Reprodução

O melhor método na loucura de Bolsonaro é parar com a loucura

16.08.22 09:50

Escrevi recentemente que já não havia método na loucura de Jair Bolsonaro (foto), dada a sua insistência em atacar o processo eleitoral e os ministros do STF. Neste momento, há dois grupos de pesquisas de intenções de voto: as que mostram uma vantagem maior e as que mostram uma vantagem menor de Lula sobre o presidente da República. Independentemente de umas e outras, a impressão que se tem, neste momento, é que o esforço do chefão petista para tentar liquidar a fatura no primeiro turno não terá êxito.

Jair Bolsonaro e os seus seguidores darão, no entanto, outro belo empurrão em Lula, que até agora jogou praticamente parado, se as manifestações de 7 de setembro tiverem palavras de ordem golpistas. O golpismo do discurso bolsonarista, repita-se, é um tiro no próprio pé: ele assusta boa parte dos brasileiros que só se dispõem a votar no chefão petista por receio de uma quartelada, apesar de não existir condição objetiva nenhuma para que os militares tomem o caminho de uma aventura fadada ao fracasso.

A campanha oficial, que começa hoje, é uma boa chance para Jair Bolsonaro tentar trazer para o primeiro plano o tema da corrupção. Não existe corrupção boa, o que o Centrão vem fazendo com a bufunfa das emendas do orçamento secreto é uma vergonha, mas é fato que ninguém supera o PT em matéria de roubalheira de dinheiro público — e o antipetismo de 2018, a ser reavivado, baseava-se fortemente na moralidade instilada pela Lava Jato muito mais do que em questões ideológicas. O presidente da República poderá, ainda, recorrer à melhora na economia e ao pagamento do aumento no Auxílio Brasil, para acelerar a percepção dos mais pobres de que, finalmente, há uma fresta no final do túnel. Talvez dê tempo para que isso se converta em votos suficientes para alavancar a candidatura do atual inquilino do Palácio do Planalto. Se a alopragem golpista for contida, pode ser que a classe média que tapa o nariz para votar em Lula resolva tapar o nariz para votar em Jair Bolsonaro outra vez.

A um mês e meio do primeiro turno, o melhor método na loucura é parar totalmente com a loucura. Quem não é louco, mas se finge de louco o tempo todo, acaba sendo considerado louco.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não devemos dizer que não temos opção, pois as temos, com o expurgo de SÉRGIO MORO temos SIMONE TEBET, FELIPE DÁVILA OU CIRO.

  2. Há pouco assisti ao Jornal Nacional da Globo. 2 notícias chocantes ligadas à péssima atuação do atual presidente referentes ao desmatamento e queimadas na Amazônia, no Pará, feitas por grileiros apoiados pela polícia contra os agricultores legalmente lá estabelecidos e sobre a falta de vacinas BCG contra a tuberculose para nossa população infantil por culpa do Ministério da Saúde. Não aguento + ouvir as arengas d Bolsonaro e d Lula e seus bajuladores. Sabino please, ajude a elevar os debates!

  3. Caro Mário Sabino, vc é um dos grandes repórteres da Crusoé e do Antagonista. Admiro seus artigos e os leio sempre. Vc é também um ótimo escritor de histórias. P/ favor, ajude a mudar a história destas eleições. Dê espaço a todos, faça debates, entrevistas e teça seus comentários sobre o caráter, competência e capacidade de cada candidato com a ajuda dos seus colaboradores e de outros eventuais, faça o q for possível, não peque por omissão, ajude o Brasil antes que nosso país acabe!

  4. Mário Sabino você quer que louco seja reeleito? Concordo que o PT mostrou seu lado corrupto várias vezes. A começar em seu primeiro governo no Espírito Santo com Victor Buaiz. Algo que o Brasil esqueceu e o Antagonista nunca disse nada (ao que eu saiba). Apesar de tudo isto, e na falta de uma terceira opção viável nas urnas, não nos resta outra alternativa, a não ser votar no Lula. O Bolsonaro é a coisa mais horrível que vi na vida. Não dá. Espero que desta vez o PT faça um governo melhor.

    1. Alguém que admite que vai votar num partido quadrilha e num ladrão mostra bem a ignorância e a insanidade de parte do povo .. este imbecil iria comer os dejetos das Latrinas dos seus amados criminosos um belo castigo MAS nós também ... coma boXta só quadrúpede fanático.

