Adriano Machado/Crusoé

O mundo mudou

27.04.22 12:11

O mundo mudou na última segunda-feira. Pode anotar no calendário: 25 de abril. 

Naquele dia, o ministro da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, anunciou que, a partir de agora, a estratégia americana na guerra do Donbas é derrotar Vladimir Putin no campo de batalha, fornecendo armas mais letais às tropas de Kiev. 

Já reproduzi suas falas na própria segunda-feira, em O Antagonista, meia hora depois que ele as pronunciou. Mas é bom imortalizá-las aqui na Crusoé, alguns dias mais tarde, sem correria, para dar o sentido histórico que elas merecem. 

Lloyd Austin, meu novo herói, disse para a imprensa, ao sair do encontro com Volodymyr Zelensky, meu velho herói:

“Queremos ver a Rússia enfraquecida ao ponto de não poder fazer o tipo de coisa que fez ao invadir a Ucrânia. Ela já perdeu muito de sua capacidade militar. E muitas de suas tropas. O que queremos é que eles não consigam recuperar essa capacidade muito rapidamente”.

No dia seguinte, reunido com quarenta aliados na base aérea de Ramstein, ele repetiu o conceito:

“A Ucrânia realmente acredita que pode vencer e todos nós acreditamos também”.

E, voltando-se para o ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, meu terceiro herói, ele completou:

“Meus amigos ucranianos, sabemos o fardo que todos vocês carregam. É por isso que estamos aqui hoje: para fortalecer o arsenal da democracia ucraniana”.

O efeito foi imediato. 

Na quarta-feira, a ministra do Exterior do Reino Unido, Elizabeth Truss (minha heroína), disse:

“Uma vitória russa teria consequências terríveis para o mundo. Devemos estar preparados para um empenho de longo prazo e dobrar nosso apoio à Ucrânia”.

E prometeu enviar para Kiev “armas pesadas, tanques, aviões – cavando fundo em nossos estoques, aumentando a produção”.

O mundo mudou em 25 de abril. Não deve ser o início da Terceira Guerra Mundial, e sim o início da Segunda Guerra Fria. Na Primeira Guerra Fria, entre as democracias ocidentais e as ditaduras comunistas, o Brasil escolheu o meio do caminho, transformando-se numa ditadura ocidental. Tanto com Lula quanto com Jair Bolsonaro, vamos ficar no meio do caminho mais uma vez.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Putin vai soltar um pintinho nuclear em uma infraestrutura longe de suas fronteiras e da Bielorrússia, e dizer: o próximo vocês não sentirão sequer o cheiro.A Ucrânia capitula e Noruega , Suécia, e região vão jurar que ficam fora da OTAN. Evitar isso? Matando Putin, por uma agente em modo Hollywoodiano. Talvez a vida tenha que imitar a arte.Manda o Adelio lá!

  2. Mainardi, se o Brasil se alinhasse a A, vc diria que o B deveria ser a opção ( ou vice-versa). Seus heróis são apenas discurso e muito depois de milhares de mortos Ucranianos. O Brasil está correto, condenar a invasão da Ucrânia,mantendo-se neutro no conflito.

  3. Putin se faz de vítima provocada pelo Ocidente pra ameaçar com o uso de armas nucleares caso os países da Otan continuem enviando armas pra Ucrânia. Mas suas ameaças podem lhe custar um golpe interno, pois, na hipótese dele ordenar um ataque nuclear, os russos sabem que vão receber bombas nucleares nas suas cidades. Ou seja, ou matam o Putin ou morrem junto com ele.

  4. Sou filha de uma senhora russa, que precisou sair de lá às pressas na Primeira Guerra Mundial qdo os bolcheviques tomaram conta da Rússia. Tenho orgulho dos meus avós , de minha mãe e tios. Não sinto mais nada pela Rússia! Muito menos por esse carniceiro que lá está! Graças a Deus minha mãe não chegou a ver…

  5. Enquanto o mundo muda o Brasil continua o mesmo: veja CRUSOÉ ,qual cidade a HEINEKEN escolheu para sua nova fábrica no Brasil. Adivinhem onde é? Adivinhem? É na terra natal do Presidente do Senado Rodrigo Pacheco ! Surpresa? Que coisa, até a grande empresa holandesa que se vangloria por sua imagem impoluta se rendeu às "artimanhas"(para não dizer outra coisa) do poderoso Chefão do Congresso Nacional. Isso dá uma pauta, Crusoé?

  6. Porque Clusoe não publica meus comentários ou os censura sendo que jamais fui tão longe quanto certos comentaristas?

    1. O meu caso é o caso da senhora Marilena Cavalheiro: devido a minha contundência verbal, a Crusoé, aqui ou acolá, publica o que eu escrevo! Por que será, já que o comentário, segundo a Crusoé, é de inteira responsabilidade do missivista? Eu, hein!!!

