esse senador arrogante é um câncer para o país , aliado de todos os governos do Collor até Dilma-Temer, chegou a ser ministro da justiça do FHC. Pode demorar , porém vai cair e mofar na cadeia !!!!

    1. Apóio sua posição cem porcento! Esse cara é inacreditável,

  16. Esse é o cara que quer derrubar Sergio Moro! Essa é a gangue que responde pelo nome de partido! O que está faltando para prender esse marginal?? Esse sujeito solto e rosnando contra o Ministro Moro, Delagnol e a Lava-Jato é um acinte, um despautério contra o cidadão de bem! Não podemos admitir que esse sujeito ainda continue no Senado! A população de Alagoas devia pedir o seu impeachment, em nome da ética e dos bons costumes.

  17. Com tanto dinheiro "rolando" entre empresários e políticos corruptos, não é de surpreender que tenhamos corruptos togados "garantistas" de bandidos. Fazem a defesa deste "garantismo" só por "amor" pela lei, ou tem "amor bandido" por algo mais? São perguntas que assombram homens honestos que não querem fazer papel de otário.

  18. E nem assim esse crápula será preso. Todos os crimes prescrever-se-ão, com a conivência da justiça, e ele sairá debochando na cara do cidadão honesto. O crime, para os endinheirados, compensa nessa republiqueta bananeira.

    1. Vc tem razão, Luiz. Mas, segundo o Nhonho Alcolumbre, parceiro do Nonho Maia, o ministro Moro é que seria cassado e preso se fosse senador. Daí podemos aquilatar o nível moral desta gente...

  19. O Brasil espera que o senador pelas Alagoas seja denunciado, julgado e, se condenado, vá para a prisão. Os escândalos são corriqueiros deste o caso da jornalista Mônica e a Andrade Gutierrez em 2007. E que os eleitores alagoanos tenham melhores escolhas de representantes políticos. Amém.

  20. Não é possível tolerar bandidos como Renan, Dirceu, Dilma, Gleisi, etc. alguns com foro privilegiado roubando e atrapalhando o nosso País à luz do dia em tal quantidade e em tantos órgãos públicos. Artigo 142 neles já!

    1. Onde estão os Guardiões da Pátria, nossos Generais?

  21. Como pode bandidos fazendo as leis, não deveria ser todas revogadas já que os mesmos querem anulação das condenações da lava jato.

    1. Infelizmente, dando proteção à bandidagem. Eles são "garantistas", não esqueçamos.

  22. Tá vendo, Renan? Foi só botar a cabeça pra fora de seu esconderijo que logo surgiu mais uma acusação. Não adianta nada votar correndo a lei contra abuso de autoridade. O povo sabe o que vc é e cedo ou tarde vai querer sua cabeça.

  23. É nauseante ver essas noticias sabendo de antemão q severas investigações serão realizadas para não resultarem em acusações formais pela tal PGR e, qdo ocorrem, sao simplesmente arquivadas por alguém do grupo do Gilmar ou regularmente pelo proprio. Entao, é mentira o q o cara denuncia ou quem manda é o Gilmar. Como essa justiça nao vai dar em nada, tenho q a divina desistiu de nós pois esses vagabundos estao explodindo de gordos e, sequer infartam. Como isso nao prospera, melhor nem saber

  24. já passamos da hora de impedir que esses tipos de pessoas se candidatem. ter um processo, dois, aberto por uma pessoa ou entidade vá lá, diversos processos abertos por órgãos governamentais, aí deve-se suspender os direitos políticos destas pessoas.

  25. VIVA! O CAPITÃO DONATÁRIO DAS ALAGOAS! Quem pode...Pode! Mais um processo a caminho da PRESCRIÇÃO! SÃO QUANTOS MESMO? VOU PERGUNTAR AO stf!!!

  26. esta explicado o ataque colerico de Renan contra Sergio Moro.quem deve teme. renan deve temer muito porque são varios inquéritos

    1. Concordo. O MDB (e outros partidos) tem muita gente graúda e suja além de Renan.

Mais notícias
Assine agora
TOPO