Reprodução

O negócio maroto da Time com a capa de Lula

25.05.22 15:07

A capa que a revista americana Time deu no início de maio com o ex-presidente e pré-candidato Lula ainda está causando polêmica. Mas, mais do que averiguar se a capa existiu ou não, a questão que agora se coloca é até que ponto a revista escolhe seus temas de destaque usando critérios jornalísticos, ou se simplesmente decide a imagem e as frases que a acompanham pensando em agradar aos apoiadores das personalidades perfiladas.

Nas últimas duas semanas, circulou entre as redes bolsonaristas a acusação de que a Time não teria feito uma capa com Lula, uma vez que os americanos não viram a revista impressa com o petista nas bancas, e sim uma edição sobre o aquecimento global. “A capa da Time original não estampa Lula. Na verdade, a Time disponibiliza a capa com Lula apenas para quem quer comprar. Não foi a capa publicada e sim uma matéria, provavelmente paga“, diz o autor de um vídeo no Youtube sobre o assunto.

A informação foi checada de forma diligente por diversos grupos de checagem, como o projeto Comprova e a agência Lupa. Todos concluíram que Lula foi, sim, capa da revista que saiu com a data do dia 23 de maio/30 de maio. Segundo informou a assessoria de comunicação da Time, a revista costuma ter mais de uma capa. Qualquer um que tenha entrado no Instagram da revista consegue comprovar isso. “A capa com Lula foi veiculada nas bancas e enviada para assinantes em regiões dos Estados Unidos”, disse a Time para a agência Lupa.

Nesta quarta, 25, Lula compartilhou a conclusão da agência Lupa no Twitter e afirmou: “Tem gente que precisa fazer capa fake pra aparecer na revista Time, enquanto a capa com Lula é real e circulou pelo mundo. Todo dia o outro lado apelando para fake news!“.

Ter mais de uma capa em uma mesma edição é um hábito já bastante comum entre vários veículos, incluindo Crusoé. O que contudo tem escapado a essa discussão é quais são os critérios usados pelos editores para decidirem o que estampar nelas.

No interior da reportagem assinada pela jornalista Ciara Nugent, há uma imagem da tal capa preenchendo toda a coluna de texto. Logo abaixo, destaca-se a frase em vermelho: “Compre uma capa impressa da Time com Luiz Inácio Lula da Silva“.

Ao clicar no link, o leitor entra em uma lojinha com a capa sendo vendida em seis formatos. O quadro com moldura preta (foto) custa 111 dólares, o equivalente a  534 reais. Em metal, custa 75 dólares (360 reais). A mais em conta sai por 15,46 dólares (74 reais).

ReproduçãoReproduçãoLojinha da Time vende capa de Lula em seis formatos
Todos os formatos podem ser adquiridos em quatro tamanhos diferentes e trazem na lateral da loja três imagens mostrando como as capas poderiam compor o ambiente. Abaixo, como ficaria em uma sala:

Sugestão da revista Time para compor o ambiente
Não resta a menor dúvida, portanto, de que a Time fez uma capa de Lula. A pergunta que fica é: teriam os seus jornalistas escolhido o pré-candidato e a chamada “o líder mais popular busca um retorno à Presidência” apenas para agradar aos petistas que comprariam a capa como um souvenir para pendurar na parede? Seja qual for a resposta, a Time demonstra estar expandindo bastante a definição de jornalismo, com a criação da capa souvenir.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não me cortem o PINTO. TEIXEIRA PINTO É NOME COMPOSTO ORIGINÁRIO DE "TRÁS DOS MONTES" PORTUGAL

  2. Problema maior é a fake news dizendo que Lula foi julgado inocente, se o não houve julgamento do mérito, pois se houvesse esse julgamento a questão da matéria obtida por hackers teriam que ser passadas por perícia para serem apreciadas. Foi feita a perícia?

