Arquivo pessoal

O drama da mãe cubana que teve um filho preso aos 17 anos pela ditadura

23.01.22 18:28

Após os protestos espontâneos do dia 11 de julho, o regime de Cuba prendeu arbitrariamente centenas de pessoas, que hoje enfrentam julgamentos sumários. Entre elas há pelo menos cinco adolescentes com menos de 18 anos. Um tem 16 anos. Outro é Brandon Becerra, que foi detido quando ainda tinha 17 anos e segue na prisão. Sua mãe, Yanaisy Curbelo, de 38 anos (na foto ela aparece com filho), conversou com Crusoé por telefone.

Por que seu filho foi preso?
Depois dos protestos do dia 11 de julho, meu filho foi pegar uma pizza no restaurante com o seu irmão, de 13 anos. Quando ele estava ouvindo música ao telefone, esperando a comida, uma viatura com quatro policiais e um ônibus com doze agentes da segurança de estado chegaram ao local. Pegaram o celular de Brandon e o algemaram. Ele foi empurrado contra a viatura e depois levado para dentro do ônibus. Meu filho menor saiu correndo, foi até onde eu estava e me contou o que tinha acontecido.

As autoridades trataram de maneira diferente seu filho, considerando que ele tinha apenas 17 anos?
Eles não se importam se uma pessoa é menor de idade. Brandon tinha 17 anos quando foi preso na esquina de casa. Completou 18 anos em novembro, dentro da prisão. No começo, fiquei três meses sem ver meu filho. Só podia falar com ele pelo telefone, uma vez por semana. Foi horrível. Quando Brandon foi preso, disseram que ele tinha jogado pedra e que virou um carro da polícia. Mas meu filho não fez nada disso. Ele só gritou “pátria e vida” e que Cuba sente fome. Depois, foi acusado de desordem pública e propagação da epidemia. Negaram os três pedidos que fizemos para que ele fosse removido para outro lugar. Querem que meu filho fique atrás das grades por 18 anos sob acusação de sedição.

Por que a ditadura está agindo assim com o seu filho?
Eles querem que meu filho e os outros meninos sirvam de lição para todos os demais. Querem usar os inocentes como exemplo. E há muitos menores de idade presos. É uma injustiça. Querem condená-los para que o povo continue com medo.

A sra. tem medo?
Meu único medo na vida é que meu filho fique 18 anos na prisão. Isso é um abuso. Os advogados fazem acordos com os tribunais. Nada aqui funciona. Eles não permitem que a gente se defenda. Usam Shakira (sistema de imobilização que os presos são algemados pelas costas, com correntes limitando os movimentos das mãos e dos pés). Eles entram nas salas como se fossem assassinos. Estão tratando os meninos como se fossem terroristas, quando os terroristas na verdade são eles.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Não acredito que Lula e Zé Dirceu ajudem , afinal o adolescente preso deve ser um agente da CIA ou um agitador dia Capitalismo Internacional. Provavelmente já cadastrado como lnlmlgo do povo livre de Cuba.

  1. Zé Dirceu e Lula poderiam dar uma declaração sobre esse artigo? Vocês poderiam interceder junto ao governo cubano, por favor? É questão humanitária!

  2. "PÁTRIA E VIDA. CUBA SENTE FOME". É esse o grito de um jovem de 17 anos, contra a ditadura cubana, que ROUBOU o futuro dele, com o apoio do ex-presidiário Lula. Em Cuba os advogados fazem acordos com os tribunais. Nada muito diferente do Brasil bolsolulista. Aceitar a continuidade do Bolsonaro, ou a volta do Lula, é condenar nossas crianças a serem no futuro, os jovens de Cuba hoje. MORO PRESIDENTE 🇧🇷

  3. ""Pátria e Vida" é uma linda canção um desabafo sobre a vida dos Cubanos , sugiro escutá-la .Ao ler a entrevista e ouvir a canção é difícil segurar as lágrimas.

  4. É isso que essa imprensa marrom, viúvas do PSDB e lacradores estão tentando fazer no Brasil. Parabéns vcs vão colocar a esquerda MALDITA novamente no poder.🐁🐁🐁🐁🐁

  5. Tristeza isso meu Deus , vamos nos reunir pelos jovens de Cuba , nenhum ser humano merece isso , regimes autoritários , ditatoriais e aqui querem colocar o Lula de volta , essa esquerda latina , podre , corrupta

  6. Tristeza profunda! Mães do mundo inteiro, reúnam-se! Mostrem solidariedade às mulheres sofridas ,que colocam a vida dos seus filhos e a Pátria antes da luta insana pelo poder, vinda de outras mulheres e homens.Não sou mãe biológica, mas registro aqui minha indignação pela indiferença de alguns.Sei que há motivos para medo. Mas lutem pelo direito à vida, sem a qual nada existe e é só o começo; pela morte digna, quando a velhice chegar; Que os Países sorriam,cantem,dancem, ao som da esperança.

  7. Eis a dura realidade do regime ditatorial de Cuba, país irmão do nosso PT, amado e adorado por Lula e seus asseclas que visam Implantar no Brasil.

  8. Eu sempre me pergunto porque o mundo e a grande imprensa não dão uma notícia como essa. É revoltante! É a grande esquerda abraçada a um regime morto! É triste demais.

  9. E aqui com uma democracia pujante com falhas e defeitos é um mal menor porque temos liberdade e ainda tem este esquerdopata, ex-presidiário condenado e conhecido como J Dirceu a pregar que tem como meta implantar as bases do socialismo no Brasil. Ele e os outros petralhas apoiam e aplaudem a ditadura cubana descaradamente.

    1. A unica saída é divulgar é mostrar ao povo o regime político que Lulu e Bolsonaro querem implantar aqui no Brasil

Mais notícias
Assine agora
TOPO