  5. Caro Mário Sabino, seu amigo, o querido Diogo Mainardi, não escondeu sua admiração pelo grande juiz Sérgio Moro q tentou se candidatar a presidente, eu infantilmente me entusiasmei c/ o apoio que o Mainardi deu a ele no Antagonista e copiei e imprimi seus artigos e os distribui um pouco aos amigos, conhecidos e diversos funcionários da minha empresa e do condomínio onde moro. Infelizmente a candidatura de Moro gorou. Assistimos a um estelionato eleitoral feito às claras. Triste, intolerável!

  6. Sabino, me pareceu que vc está querendo orientar Bolsonaro. É isto?! Sou totalmente contra a corrupção lulopetista, como também contra o golpismo de Bozo (embora ambos joguem nos dois times). Mas acho que se Lula ganhar haverá mais controle sobre ele, pelas instituições, do que o contrário. Bozo é INCONTROLÁVEL e ficará muito mais forte e golpista com a reeleição, e a turba reaça-terraplanista também, o que é ainda pior! Difícil escolha, mas prefiro que roubem meu dinheiro que a minha liberdade!

    1. É EXATAMENTE O CONTRÁRIO, LULA DA SILVA SERÁ INCONTROLÁVEL PORQUE É QUEM CONDUZIRÁ OS ACORDÕES. O BOLSOCORNO APENAS ACEITA OS ACORDOS PROPOSTOS POR LEGISLATIVO E STF.

  7. LEMBRETE: o brasileiro néscio pode transformar o Brasil em Cuba da noite pro dia; é só votar no ex presidiário de nove dedos e verá reorganizada a quadrilha do NINE, reconvocando todos os demônios que trabalham pra ele, os quais estão desempregados lá na quinta das profundezas do inferno.

  8. Já diz o ditado, Cão que ladra não morde. Portanto não haverá golpe. Sendo assim, vou tapar o nariz e votar no Bolsonaro no segundo turno. Fazer o que né?!

  9. Não estás percebendo algo, Sabino: a democracia e a própria coragem do brasileiro são um fio. Se Bolsonaro tiver coragem de assinar um decreto de estado de sítio e baixar normas marciais acabando com a democracia e a liberdade, fechando o STF e elevando as forças armadas a poder máximo, quem lhe oporá? O comandante do exército que virou ministro da Justiça?

    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKK O NOIVINHA NÃO TEM A MENOR CONDIÇÃO DE FAZER ESSAS COISAS. ATÉ PORQUE O STF, NA FIGURA DO GÂNGSTER TUCANO GILMAR MENDES, É SÓCIO DO BOLSOCORNO.

    1. Claude, com todo respeito, esse palavrório, fascista, etc, tanto repetido cansa! Virei disco!

  10. Sabino, com loucura ou não, o país já sifu. Alternativas com o sociopata ou o mão leve? Certo tá o Diogo, que saiu de mansinho. Não há mais adjetivos ou substantivos para falar de Bolsonaro, Lula e eleição.

  11. Só tenho medo de ouvir o Bozo falando em apoio a uma "nova LAVA JATO". Vai fazer boa parte dos indecisos caírem no papo desse psicopata.

  12. Eleitor(a) inteligente não vota em Lula pra derrotar Bolsonaro, ou vice-versa. Temos Felipe D'Ávila, Simone Tebet e Ciro Gomes ...

    1. Sempre bom lembrar de que e 2018 ninguém acreditava que JB seria eleito. Os outros candidatos, com muito $ ganhariam fácil, todos falavam. Mas o povo, quis escolher um candidato que traduzia o desejo de combater a corrupção, alguém que aparentava ser correto. Todo a máquina dos outros partidos teve serventia nula. Esperar que o mesmo ocorra, e essas duas tranqueiras não seja eleitas.

    2. O jogo é lá embaixo, no campo, onde só cabem dois. Votar na torcida?

    3. Hora de dar uma chance para a mulherada! (Simone Tebet + Mara Gabrile)

  13. O Minto não é louco, é burro!! cercado por puxa-sacos ignorantes, ele consegue perder possíveis eleitores a cada vez que abre a boca. É tão ignorante que consegue ter menos eleitores do que um corrupto julgado e condenado!!

    1. Gracinha do papi!! __ Não assistisse o podcast flow do IGOR, néh ô Farizeu? __ foram cinco horas de papo com o PR., perante uma platéia de 500mil que não conseguiam arredar pé.

  14. Mario sabino sou sua admiradora constante,nos seus comentarios pea sua clarividencia,acerta sempre como politico voce daria grande chance a muita gente, como brasileira eu nao votaria em CIRO ,porem no momento sera uma boa dica rara para paz neste momento conflitante que o Brasil acompanha,saudacoe.

  15. A maior loucura não é a dos candidatos em sí, mas dos que sendo roubados pelo Luladrão, que debochadamente se expressa que não vai enganar e nem roubar o povo novamente, foi julgado e condenado em várias instâncias por vários juizes, depois descondenado por causa do cep, ainda respondendo por vários crimes, e ainda assim tem loucos que votam neste ex presidiário e futuro condenado. Isto sim é loucura incurável.

    1. É um absurdo mesmo, mas este é o nosso país. Como você bem colocou a política se utiliza até do CEP como recurso para dificultar que a lei seja cumprida.

  16. Dá nojo ver cínico apoio ao ladrão acusado de assassino de companheiros e adversários de forma tão imoral e covarde atacando a quem sabe ser vítima de ditadores e quadrilha ladravaz assassina que promove suja terra revolucionária contra o Estado e nação ... onde este hipócrita está quando a suprema côrte hoje vergonha nacional estrupra a constituição e leis como quer sempre em favor da quadrilha? o que este canalha diz é claro crime de difamação por covardia e fanatismo .. tudo por $$$$? lixo.

  17. Votei em Bolsonaro para não votar em Lula. Mas ele conseguiu despertar em mim um sentimento que não sabia que tinha: Ó D I O !!!! Eu simplesmente odeio esse marginal fdp! Mas em Lula também não voto. Se o 2° turno for entre os dois, faço como Pilatos, lavo minhas mãos e fico em casa. Vai ser o voto mais certo da minha vida.

    1. Magda ... o seu sentimento é explicável hipocrisia e cinismo envergonhado de militante petralha senil querendo pisar de mocinha sem cérebro e não cola ... o nome disto fia é esquizofrenia.

    2. Antonio, e o que foi que eu escrevi? Não disse que anularia meu voto. Disse que se no 2° turno forem os dois criminosos, fico em casa.

    3. a minha motivação na eleição passada foi idêntica à sua. porém nao vou anular meu voto. vai para o terceiro das pesquisas...

    4. Somos dois, mas no primeiro turno voto no candidato que estiver em terceiro lugar! Vai que aconteça um milagre!

  18. Não há opção menos pior entre Lula e Bolsonaro. Ambos são populistas corruptos em busca de poder e dinheiro. Lula já conseguiu seu quinhão de riqueza e foi condenado por isso, mas deseja vingança e redenção. Bolsonaro abriu os cofres ao Centrão mas, fulminado pelas denúncias de rachadinha, ainda não pôde se locupletar plenamente (mas o caixa do filho 01 vai de vento em popa). A cegueira coletiva impede a constatação óbvia que há um primeiro turno e ninguém é obrigado a votar em dois bandidos.

  19. Bolsonaro não é um ser razoável, portanto é inútil esperar bom senso dele. Até o momento ele se preocupou em cativar apenas os radicais do cercadinho e o público evangélico, o qual, em parte, tb está no cercadinho. Na remota possibilidade dele adotar um discurso mais light, e assim conseguir se reeleger, seria outro estelionato, pq em 2023 ele voltaria a ser o Bolsonaro irascível de sempre. Estamos ferrados.

    1. Fernando e Ivan, excelentes seus comentários, parabéns! Mas fico com a frase final do Fernando: É mais fácil vigiar um ladrão do que um louco imprevisível.

    2. Concordo plenamente com o texto do Sabino, só que um louco não vai deixar de ser louco de uma hora para outra, continuo achando que a continuidade do governo muito mais danosa para o pais do que o retorno do luladrão, por isto (de nariz tampado) vou votar nele em um eventual segundo turno. Votei no Bolsonaro no segundo turno da eleição passada, sabendo quem ele era, mas ele se demonstrou muito pior, não dia mais. Se não tem outro jeito é mais fácil "vigiar" um ladrão do que um louco imprevisível

    3. Maria, parar com loucuras exige que Bolsonaro mude e isto é impossível .Até hoje ele defende a cloroquina, põe em dúvida a segurança das vacinas, insiste que tem fraude nas urnas, diz que a corrupção acabou, só pra citar algumas loucuras. Bolsonaro só foi eleito graças à Lava-Jato que ele mais tarde golpeou para se livrar e livrar sua família. Ao fazer isso ele perdeu a possibilidade de ser reeleito. Tanto faz Lula ou Bolsonaro. É só uma escolha entre dois erros.

    4. Não acho Sou eleitora de bolsonaro mas acho também que se ele não parar com essa loucura Perderá pro ladrão

Mais notícias
Assine agora
TOPO