  3. Pôxa... Não sejam chatos. Tem gosto pra tudo e o que vale mesmo é faturar. Sugiro que a Crusoé adote a estratégia de mktng. Que tal começar com uns posters do Mainardi passeando romanticamente de gôndola em Veneza, ou o Ruy Goiaba com umas receitas de goiabada?

    1. Acho que não precisam de seus conselhos.

    1. Melhor tomar "Vonau" antes de entrar nesse banheiro, senão o efeito laxante perde o efeito.

  4. Que imagem dissonante o quadrinho do Lula nessa sala toda clean. Errou feio quem fez o "stage"! kkkkk

  5. Este zé pilintra e lesa Pátria é tão nefasto, mentiroso, filho da putin sem vergonha que se apresenta candidato dizendo que não vai enganar o povo novamente. Mentira das mais descaradas, ele vai continuar mentindo como sempre, roubando e quebrando as estatais como ele e os comparsas fizeram sempre, como o foi com a Petrobrás, correios, Banco do Brasil, Banco do Nordeste emprestando bilhões a Cuba, Venezuela, Bolívia e etc. Caixa Econômica e todos os fundos de pensão destas estatais. Cara de Páu

    1. kkkkk...pensei a mesma coisa!!!! Oo papel de capa não serve nem pra isso...kkkk

  6. O líder mais popular quer ficar na memória eternamente dos seus seguidores com essa capinha em dólar. O jornalismo realmente mudou.

  7. Não sei qual o pior: Bozo= personalidade negativa do ano comemorada com capa fake Lulalelé = personalidade negativada por investigações comemorada com capa comprada

  8. Vou adquirir a minha revista pra expor na galeria de procurados pela justiça do povo brasileiro, por consequência não elegível pela maioria dos eleitores que teem noção e consciência de que este larápio é o maior ladrão da nação.

  9. O puro jornalismo não sustenta mais nenhum veículo noticioso. Tudo deve virar produto e se o retratinho de Lula tem apelo decorativo, depois que o fato perdeu importância e o papel usado no edição vai servir apenas para embrulhar peixes, então, que assim seja. Que venha Lula ou qualquer outro que se encaixe nesse novo mercado. É a verdadeira biboca de secos e molhados.

  10. Toda revista que se preza, vez por outra sempre destaca um assunto de polícia com algum ladrão importante na capa. Foi a vez da TIME destacar sua reportagem com alguém muito dígno. Este realmente roubou como ninguém nunca antes neste país.

  11. Está explicado qualquer um que pague bem sai na capa "alternativa" da Time e no caso mais uma farsa da quadrilha para enfiar rabo arriba de seus idiotas seguidores dos quais nenhum habla english.

  12. Os puxa saco e baba ovo do luladrão se conformam com 10 reais como ele mesmo disse, então basta um pão com mortadela e uma latinha de refri, já está bom de mais. Já pagou o preço.

  13. Time, que era um grande magazine conservador até os anos 90 foi vendida e revendida e hoje é de Marc Benioff, um esquerdista woke chic. Também conhecido por esquerda caviar .

  14. Só rindo mesmo... Pode coisa mais brega? Isso é parecido com aquelas matérias pagas na Coluna Social dos jornais do século passado. A pessoa pagava para parecer do high society. Tô falando: Lula é muito século 20 e suas presepadas, kkkk

    1. O pior um amigo de sacanagem levou prá privada e limpou as partes pudentas com a tal capa ... pegou uma baita hemorróida.

  15. Até a Time foi contaminada pelo virus esquerdopata do atraso, do discurso defensor dos pobres mas vivem nababescamente nas tetas do estado e adoram os luxos do capitalismo. Aliás o ex-presidiário fez um festão regado a espumante de 750 reais a garrafa, porque não convidou os pobres do MST, a sua militancia cega e miserável pro seu casamento?? A resposta é porque ele adora viver no luxo e os otários seus apoiadores que continuem na [email protected] como sempre foi.

  16. Se americanos acreditam de Buenos Aires é a capital do Brasil...quem entra nessa onda fake? Lula é condenado em terceira estância Apaches...

Mais notícias
Assine agora
TOPO