Reprodução

O Foro de São Paulo e as eleições na Bolívia e na OEA

22.01.20 16:06

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou no dia 7 de janeiro uma reunião extraordinária do Foro de São Paulo, que normalmente só acontece uma vez por ano. Batizado de Encontro Mundial contra o Imperialismo, o evento começou nesta quarta, 22, em Caracas, e foi transmitido ao vivo pela televisão (foto).

Apesar de o convite ter sido feito em cima da hora, o governo venezuelano conseguiu encher um auditório em Caracas. A reunião surpresa, contudo, sequer foi registrada no site ou na conta de Twitter do Foro de São Paulo.

Com o Foro improvisado, o ditador pretende influenciar em dois eventos no início deste ano. O primeiro deles é a eleição de secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), marcada para 20 de março. “O uruguaio Luis Almagro está buscando a reeleição e a ditadura fará todo o possível para impedir essa vitória”, diz o cientista político venezuelano Pedro Urruchurtu, coordenador e responsável internacional do partido Vente Venezuela.

O outro evento é a eleição na Bolívia no dia 3 de maio. “Maduro tentará desestabilizar o processo para que não aconteça uma eleição democrática”, diz Urruchurtu. “Dificilmente Maduro terá sucesso nessas duas coisas: Almagro deve ser reeleito e o Movimento ao Socialismo, de Evo Morales, deve perder na Bolívia. Mesmo assim, alguma instabilidade ele deve conseguir provocar.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não vejo razão para toda essa paranóia Olavista com o Foro de São Paulo. Que poder tem uma organização que depende do Maduro e do PT.

  2. Comunista é assim: se ganhar eleição na Bolívia, ganhou. Se perder mas causar tumulto e dizer que a eleição foi ilegítima, também ganhou. É tudo marketing, e o sucesso depende do número de idiotas úteis que eles conseguem enganar.

  3. O Forumvde DP não passa de um grupo de NARCOPOLITICOS querendo a sua fatia do bolo. Perderam a fatia brasileira, perderam a fatia do Uruguai, estão por perder a fatia da Bolívia que é a grande produtora da mercadoria que esse grupo trafica. Somente com a fatia da Argentina e Venezuela não é suficiente!!! MST / Foro de SP / Reunião de Puebla / SA Nacista / SS de Hitler é tudo a mesma coisa.

    1. Concordo. Td radical e'um imbecil. Td cara q ve solucao em uma unica ideologia, e'limitado. Nao encherga fora da cartilha.

  4. O PESSOAL DE DAVOS DEVE TER FICADO MUITO PREOCUPADO. CORRIA O RISCO DE ESVAZIAR REPENTINAMENTE O EVENTO. JA PENSOU !! A MIDIA TODA PROCURANDO VOO DAVOS/CARACAS?

Mais notícias
Assine agora
TOPO