  7. Qdo Bolsonaro foi abracar Putin ele tomou quantas doses de Sputnik? Quando foi abracar Putin usando o dinheiro do contribuinte brasileiro ele teve a aprovação de quem? Quando Bolsonaro não se posiciona contra o genocidio praticado por Putin, ele traduz o pensamento do brasileiro?

    1. Sim pois ele foi eleito pelo povo. O povo continua a referendá-lo e também ao PT. Basta ver as pesquisas eleitorais. Então o povo é o responsável. Se voce fazer pesquisa de opinião é capaz do povo aprovar. Cada povo tem o governo que merece. Uma regra sem exceções, por ação ou omissão. As minorias pagam pelo erro da maioria...

  8. Se a diplomacia da negociação e do diálogo falhou, só resta a fuga ou a guerra. Os que permanecem são bombardeados. Os que tentam fugir estão sendo mortos pelas costas. Para quem não é suicida, opção da guerra se impõe

  9. Se a Rússia estivesse enfrentado diretamente o EUA teria perdido a guerra a muito tempo, quem mais perderá é o Brasil, por escolha errada do Bolsonaro.

  10. Os EUA não tem outra saída e se não resolver a Ucrânia adere à OTAN que a pedido ocupa o país .. não há retorno.

  11. Nenhuma solução que passe pela guerra e pela diplomacia da baioneta é solução, exceto encher os cofres da indústria bélica, propugnada pelo artigo.

  12. O meio do caminho , ou seja , o não alinhamento na guerra Russia x Ucrania é o melhor para o Brasil . Já temos nossos problemas !

  13. Coreia do Norte, Cuba, Venezuela, Nicarágua, Rússia, etcs... cada qual com seu ditador matando, oprimindo opositores e fazendo sua própria mídia da mentira parecer verdade.

  14. Idiota! __ Não foi em vão que foi despedido de todos os lugares que "trabalhou", e não me venha dar uma de caroneiro usando as pessoas, entidades e/ou países que estão empenhadas em ajudar a Ucrânia. Saiu corrido daqui pelos PTralhas e agora quer rotular o PR Bolsonaro de ditador. Cai fora seu cagão.

    1. Que nojo Nyco! 🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🇧🇷

  15. Eu sou um dos maiores torcedores do povo ucraniano. Quero que a Eussia se esfacele. Entretanto, americanos e europeus não são nada bonzinhos com a Ucrânia. Usam a Ucrânia em proveito próprio. Através da Ucrânia e com o incremento lento e programado de armamento ali, vai sangrando a Rússia, fazendo com que perca aos poucos seu capital de guerra, humano e bélico.

    1. Aí mesmo tempo vão tornando a Rússia um país falido, desacreditado e isolado. É menos uma potência pra concorrer com eles. Me pergunto, porque não investiram na Ucrânia no início quando Valadimir implorava por socorro do mundo ao seu povo? Estratégia de, a desgraça de alguém é a ascensão de outros.

  16. Com 2 meses de guerra os russos mostraram que não são aquele bicho-papão que pareciam ser. Inclusive para os americanos que só agora resolveram entrar na guerra.

  17. O que tem haver a foto do Bolsonaro com a guerra na Russia? Vcs gostam tanto no mito assim, que colocam a foto dele em tudo.

    1. Bolsoasno parece ser mestre das escolhas erradas: Vladmir Putin, Ciro Nogueira, Valdemar Costa Neto, Eduardo Pazuello, Marcelo Queiroga, Arthur Lira, etc... Dois neurônios funcionais permitem chegar a essa conclusão.

    2. Sandromar, aquela outra foto que aparece o Bozo com a mão dentro da cueca do CCCPutin segurando seus bagos, o vosso presidente botou em sigilo por 100 anos.

  18. No meio do caminho de nosso país só há pedras. Lula e Bolsonaro é um horizonte de trevas. Possuímos a pior espécie de políticos. Sem matéria prima só fabricaremos bijuterias. Porcos não merecem jóias.

  19. Caro Diogo, não existem herois. Exemplo? Pergunte ao povo de Belfast sobre os britânicos. Aos moradores de vilas e vilarejos iraquianos. Poderia citar vários outros exemplos, mas estes já são suficientes. E por fim, pode perguntar aos curdos sobre mocinhos e bandidos. Aquele povo abandonado para ser atacado pelos turcos. Mocinhos, só na ficção.

  20. Quero comentar que estou tendo muitos problemas com o site de vocês, se organizem por favor. Na hora de cobrar vocês são maravilhosos !!!!!!!!!!!!!!!!!!

  21. Ainda bem que no Brasil dificilmente teremos uma guerra como essa entre Rússia x Ucrânia. Não acredito nas nossas forças armadas, especialmente depois que Bozo entrou no poder e acabou expondo a falta de integridade de nossos militares. E se existem militares íntegros, que apareçam para nos salvar do miliciano.

  22. Mário, sigo com vocês essa guerra estúpida E todos nossos heróis - sao meus também - diariamente. Hoje, , acrescento Johnson por facilitar exportações da Ucrania e aplaudi alemães por dobrarem o cretino do Schloz e os americanos por concordarem em doar mais armamentos pesados apoiando Biden, outro herói. Banania? Desisti disso viu.

    1. Também não vejo possibilidade de uma Terceira Guerra Mundial, no sentido de que só um grande confronto nuclear se faça a opção. E que mais heróis surjam, e soterrem de vez os sonhos putínicos em seus próprios escombros.

  23. Sempre a cleptocracia brasileira fica a favor dos tiranos,ditadores etc, vão querer repartir a renda com o povão nunca, isso é Brasil, quem quiser uma vida melhor pegue as malas e tchau.

  24. A ideia dos “heróis” é salvar os Ucranianos da dor ou deixar os ucranianos, com suas vidas, salvarem os Países ricos de uma crise econômica? A Ucrânia devassada e forças ocultas afirmando que eles ou estão ou podem vencer porque afundam um navio ou explodem um tanque de vez em nunca…

    1. E meus também. O problema é se o doido resolver explodir uma bomba nuclear tática no mar negro, em Mariupol, próximo a Kiev, ou no raio que o parta, à moda do outro baixinho, o "Porquinho de Pyongyang". E aí? Estamos (sim, todos nós) mesmo querendo pagar para ver, com esse abraço de sucuri no doido da KGB? Eu penso que o acocho já está grande e o tempo está fazendo o seu trabalho (o PIB russo já caiu 12%, e a inflção já ronda os 20%). Cuidado com o cara...ele é bipolar.😱

    1. Nem tudo o que Mozart compôs na vida era genial, também. Não seja tão exigente com o nosso Diogo.

  25. Bolsonaro e Lula estão contaminados com Putinite Aguda Crônica. Pensam ser líderes quando na verdade não passam de vermes seguidos por vermes menores.

  26. O que o Texto tem a ver com a foto? Detesto que desrespeitem minha inteligência com estas mensagens subliminares que, em mim, provocam descrédito em suas aparentes intenções de informações transparentes.

    1. Eliete, acho que vc esqueceu de ler o último parágrafo do texto.

  27. A INÉRCIA diante da invasão COVARDE da Ucrania pela Russia é tipica da postura do Bolsonaro ao expressar sua solidariedade ao invasor quando visitou Putin recentemente. Fora Bolsonaro e leva a milicada junto.

  28. Fico feliz com o apoio dos EUA e da Europa à Ucrânia e envergonhado com o posicionamento dúbio do Brasil. Não se pode omitir, ou contemporizar, nessa situação

  29. O Brasil merece fazer parte das Democracias Ocidentais , vamos p/ as trincheiras , lutar pela chapa presidencial #SantosCruz/Moro !!!!!🇧🇷

  30. Quem sabe alguma coisa possa acontecer aqui também e a gente venha a vencer nossa guerra interna contra o populismo bolsopetista!

  31. Temos heróis em comum, Diogo. ... Fiquei fã do Volodymyr Zelensky desde o primeiro dia. ... Em tudo que faz, como faz. .. A visita que fez àquela garota no hospital, que derramou lágrimas ... e depois caiu no TikTok do Zelensky. .. Tenho assistido aos pronunciamentos de todos os atores democratas. ... Após o encontro com o Zelensky, acompanhado do sec. Blinken, e posterior reunião na Base Americana, a coisa mudou de tela. ... Min. da Defesa da Alemanha falando alto e grosso; outros importantes.

    1. Acho que vai ser reconstruída pelos aliados, exceto se, numa reviravolta, Putin passe o bastão.

    1. Continuando esta polarização, em 2/out voto no terceiro colocado seja ele quem for.

  32. Em parte fico aliviada pelos ucranianos, em parte fico aflita pela continuação da guerra... Tinha esperança q ela acabasse "antes mesmo de começar ". Por nós, sinto um grande pesar! Muito triste depois de tantos anos, cometer os mesmos erros. Que tenhamos tempo e condições de evitar mais catástrofes... Boa tarde, Diogo!

  33. Os americanos devem estar morrendo de rir com a impressionante estupidez do Putin. E temos que reconhecer que o antes "grande estrategista russo" conseguiu o que ninguém conseguia. Unir fortemente e dar um enorme propósito a uma OTAN antes com crise de identidade; unir mais do que nunca uma União Europeia até então cheia de dúvidas sobre si própria; mudar completamente as posições das populações da Finlândia e Suécia quanto à adesão à OTAN; provocar uma "guerra por procuração" com a OTAN.

Mais notícias
Assine agora
TOPO