Reprodução

O negócio maroto da Time com a capa de Lula

25.05.22 15:07

A capa que a revista americana Time deu no início de maio com o ex-presidente e pré-candidato Lula ainda está causando polêmica. Mas, mais do que averiguar se a capa existiu ou não, a questão que agora se coloca é até que ponto a revista escolhe seus temas de destaque usando critérios jornalísticos, ou se simplesmente decide a imagem e as frases que a acompanham pensando em agradar aos apoiadores das personalidades perfiladas.

Nas últimas duas semanas, circulou entre as redes bolsonaristas a acusação de que a Time não teria feito uma capa com Lula, uma vez que os americanos não viram a revista impressa com o petista nas bancas, e sim uma edição sobre o aquecimento global. “A capa da Time original não estampa Lula. Na verdade, a Time disponibiliza a capa com Lula apenas para quem quer comprar. Não foi a capa publicada e sim uma matéria, provavelmente paga“, diz o autor de um vídeo no Youtube sobre o assunto.

A informação foi checada de forma diligente por diversos grupos de checagem, como o projeto Comprova e a agência Lupa. Todos concluíram que Lula foi, sim, capa da revista que saiu com a data do dia 23 de maio/30 de maio. Segundo informou a assessoria de comunicação da Time, a revista costuma ter mais de uma capa. Qualquer um que tenha entrado no Instagram da revista consegue comprovar isso. “A capa com Lula foi veiculada nas bancas e enviada para assinantes em regiões dos Estados Unidos”, disse a Time para a agência Lupa.

Nesta quarta, 25, Lula compartilhou a conclusão da agência Lupa no Twitter e afirmou: “Tem gente que precisa fazer capa fake pra aparecer na revista Time, enquanto a capa com Lula é real e circulou pelo mundo. Todo dia o outro lado apelando para fake news!“.

Ter mais de uma capa em uma mesma edição é um hábito já bastante comum entre vários veículos, incluindo Crusoé. O que contudo tem escapado a essa discussão é quais são os critérios usados pelos editores para decidirem o que estampar nelas.

No interior da reportagem assinada pela jornalista Ciara Nugent, há uma imagem da tal capa preenchendo toda a coluna de texto. Logo abaixo, destaca-se a frase em vermelho: “Compre uma capa impressa da Time com Luiz Inácio Lula da Silva“.

Ao clicar no link, o leitor entra em uma lojinha com a capa sendo vendida em seis formatos. O quadro com moldura preta (foto) custa 111 dólares, o equivalente a  534 reais. Em metal, custa 75 dólares (360 reais). A mais em conta sai por 15,46 dólares (74 reais).

ReproduçãoReproduçãoLojinha da Time vende capa de Lula em seis formatos
Todos os formatos podem ser adquiridos em quatro tamanhos diferentes e trazem na lateral da loja três imagens mostrando como as capas poderiam compor o ambiente. Abaixo, como ficaria em uma sala:

Sugestão da revista Time para compor o ambiente
Não resta a menor dúvida, portanto, de que a Time fez uma capa de Lula. A pergunta que fica é: teriam os seus jornalistas escolhido o pré-candidato e a chamada “o líder mais popular busca um retorno à Presidência” apenas para agradar aos petistas que comprariam a capa como um souvenir para pendurar na parede? Seja qual for a resposta, a Time demonstra estar expandindo bastante a definição de jornalismo, com a criação da capa souvenir.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO