O melhor leitor

19.04.22 07:36

Vai nascer o A+C. É o resultado da soma de O Antagonista+ com a Crusoé. E é para lá que eu vou. 

O número zero da Crusoé foi publicado quatro anos atrás, em 2 de maio de 2018. O Antagonista+ estreou um ano depois. Desde então, sei que nosso melhor leitor é o assinante. Quero passar a maior parte do meu tempo com ele. O plano é escrever para gente mais próxima de mim: para os velhos assinantes, que vieram conosco até aqui (mais de 67 mil), e para os novos assinantes, se aparecer algum. 

A questão é empresarial, claro. Mas é sobretudo existencial. Estou caduco, com quase sessenta anos. Chega de ficar berrando na orelha de uns imbecis que caem por acaso em nossa página e emporcalham nossa caixa de mensagens. O assinante é quem pode salvar o jornalismo. Mais importante do que isso (para mim): ele pode me salvar, desinfectando meu ambiente de trabalho.

O modelo baseado em notícias grátis e publicidade automatizada estrangula o jornalismo. De um lado, tira-lhe recursos, pagando uma merreca pelos anúncios. Do outro, privilegia o lixo editorial. O Google se nutre de notinhas sobre Anitta, em detrimento de reportagens sobre as fazendas de Gilmar Mendes, por exemplo. Quero o contrário disso. Se ninguém mais quiser, dane-se: vou continuar querendo.

Uma máxima infame do jornalismo é que jornalista não é notícia. É um jeito covarde de se defender. A imprensa tem de ser escrutinada exatamente como o Palácio da Planalto ou o STF: pela própria imprensa. Há jornalistas corajosos e jornalistas covardes. Um não é igual ao outro. Os primeiros precisam ser lidos; os outros, apedrejados.

O fato, porém, é que a democracia morre sem jornalismo de verdade. Neste momento, não há tanques fumacentos nas ruas, por isso meu discurso pode parecer um tantinho histérico. Mas garanto uma coisa: a censura à imprensa ocorre mesmo assim, imposta pela escória brasiliense, em conluio com os conglomerados da internet. Os novos tanques são algoritmos, homepages e CPMs, pilotados por jornalistas covardes.

A Crusoé sempre tentou corresponder ao seu mote: uma ilha no jornalismo. Minha opinião é que o Brasil está naufragando. E que, sem uma ilha no horizonte, a gente vai se afogar. Vou nadar até lá.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O paralelo entre Anitta e GM foi perfeito. A alusão à ilha me fez lembrar da última cena do filme "Eric, o Viking" (Monty Python), onde a ilha Brasil afunda. Visionários britânicos.

  2. Diogo sou assinante de primeira hora do Abtagonistane da Cruzoe e posso te garantir, nunca abandonarei o barco. Vakos nadar juntos até o fim dessa maratona aquática, ou.morrer tentando. Abçs a todos

  3. Acho só que falta uma rádio digital ou algo assim, que possa transmitir o programa antagonista, eu gosto de escutar pelo celular o ao vivo, mas é um trâmite manter o YouTube aberto sem poder sair da tela enquanto transmitem o programa. E o podcast pelo site também acho meio trabalhoso para encontrar, escolher e escutar. Poderiam trabalhar melhor essa manipulação dados de transmissão na forma de áudio.

    1. Se usar o youtube pelo navegador do celular em vez do aplicativo, conseguimos continuar a execução mesmo usando outra coisa ou travando a tela.

  4. Diogo, vcs são nosso porto seguro. Só em casa, somos 2 assinantes e 3 leitores. Vida longa e um sucesso cada vez mais estonteante. Os louros de vcs são a nossa luz e leme! Obrigada.

  5. Já virou um hábito a minha leitura diária e constante de O Antagonista. Não fossem vcs, não teria mídia que me representasse. Parabéns pela lucidez, força e coragem!

  6. O brilho e força do jornalismo investigativo que vocês produzem com tanta perseverança e competência vai chegar para muitos leitores mais e essa fusão CRUSOÉ + O ANTAGONISTA veio para ficar, pois somos muitos brasileiros decentes famintos de ter acesso à informação honesta e verdadeira. Sucesso, amigos!

    1. Exatamento! Permita-me fazer minhas suas palavras. Sucesso sempre! Sou das primeiras do site, e fiel sempre! Só aqui encontro o que vale a pena ler!

  7. Obrigado Diogo e toda equipe da Crusoe e O Antagonista (Claudio Dantas, Diego, Mario e todos)…. O Brasil precisa do trabalho de vocês… Não desistam jamais…. Sou assinante do combo já há alguns anos e pretendo continuar….: Vamos todos lutar por um Brasil sem corrupção, conhecendo as notícias mais importantes e os comentários mais inteligentes do jornalismo brasileiro!!!!! Vamos continuar juntos e perseverar……,🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷👍👍👍👍👍

  8. Estamos juntos, Mainardi! Sua lucidez, coerência e coragem se refletem no seu EXCELENTE trabalho! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

  9. Parabens pela lucidez!! O Brasil está afundando e as pessoas não conseguem ver alem de Anitas e fofocas... A verdade é triste e chata, então adoram pão e circo!!

    1. O Brasil não está afundando, apenas passa por uma tempestade, está no piloto automático, nossas instituições são fortes, vai resistir.

  10. Espero que resistam, pois são o único veículo sério, independente, destemido e irreverente neste mar de veículos oportunistas e servis aos poderosos de todas tendências.

  11. Stop Free News - Super apoiado! A situação do Brasil é ruim mesmo! Que alívio que vocês existem, jornalistas corajosos! Continuamos nadando juntos!

  12. Grande, Diogo. Minha admiração é gratidão serão eternas. Sou assinante do combo há muito tempo, porque tenho consciência de que é fundamental apoiar a qualidade e a inteligência no jornalismo, ainda mais o que é disponibilizado nos dias de hoje. Continuarei apoiando, enquanto você e seus companheiros de luta não desistirem. Non mollare mai! ;-)

  13. Vamos estar juntos no A+C. Quero só, novamente, reforçar o que pedi ao Diogo Mainardi: 1. Nada de previsões daqui pra frente; e 2. Seja o maior militante de Veneza, da Itália e onde mais puder, mas não nas publicações! Porque quando você se frustra, frustra a todos. Então, nada de previsões e nem de militância. Deixe a política para os pilantras, para os sociopatas, para os desavergonhados. De você queremos os textos, ok? Obrigado.

  14. Esse mal também está na música/televisão/cinema/pintura/escultura, sob a desculpa de ser arte popular, privilegiando arte baixa e reacionária em detrimento da qualidade. É o poder dos sem qualificação e pseudo intelectuais em levarem vantagem com o grotesco por não o conseguirem com a excelência. No caso da imprensa é mais grave, pois deveria ser o alicerce de sustentação da consciência humana, não a moldando, mas dando-lhe o sentido do discernimento do bem/mal, bom/ruim, razão/insensatez, etc.

  15. Bravo Diogo sou assinante ha 2 anos, admiro sua cultura dedicacao impeto de realizacoes,,nos faz compartilhar de tudo que acontece no momento seremos gratos ao trabalho seu e do Antagonista, livres das censuras e bravos em nos relatar,os invejosos que se manken,os jornalistas sao especiais devem dar muita inveja aos curiosos sem aptidao pra nada vidas vazias pena que nao se lixem de serem importunos,avante Mainarde,

  16. Grande parte dos leitores de vocês era bolsonarista. Essa gente hoje está com os condenados do mensalão, com o Queiroz, com os rachadeiros da família bolsonaro, com a Jovem Pan, com a Revista Oeste e outros blogueiros bolsonaristas. Vocês apostaram num país que nunca existiu. Não acredito que o modelo de negócios de vocês, baseado em assinantes, consiga perseverar.

  17. Não sei o que seria de mim sem vocês… Estou sempre conectada e me alimentando de informações seguras com textos excelentes. Siga em frente Diogo, nadaremos 🏊‍♂️ juntos!

  18. Não tenho mais idade pra nadar pra uma ilha, mas já comprei uma bóia bem grande. Irei com vcs, mas bem cômoda e confortável kkk

  19. Sou assinante do Antagonista e Crusóe desde o nascimento deles e assim pretendo continuar. Jornalismo de verdade se vê aqui. Parabéns e abraços.

  20. Não tenho orgulho de ser assinante de Crusoé e O Antagonista. Também não tenho orgulho de ser honesto. Ambos são minha obrigação. Ambos serão meu legado para meus netos. O Brasil vai continuar precisando de ambos.

  21. Parabéns pela coragem de manter este exclusivo jornalismo.Aproveito Diogo para pedir para ficar esperto sobre o Eduardo Leite,que ao meu ver foi tão nocivo quanto os outros da 3via para a desistência de Moro

  22. Imprensa, quarto poder , igualmente corrupto, conivente com os outros três. Vocês são excessão , vamos juntos até ao fim do mundo. Obrigada ..

  23. Exceptuando o "(..) caduco com quase sessenta anos (...)" no demais estamos de acordo. O seu desafio é imenso, mas tem o (notável!) mérito de vc continuar a acreditar nas suas convicções. E, não se limita a crer mas age em conformidade. Sem esquecer que, como diz o Poeta Aleixo, "a Razão mesmo vencida não deixa de ser Razão!". A sua missão é dura e dificilíssima. O Brasil está entregue à corrupção e orcrims. Nada de novo, mas pelo menos temos quem diga "O Rei vai nu!". Nadaremos juntos!

  24. Sou seu fã e assinante de 1a hora, praticamente só leio a sua coluna e a do Mário, meio pedante mas muito bom. Tem o Goiaba tbm e o restante tbm é ótimo, só que os assuntos me dão engulhos. Só não gostei de caduco aos sessenta! Fi-los em setembro, e posso afirmar que apenas acabei de sair da adolescência!! :-) Abração pra vcs todos pelo Quixotismo de enfrentar a plebe ignara, já concluí há muito que esse quintal do Ocidente nunca vai passar disso. Somos (me incluo) burros e pretenciosos.

  25. Sou e continuarei sendo assinante de Crusoé e de Antagonista, seja qual for o seu formato. Sucesso nesta nova fase e um brinde à sua saúde física e mental.

  26. Concordo com você plenamente Diogo e não tenho esperança que vai melhorar. Eu acompanho você a muito tempo e sei da sua competência, agradeço a confiança de externar seu inconformismo conosco, seus leitores. Peço que continue pois continuaremos te acompanhando. Um abraço!

  27. Estou e estarei com voces sempre. Mas, pelo amor de Deus, não desistam do Sergio Moro... Ele vai dar a volta por cima...

  28. A solução para nós é nadar até essa ilha e nos isolarmos até 2025. Estamos juntos nessa batalha inglória, Diogo. Eu já comecei a nadar.

  29. Fiz a assinatura desse combo - O Aontagon!sta e Crusoé. E me arrependo por não tê-lo feito antes. Aliás, eu fiz, mas tive problemas no acesso. Insisti e deu certo. Acompanho as "lives" do Dantas pelo Youtube e me indigno com as notícias da política desse país. O Antagon!sta tem coragem de determinação; a Crusoé amplitude e precisão. Ou seja, o básico que uma mente não-simplista necessita pra continuar vivendo e nutrindo de boas informações.

  30. sou assinante das 2 e vou continuar, é a esperança de que tem que melhorar o estrago que está esse País. Estamos juntos

  31. Otimo! Os dois num só, barra pesada. Vamos lá: continuam uma ilha no jornalismo. E, imprescindíveis na imprensa brasileira, que está "assim" de chapa branca. Parabéns!!!

  32. Pelo amor de Deus!! Não desistam! As reportagens da Crusoé e do Antagonista são incontestáveis! A bandidagem esperneia mas não tem como desmentir. Se vcs desitem, não temos a quem recorrer para sabermos , de fato, o que está acontecendo , cercados de mentiras cuidadosamente construidas e planejadas, como estamos.

  33. VOCÊS estão absolutamente CORRET0S!!! QTO a ANITA, a única coisa que me interessa nela é a sua BUNDA e a xereca, mas SEM o “ crônico “ herpes genital, que ela não para de coçar!!! CAMIS em frente e SEM desânimo… VAMOS VENCER “a idiotice” do nosso povo!!!… SEM VOCÊS. a “hecatombe” será muuuito pior!!!

  34. Estamos juntos nessa batalha!!! Ler noticias limpas, livres de viés e comprometidas com grupos e interesses escusos, que é o que se vê hoje nos noticiários de maneira geral, nos enoja. Crusoé, é o que é e espero que assim continue, e o resto que vá para o esgoto.

  35. Tamo junto nessa caro Mainardi!! Imprensa livre, honesta, limpa, sem manipulação e sem viés é que deve ser apoiada. O resto é imprensa marrom, merda e deve ir para o esgoto.

  36. Tamo junto nessa!! Informação limpa, honesta e sem viés é o que vale. O resto é merda que deve ser varrida para o esgoto.

  37. É isso mesmo. Espero me salvar desse afogamento jornalístico, cultural, espiritual, psicológico etc, com a ajuda de vocês.

  38. Com quase 70, não estou caducando e sou assinante desde o início e continuarei. É o tipo de informação que me satisfaz diante de tantas injustiça social .........

  39. Sou fã do Antagonista e da Crusoe , sou assinante nova ! Também não quero me afogar !!! Adoro as matérias e todos vcs ! Bjs

  40. Tudo o que escreves seja o tema que for é diferente ,mal consigo escrever pois as lágrimas me impedem de tanta emoção. Estar perto de vocês é um orgulho muito grande e ter a oportunidade de pertencer a este jornalismo independente. Heloisa Formel.

    1. É emocionante ver seu comentário/ depoimento, Heloisa Formel. ... Tenho o saudável hábito de esperar a primeira manifestação - também pode ser um Torpedo!! - vinda de Veneza pelo Despertador do Diogo.

  41. olá, Diogo! Vou renovar minha assinatura. Anteriormente, falei que não renovaria porque já estou velho, com os olhos cansados. Mas, visitei um optometrista há poucos dias, e foi só um ajuste de graus. Quanto aos rumos do jornalismo, as coordenadas de Crusoé e o Anta são as que realmente importam para mim. Você, o Mário e Equipe de jornalismo jamais foram armazém de secos e molhados. Vocês, jornalistas de verdade, são imprescindíveis.! Abçs.

  42. Sempre e para sempre com vocês .Todos que amamos o Antagonista e a Revista Crusoe , vamos continuar assinantes e prestigiando o Melhor Jornalismo do PAÍS. Heloisa Formel.

  43. A depender de minha triste figura, hoje com quase 69 anos, eu os parabenizo pela busca do verdadeiro jornalismo, e digo que continuarei sempre na busca do que houver de melhor para minhas informações! Obrigado pelas suas persistências em um mundo tão cheio de péssimos profissionais. Minha esperança “darwinista” é que possam sofrer uma ação seleção natural! O irritante é que antes de desaparecerem em suas mediocridades, deixam um enorme estrago nas mentes mais frágeis! Avante! Avante!

  44. E isso aí. Pena que somos poucos: ando muito desiludida com a política, depois desta derrocada do Moro. Em processos, ele era o melhor "enxadrista", mas na política... Não deu para entender. Enfim: tô espeando um milagre neste País.

  45. É Diogo, realmente o mar não está pra peixe para o bom jornalismo. O obscurantismo avança, o oportunismo está a galope e assim, vamos morrer na práia. Não tenho mais nenhuma esperança num país melhor para todos e vou acabar te pedindo um cantinho na sua casa pra morar e te garanto que o seu filho, vai me adorar. Tenho 64 anos e daria tudo o que tenho pra morar num lugar onde não existisse o bolsonarismo e o lulismo. Este país está um po##e.

  46. Já comentei. Vou contigo e com todos , é absolutamente necessário estar com vocês .Fora disso, naufragamos no escuro, nada saberemos do País.

  47. Concordo plenamente! Num país como o Brasil a informação isenta, correta, livre de deturpações é fundamental para mudar as coisas. Na minha opinião só há um veículo deste perfil no momento: Crusoé. Portanto, continuo assinante!

  48. Continuarei como assinante. Espero um jornalismo crítico, fundamentado em fatos e impiedoso com salafrários de todos os matizes ideológicos

  49. Concordo e sou assinante de ambos: Antagonista + e Crusoé. O lado ruim é que se os bons veículos forem todos pagos, restarão à massa da população apenas os jornalistas comprados, que ficam plantando notinhas mentirosas em troca de dinheiro público ou de partidos.

  50. Diogo eu acompanho você desde Manhattan conexões sou assinante da Crusoé e do antagonista a mais de 25 anos moro nos Estados Unidos 🇺🇸 a 22 anos sou citizens eu acho muito pouco assinante para o nível do jornalismo que vocês nos proporciona infelizmente o Brasil 🇧🇷 está cheio de analfabeto funcional o povo brasileiro não tem memória era pelo menos vocês terem 200 mil assinantes se fossem aqui nos USA 🇺🇸

  51. Tem meu total apoio (não que isso faça diferença), mas ver unidos o jornal e a revista e ainda por cima se livrar dá intromissão de anúncios indesejados na tela, será o máximo.

  52. Continuo com vocês, com maior prazer sou assinante do jornalismo que vocês fazem. É realmente uma ilha num país que insiste em afundar. O clichê nunca caiu tão bem: estamos juntos!!

  53. Falou tudo, Mainardi. Como não sou do setor nunca havia tido um pensamento tão estruturado e coerente sobre o que discorreu. Contem com minha assinatura, pois como vcs dizem sempre “é uma ilha no jornalismo”.

  54. Eu assino as duas mas sempre me perguntei sobre o porquê não juntar em uma só, agora vem, excelente!!! Acredito que é preciso um "chamariz" para novas assinaturas, isso o marketing de vocês descobrirá como. Sou Antagonista e Crusoé de raiz!

  55. Bravo !!!!Intuitiva sempre pressenti que esta união aconteceria . A alegria é minha .. Somar o ótimo com o excelente . Contem com minha assinatura .

  56. Bravo! Sucesso e vida longa. vc me lembrou uma pichação que li em um muro em Fortaleza, região da aldeota, por volta de 1982, qdo td parecia td mto calmo em comparação com os tempos atuais. Lia-se: "Acorda Brasil, estamos afundando...", e continua atual :-(

  57. Vamos juntos! Que o número de assinantes aumente bastante! Só a boa informação pode melhorar um país. Aproveita e pede para equipe técnica possibilitar que as notícias sejam ouvidas de forma contínua com a tela do celular bloqueada! Assim, podemos ter a companhia de vocês o dia todo!

  58. Com a internet surgiu o massacre da informação sobretudo a “informação” tendo como objetivo desinformar, promover ou se auto promover. Levar vantagem ou, pelo menos, declarar-se um ser vivente. Os iguais demais, bem como os totalmente desiguais se cheiraram entre si, descobriram-se idênticos e formaram os mal fadados grupos sociais. A imbecilidade multiplicou-se em números infinitos e na velocidade dos super-heróis chino-americanos (e botem potencia nisto!). Com esta realidade lulobolsonarista m

    1. construida por essa realidade fantasmagórica passei a morar na ilha da solidão e, divirto-me lendo os filhos gêmeos dos Antagonistas. Divertidos, dramáticos como Sheakspeare, sonhadores. Corajosos e verdadeiros.

  59. Infelizmente o país no qual vivemos hoje tem muito mais pessoas preocupadas com fofocas, celebridades e programas tipo BBB. O pior é que a grande maioria destas pessoas são as que mais são afetadas pelas mazelas causadas pela corrupção e pela falta de estadistas e lideres dispostos a trabalhar pelo bem comum! Fico firme junto com a Crusoé e o Antagonista+!!

    1. Também já cobrei dele no Twitter, mas como acaba de afirmar, aqueles ali não lhe interessam. Parei com Twitter, aliás ali os robôs me atacam em cada comentário e passo hora dando block, eta corja.

  60. Diogo, sou assinante do antagonista+ e da Crusoé desde os seus primórdios. Precisamos muito que você continue nessa luta. Never quit!!

  61. Sempre pedi a possibilidade de compartilhar os textos de jornalismo isento e investigativo da Crusoé. Captação de milhares de assinantes virá em seguida, com as eleições que vêm aí… parabéns, Diogo Mainardi!

  62. Sou assinante da revista desde o dia1 e me orgulho disso! E recebo de vcs exatamente o q espero, notícias de qualidade e confiáveis.

  63. Olha. A bem da verdade dos fatos, nunca fez muito sentido pra mim, dois veículos, concorrendo um com o outro, com a mesma finalidade, mesma linha editorial, e forçosamente, as mesmas notícias. A princípio, até assinei as duas opções, até que não a mínima utilidade ser assinante de dois veículos, oferecendo a mesma mercadoria.

    1. Correção: “até que nao vi a minima urilidade..”

    2. A temática é a mesma, mas o ritmo é outro. O Antagonista acompanha o passo frenético do que acontece durante o dia, com notícias curtas e objetivas. A Crusoé é pra ler tranquilo, sem ser interrupções do trabalho. 🙂

  64. Lamento q as coisas estejam nesse pé e q Rodrigo Rangel e outros jornalistas tenham deixado a redação. Lamento por tds nós pq tds perdemos c isso. Espero que vcs cheguem a 1 milhão de assinantes, vcs merecem, o trabalho q fazem é primoroso. Espero q a sociedade compreenda q precisa do trabalho de vcs! Espero q o sr pare de reclamar de velhice! O sr é jovem e está ótimo! (Chaves dizia: "Vc será jovem se seu coração sustentar a juventude, q nunca morrerá") Sigo apoiando! Ñ fico + s a revista!🙈)

  65. Diogo Mainard, meu grilo falante: incomoda, faz barulho mas no final, quase sempre tem razão. Enfatizo o “quase” porque ninguém está certo o tempo todo, mas reconhecer erros é uma arte e poucos a desempenham hoje em dia: Você e a Crusoé ainda o fazem.

  66. Eu me pergunto "Aonde estavam esses jornalistas de verdade durante a PANDEMIA? No Canadá, as pessoas foram às ruas aos milhares rm tudo quanto é cidade para apoiar o movimento dos caminhoneiros. O que li na Crusoé? Um artigo tardio comentando sobre o movimento antivacina dos caminhoneiros e SEM apoio popular. Ou seja: a Crusoé é tão PARCIAL em seus artigos que esqueceram das Nações que lutavam contra a vacinação em massa. Só tratavam de quem apoiava a vacinação. Ao apoiar, Sergio Moro desistiu.

    1. Mais um que certamente deixaremos de ouvir. Nossos ouvidos não são penicos!!! Deixa de falar besteiras, Jaime!!!

    2. Jaime, você se vacinou ou tomou cloroquina? Acho que vc não conseguiu entender que aqui não é o seu lugar. Por sinal, não é de se estranhar essa sua falta de compreensão dos fatos...

  67. Parabéns pela Crusoé e O Antagonista. Vou continuar sendo assinante. Onde mais acharíamos matérias corajosas falando sobre Gilmar Mendes, Toffoli, Lewan, Lula e Bolsonaro? G1, Band e Folha só batem no Bozo, JP só no Lula, prefiro o jornalismo de vocês.

  68. Diogo vocês são a bóia de salva vidas que encontrei nesse barco furado chamado Brasil. Estou com vcs desde o início e continuarei, até que, quem sabe um dia, essa ilha possa abrigar um país pequeno (moralmente), chamado Brasil

  69. Se serve de consolo, assinei o Antagonista e a Crusoé por sua causa. Parabéns pela coragem e pela perseverança. : )

  70. Sigo firme com vocês! Se metade dos eleitores brasileiros lessem o combo, não estaríamos nessa situação eleitoral trágica.

  71. Parabéns Diogo Mainardi! Gratidão! E mesmo respeitando seu ateísmo permita-me, que vibre espiritualmente para que Deus continue te iluminando e tire o Brasil o quanto antes, dessa era de escuridão política à direita e à esquerda. Namastê!

  72. Diogo. Não se preocupe com os " infiltrados" no A+C . Como bem sabemos este tipo de " leitor" precisa de saber as coisas certas, e boas, para poder distorce-las e difundi-las entre os energu-me-nos de seu convívio e idolatria. Ah ..um reparo...A vida começa aos 60 onde experiência e a astúcia substituem o vigor.

  73. É isso aí, se me mostra para onde apontar o barco e para onde enviar o cheque. Vocês são parte da esperança de meus filhos poderem curtir a família no Brasil, se não fosse vocês acho que já teria partido

  74. Você tem toda a razão Sigo vocês desde o começo e continuarem sempre. Gosto de conhecer a verdade e vocês sempre me fazem bem.

  75. Não acho que você esteja caduco. Estou com 67 e me sinto muito bem. Gosto de informação confiável, por isso estou por aqui. Quanto ao país naufragando, com minha idade, sempre sinto que preciso de uma boia. O pior é que nenhuma é confiável.

  76. Diogo, estou com você. Sempre o pior cego é quem não quer ver. Estou sempre com vocês. Boa sorte para nós.

  77. Ainda não nos livraremos daquela parcela que paga ou são pagos para emporcalhar. Continuaremos a nadar juntos! Vida longa e força, A+C!!!!!!!

  78. Há algum tempo perguntei ao Diogo se ele não temia o aviso prévio. Não sabia que ele é dono da empresa. Mas os leitores vão demiti-lo deixando-o sem pai nem por mudar de lado sem qualquer justificativa que não seja interesse pessoal. Este é meu último comentário.

    1. Nem havia notado sua existência. Não fará falta. Vá pela sombra.

  79. O Antagonista e a Crusoé, é uma ilha de credibilidade e seriedade no mar de uma imprensa amorfa e desimportante, a divulgar notícias, por vezes, comprada por interesses outros, que não o de verdadeiramente informar ao público leitor. Parabéns e vida longa A+C.

  80. É isso aí Diego, estamos juntos desde o primeiro dia da Crusoé e, mais tarde, a minha esposa também se tornou assinante. Parabéns para todos os otimos jornalistas desde time! Continuem sempre assim!

  81. Estou com vcs desde o número zero continuarei . Sempre lutando , ao meu jeito, por um país onde todos tenham os mesmos direitos e deveres .

  82. Sou assinante de ambos desde os respectivos nascimentos e continuarei a ser até a última publicação ou não estar mais aqui nesse mundo. Valorizo a independência!

  83. Diogo, concordo. Sou assinante desde o início e continuarei sendo, mesmo discordando aqui e ali. Mas o panorama a frente e horrível.

  84. Estamos juntos pelos mesmos valores e sentimentos: pela publicação da planilha da Odebrecht, pela verdade, pelo Antagonista existir livremente, pela Ucrânia. Pela liberdade… . Por tudo. Humildemente. Sempre.

  85. Não se fica 'caduco' aos 60 anos. Tenho 73 e é o espírito lúcido que nos impulsiona, enquanto o corpo sim, esse padece com o desgaste do tempo. Concordo que o jornalismo de verdade só será independente se dispensar as migalhas dos interesses disfarçados de publicidade. Em frente,pois.

  86. Totalmente de acordo, Diego. O trabalho de desbravar o caminho requer coragem e determinação, e de isso vocês tem muito. Sorte a nossa!

  87. Diogo, você é meu 🔝1 desde seus tempos de Veja. Aqui na Crusoé/Antagonista sou assinante com o maior prazer. Conheci Mário, Diego, Cláudio, e gosto também com maior carinho e admiração. Bem dita ilha onde reina a verdade, coragem e o respeito que geram essa gratidão que sinto por vocês.

  88. Conte comigo! Ser assinante é honrar, minimamente, todo o risco, o desgaste, as decepções e as perseguições que vocês enfrentam para trazer à tona as verdades que só o jornalismo sério é capaz de fazer com tanta excelência. Vida longa ao A+C!

  89. Desolador esse cenário desenhado por você, Diogo. Avante, Mainardi! Sigo assinando o melhor jornalismo independente.

    1. VAMOS PARA A RUA EM 15 DE MAIO PARA RESGATAR A LAVA JATO, REPRESENTADA POR MORO.

  90. Confesso que a notícia me deixou arrasada. E imagino que nao tenha sido nada fácil tomar as decisões que vocês tomaram. Mas quem criou O Antagonista do "nada" e a Crusoé com uma equipe de primeira, não pode entregar os pontos agora. Seguirei assinando e confiando no jornalismo corajoso que voces sempre nos brindaram.

  91. Vou contigo. Sou assinante desde a primeira hora. Comungo das tuas ideias, na forma e conteúdo. E, também, as do Mario Sabino, mesmo após vir a saber que ele não tem parentesco com Fernando Sabino, de cujas crônicas fui um leitor crônico.

  92. Operação Lava-Jato já acabou. Gilmar Mendes venceu. Bolsonaro ressuscitou Lula e os mensaleiros. Aécio está de volta. Temer está por aí. Agora, para que o Brasil corrupto e atrasado comemore de vez, só falta que Antagonista e Crusoé acabem. E tudo indica que isso irá acontecer, infelizmente.

  93. Não existe espaço para jornalismo independente no Brasil. Aqui você precisa ter lado: Lula ou Bolsonaro. A Rádio Jovem Pan mesmo ganhou até uma televisão ao se aliar ao Bolsonarismo. Os Blogs do PT recebiam dinheiro dos governos petistas. Por isso eu acho que o projeto de vocês não terá futuro. Só assinante não sustenta um veículo de imprensa.

  94. Você é um herói, Moro é um herói, o leitor - e como leitor me refiro a quem sabe ler e interpretar os fatos - é um herói. Heróis da resiliência. Porque de berrar nas orelhas de uns (muitos) imbecis já estamos todos cansados. Na terra arrasada da ética e do bom senso, é preciso tentar o refúgio num cômodo impermeável deste Titanic, se é que isso é possível... Parabéns à revista. Parabéns a vocês! Guardar a chama da verdade para a próxima onda de interesse por ela é a nobre tarefa que restou.

  95. Parabéns Diogo. Continuo contigo, Sabino e todos os demais dessa excelente equipe. O resto é..... resto! Jornalismo de raça, sinto muito, só existe entre quem tem mais de 40/50. Os "menores" não aprenderam nada ou muito pouco. A internet só espalhou a idéia de que jornalismo é "glamour". Não é não: é muito suor, perspicácia, e investigação! Sigam em frente!

  96. Renovei minha assinatura a pouco tempo, não consigo viver mais sem o Antagonista+ e Crusoé, aqui e ali tem alguma coisa que não concordamos, mas o fato é que fora desta ilha praticamente não existe mais jornalismo.

  97. Melhor portal de noticias do Brasil, onde o site O Antagonista e a Crusoé não ficam procurando agradar os Chefes desse país somente com reportagens e entrevista combinadas.

    1. Parabéns Diogo, jamais deixarei de acompanhar o jornalismo sério de vocês!!!

  98. Só assinei pelos bons textos do Sabino, embora nem sempre concorde com suas opiniões. Não gosto dos textos nem do estilo do Diogo Mainardi. Não renovarem a assinatura.

  99. Continuarei contigo e com toda sua maravilhosa equipe porque o resto é... resto! Parabéns Mainardi. Excelente opção!

  100. Sou fã do trabalho de vocês. Como não tenho político corrupto de estimação, valorizo o jornalismo investigativo independente. Sucesso a vocês

  101. Continuo junto! Assinei a Crusoe no momento em que foi lançada. Minha renovação é agora em maio. Renovo por 2 anos! Tenho certeza que essa ilha não afundará na lama do jornalismo brasileiro.

  102. Vamos encher a Ilha... E com inteligência e sensatez, buscaremos um país melhor a partir dela. Vamos em frente. Diogo, Claudio, Diego e Mario, mantenham o caminho que os trouxe até aqui, e nos permitam beber desta fonte por ainda muito tempo. Vida longa a Crusoé e A+!

    1. Viixeeee.. anciãessss? Caraco..

  103. Estou com A+ C, há dois anos +-, pretendo continuar. Vez ou outra dou uma olhada nas noticias da imprensa tradicional, mas não suporto mais essas analises babacas de Globo News, Band, JP, uma canalhice de imprensa, que aceita passivamente a roubalheira, o desmonte da lava jato, e até a pecha que o "Moro é o inimigo da República", Parabéns Diogo, Mario e toda equipe.

  104. Ótimo! Ficaremos livres dos comentários de analfabetos funcionais e políticos. Quanto aos analfabetos assinantes, o darwinismo se encarrega de resolver. É questão de tempo.

  105. Estou com vocês nesta Ilha! É o único site de notícias que assino. Não preciso dos outros.

  106. Diogo, são pessoas, jornalistas como você que nos arrancam do fundo da desesperança. Vamos continuar nadando juntos, contra a maré, mas juntos. Até onde vamos conseguir chegar, só Deus sabe.

  107. Excelente Diogo! Essa ilha precisa dobrar de tamanho! Tentando abrir o olho dos incautos e desmascarando os imbecis e aproveitadores da ignorância alheia.

  108. CONCORDO DIOGO. SEMPRE TE SEGUI E NÃO ABRO MÃO. MAS O PROBLEMA MAIOR É A PALAVRA BOLSONARO NA BOCA DE TODO MUNDO. É O QUE ELE MAIS QUER. BOA SORTE NA NOVA EMPREITADA.

  109. Espero que um dia exista o Forum Antagonista, uma semana de palestras com o melhor da análise política e financeira do Brasil.

  110. Nadarei - sempre - até esta ILHA ILUMINADA e ILUMINANTE! Quero ser D.QUIXOTE com VOCÊS! Ainda venceremos esses moinhos tenebrosos porque acredito de verdade que o BEM é também UMA FORÇA DA NATUREZA e VOCÊS CRUSOÉS ANTAGONISTAS estão aí para provar isso. A noite será longa, muiiito longa  mas seremos todos ILHÉUS DA RESISTÊNCIA!!!

    1. Na verdade, DIOGO, essa ILHA é um GIGANTESCO CONTINENTE!!!

    2. É um privilégio imensurável ter acesso ao trabalho do GÊNIO que é VOCÊ, DIOGO MAINARDI.

  111. Continuo assinante, atualmente são as duas únicas confiáveis. Outubro é logo alí e nos livraremos de pelo menos uma escória da política brasileira, não sei se a maior, mas de qualquer forma a palavra de ordem é: Resistência!

  112. Gosto muito de seus comentários, já tem algum tempo, bem antes da Crusoé e O Antagonista. Obrigado pela persistência em continuar!

  113. Sou assinante do combo e pretendo continuar. Sugiro um marketing menos intrusivo. Sugiro a revisão da política de não permitir que se possa copiar sequer UMA palavra do texto.

    1. Quaquaquaqua.. é o fim da picada.. nada a comentar..

    2. Já que é pra dar pitaco, sugiro assinaturas gratuitas (sob cadastro) para determinados grupos formadores de opinião. Professores, por exemplo. E não só por um período, mas pra sempre. PS: Não sou e ninguém de minha família é ligado ao magistério.

    3. concordo. mesmo assinante é uma zona de anúncios, deveria permitir usar o navegador de uma forma limpa, sem precisar de app. Coloca um início de texto no antagonista, e um "ver mais" só para assinantes. E sinceramente, tira os comentários de quem não é assinante. Só enchem o saco. Na pior das hipóteses, esses sem noção vão ter que te dar um dinheiro se quiserem escrever.

  114. Diogo, meu encrenquinha amado, diante desse gigantesco naufrágio , felizmente me resta o consolo de continuar, como faço há quatro anos, a desfrutar a saudável brisa dessa ilha salvadora. Devo a você e a Mário parte de minha sanidade mental, meus agradecimentos sinceros.

  115. Continuarei assinante, atualmente são as duas únicas confiáveis. Outubro é logo ali, e se Deus nos ajudar nos livraremos de pelo menos uma escória da política brasileira. A palavra de ordem no momento é resistência!!!

  116. A notícia é triste, mas com sua coragem, Diogo, o verdadeiro jornalismo não vai morrer afogado, porque a Ilha da Verdade está sim no horizonte , e não há jornalismo verdadeiro que morra na praia. A verdade sempre prevalecerá. Avante!!

  117. Não será Cruzué, Antagonistas A+C , Diogo Mainardi, Sérgio Moro que nos livrará de Lulas, Bolsonaros, STFpodre. A nossa democracia só será reestabelecida a força porque com bandidos não existe diálogo. O Brasil só se resolve na bomba e na bala.

  118. Infelizmente se o conteúdo de vocês ficar restrito aos assinantes, muitas reportagens importantes não terão o alcance necessário. Somente O Antagonista publica sobre a podridão Brasiliense sem restrições. O resto da imprensa é vermelha ou chapa-branca. O Brasil perde muito com o fechamento das notícias gratuitas de vocês.

    1. EU ACREDITO QUE É BOM. NÓS NOS ENCARREGAREMOS DE DIVULGAR.

    2. A junção decidida pela visão de negócio e sua sobrevivência não se discute.É uma questão entre os sócios.Transformar a Crusoé em um serviço de “clipping” de opinião, pode deixar de atingir outras pessoas -que não pagarão por assinaturas- fiquem alheias a outra visão e aos fatos.Estes ficarão expostos à imprensa “Anita”. Nosso País pobre de formação e de princípios republicanos, precisa da imprensa qualificada como socorro.Continuarei assinante.

  119. A adversidade faz parte, o que seria se não houvesse? Jornalismo mesquinho e tendencioso existe e vai continuar existindo. Cabe ao eleitor, nessa multiplicidade de "informações", filtrar o que lhe atende.

  120. Sou assinante de A+C e estou ligeiramente desconfiado depois de ler esse texto, que é o Mainard que faz as notinhas semanais sobre a audiência da Globo. Que triste fim.

  121. A melhor solução, quando bate aquela vontade de entrar ilegalmente na Bolívia, ė ler O Antagonista e a Crusoé

  122. Pura verdade. O povo não está se dando conta. E também muita gente que se diz culta e esclarecida. Os conluios debaixo de nossos narizes estão aí, travestidos de honradez, tradição, família e estado de direito.

  123. Vemos com tristeza Crusoé e Antagonista de forma vergonhosa dar claro apoio a um ladrão que tantos males fez ao país mesmo sabendo que o canalha restringirá a liberdade de opinião princípio sagrado do jornalismo e da liberdade ... vou adorar ver o Mainardi a quem o exílio comeu o resto do juízo escrever para o novo Pravda ou Gramma ... é já não se fazem jornalistas como antigamente .. que saudade do Antonio Maria, do Chateaubriand, do Millôr, do Samuel Wainer e creiam do urubu Carlos Lacerda.

    1. . sou apenas um pesquisador e estudioso de economia e estratégia há anos e SEI BEM que o povo sem opção escolheu o MAL MENOR e com tristeza vejo o mesmo algo doloroso cruel que terá duras consequências que cegos fingem não ver .. em 2023 teremos uma luta dura se o atual vencer pois estamos em clara suja guerra revolucionária mostrada pelo criminoso ZéDirceu e a escória política destroçada fará pior .. eleger o ladrão é a auto-escravização consentida .. preparem os lombos a aprendam a fumar.

    2. Diogo nunca apoiou nem Lula, nem Bolsonaro. Ao contrário.

    3. Amaury, o que vc ainda não entendeu é que criticar o criminoso que ocupa a presidência não significa apoiar o criminoso que já ocupou a presidência. Há uma terceira via e esta é a via democrática e reoublicana.

  124. Diogo, mas qual será o projeto?? OAntagonista vai acabar? Você vai deixar de escrever nele? E a Crusoé, da qual sou assinante desse a noite de lançamento? Qual será a diferença entre cada produto? Estamos curiosos! Boa sorte!!

  125. Gosto do seu jornalismo. Aprecio seu jeito de escrever, quase tão bom quanto o Mario Sabino. Sou assinante e pretendo continuar a ser. Obrigado.

  126. Estamos juntos! Estou tentando renovar me assinatura que acabou de expirar e não estou conseguindo. Tentei várias vezes no link de pagamento internacional e não estou conseguindo…como faço?

  127. Moro fora do país mas sempre desejarei o melhor para o Brasil. Sou assinante com muito orgulho. Temos que seguir nesta, quase última, trincheira para ver um país ético florescer, tudo dentro do Estado democrático de direito.

  128. A escória do jornalismo que se dane. O Google gosta de se alimentar de coisas sem valor, sem nenhuma importância. Que se dane o Google também.

  129. Além do excelente conteúdo, “Cruzoé” é uma revista digital, que proporciona cem por cento de acessibilidade para as pessoas cegas e para as pessoas com baixa visão. Parabéns pelo trabalho e pela preocupação, em levar informação confiável para todos! Infelizmente, a preocupação com acessibilidade integral não está presente em todos os meios de comunicação social.

  130. Tamos juntos! Onde você e o Mário estiverem, os leitores que preferem pisar em terra firme vos acompanharão… o brasil emporcalhado por beiçolas e sua malta nos três poderes e na imprensa pode continuar a se afundar….

  131. E esse é um jornalismo que faço questão de consumir, uma luz nas notícias obscuras, muito obrigado pela persistência.

  132. Obrigado por ser luz em meio a tantas trevas! Por dar voz aos nossos pensamentos presos em nossa preguiça e covardia. Continuem o trabalho ímpar e imprescindível para que possamos ao menos não nos afundar mais em nosso lamaçal.

  133. Estamos juntos. Vamos em frente! Parabéns pela independência de propósitos para apoiar um jornalismo com energia para expor os fatos e deles extrair opiniões em favor da democracia e dos interesses do BR.

  134. Não tenho palavras pra dizer como admiro o profissionalismo e a qualidade do trabalho de vocês! Muito obrigada a toda a equipe!!!! O Brasil precisa de vocês! Um grande abraço e muita força!!!

  135. Diogo, acho que esse tipo de jornalismo é um bote salva vidas do Titanic. Esse bote é um dos únicos meios para se alcançar uma ilha paradisíaca, no meio do oceano. Praticamente um Titanic sem vulnerabilidades ancorado no Atlântico. O Brasil, não o Brasil de hoje. Mas àquele imaginado por Stefan Zweig

  136. Adoro a Crusoe, a minha assinatura começou no dia do lançamento da revista , vcs estavam todos reunidos para explicar .Amo de paixão vcs todos , vc Diogo em especial fala e escreve expressando o que eu gostaria de falar . Obrigada à todos pelo empenho e dedicação !!! 👏👏👏👏👏👏

  137. Parabéns a Crusoe e Antagonista. Vocês são sobreviventes do mar de lama do jornalismo brasileiro. Sigo em frente com vocês . Grande abraço.

    1. Sou A+C desde o início de ambos. E vou continuar com vocês sempre. Único jornalismo que confio. Parabéns!!!

  138. A+C = Jornalismo de fatos e verdades, orgulhoso em assinar em baixo o vosso trabalho! Pena sermos um país de analfabetos funcionais que idolatram corrupção, intolerância e mediocridade.

  139. A Crusoe e o Antagonista são o que resta de jornalismo responsável, honesto e corajoso no Brasil. Acompanho desde sempre e seguirei firme com vcs.

    1. sou assinante desde a primeira revista e continuarei com vc até o fim amo vcs e vou torcer para que continue sempre com esse trabalho maravilhoso e inteligente

  140. Não nos abandonem. Jornalistas competentes e independentes estão em extinção na “republiqueta “ Brasil. Muitos são engolidos pelo sistema onde a corrupção caminha lado a lado ,sem rubor. Gratidão pela seriedade e pelo excelente trabalho.

  141. Você tem visão utópica que respeito, mas está ajudando a destruir a direita, reconstruindo o caminho dos canalhas que espoliaram o Brasil. Espero que tenham sucesso, assim como nosso Brasil

    1. Celso, essa nossa direita bozonarista é apenas uma cópia porca da esquerda petista. Não é por menos que estão em comum acordo por baixo dos panos para livrar todos os corruptos da cadeia. Bolsonaro e Lula nunca mais! Viva Crusoé!

    2. Isso que temos hoje no Brasil não é direita. Direita é redução do Estado, e não aumento e conluio com centrão.

    3. A direita se auto destrói quando é representada por tipos como Bolosonaro e seu séquito. Assim como a esquerda se auto destrói se for somente representada pelo petismo.

  142. Parabéns. Jornalismo de verdade é feito de fatos, não de opiniões... Opinião cada um deve ter a sua depois de analisar os fatos se tiver essa capacidade

  143. Bom dia Diogo ! Continuaremos juntos nesta batalha, sou assinante desde o lançamento da Crusoe, vamos continuar te prestigiando. Vamos em Frente!

  144. 👏👏👏👏👏...é isso Diogo, precisamos da imprensa séria e que informa o cidadão pra valer. Seria bom que muito mais gente pudesse ter acesso ao que nós assinantes e leitores da Crusoé e O Antagonista temos diariamente. Sucesso!

  145. Por favor lutem!! Precisamos deste jornalismo independente. Sou assinante da crusoe, fico na expectativa das notícias na sexta feira. Abs

    1. Antagonista e Crusoe um grupo com os melhores jornalistas, continuem assim para continuar nos brindando com excelentes artigos.

    2. Tem meu apoio. Só fiquei decepcionado de ter que ver logotipo da uol!!! Apos a associação com a uol. UOL e FOLHA sao o lixo do.jornalismo, a serviço da elite disfarçada de intelectuais. Uma pena essa associacao

Mais notícias
Assine agora
TOPO