Reprodução

O papa Francisco e sua predileção por lobos maus

15.06.22 11:12

O papa Francisco comentou a invasão russa da Ucrânia em uma conversa com jesuítas nesta terça, 14: “É preciso se distanciar do padrão normal de que a Chapeuzinho Vermelho era boa e o lobo era mau“.

Francisco então falou de uma conversa sua com um chefe de Estado, que falou de sua preocupação sobre como a Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan, estava se movendo para perto da Rússia. “Não entendem que os russos são imperiais e não permitem que uma potência estrangeira se aproxime“, disse Francisco. “É preciso ver também todo o drama que se desenvolve por trás desta guerra que talvez, de alguma maneira, foi provocada ou não impedida.”

Desde que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, deflagrou a invasão da Ucrânia, mais de 3 mil civis morreram. As baixas entre soldados ucranianos e russos já passam de 60 mil. Nenhuma dessas mortes pode ser justificada. E todas são de responsabilidade de um único homem: Vladimir Putin. Mas Francisco prefere encontrar um culpado fora do Kremlin.

Esta não é a primeira vez que o papa fica do lado do agressor. No dia 7 de janeiro de 2015, dois terroristas da Al Qaeda, armados com fuzis Kalashnikov, invadiram a redação do jornal satírico Charlie Hebdo, em Paris, e massacraram doze pessoas. Cinco ficaram feridas gravemente. Os terroristas alegaram que os jornalistas tinham publicado charges do profeta Maomé.

Depois, em uma conversa com jornalistas em um avião, Francisco criticou o comportamento dos jornalistas assassinados. “Temos a obrigação de falar abertamente, de ter esta liberdade, mas sem ofender“, disse Francisco. “É verdade que não se pode reagir violentamente, mas se Gasbarri (um dos seus colaboradores), grande amigo, diz uma palavra feia da minha mãe, pode esperar um murro. É normal!

Para Francisco, Putin e os terroristas da Al Qaeda cometeram seus crimes porque foram provocados. Ao dar uma razão para o mal, contudo, o que o papa faz é justificar suas ações ao entender que eles estavam se defendendo de uma agressão e não tinham alternativa.

Guerras e atentados terroristas são esporádicos, mas Francisco já demonstrou sua predileção por lobos maus em tempos menos movimentados. Ditadores que violam constantemente os direitos humanos são recebidos de braços abertos em Roma. Nem sequer é preciso comungar dos valores da Igreja Católica. Basta seguir a cartilha da esquerda. Em 2015, Francisco encontrou-se com o cubano Raúl Castro, que saiu dizendo que, se o papa continuasse falando do mesmo jeito, ele regressaria para a Igreja.

Putin já foi recebido no Vaticano por Francisco três vezes. A última foi em 2019 (foto). Mas o russo não precisa de um líder religioso que o ajude a fundamentar uma guerra absurda. Dentro da Rússia, o autocrata já conta com o apoio do patriarca da Igreja Ortodoxa, Kirill, para quem a invasão é uma guerra contra o pecado e contra forças estrangeiras que querem promover paradas gays.

O que mais causa consternação nas falas de Francisco é a escassez de líderes no Ocidente com um discurso claro contra Putin e sua decisão descabida.

Com um papa como Francisco no Vaticano, Putin pode continuar sua guerra ou iniciar outras sem qualquer constrangimento. O sacrifício de cordeiros — ou de Chapeuzinhos, como prefere o pontífice — não acabará tão cedo.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A Igreja Católica - assim como as Igrejas de modo geral - não deveriam se meter em Política. A função de um religioso é dar conforto espiritual. Se o Papa Francisco pretende pregar a paz não deveria tomar partido desse ou daquele. A questão é que Francisco tem uma maneira estranha de conduzir os grandes problemas do mundo. Pisa na bola frequentemente, como quando recebeu o molusco de 9 dedos, um sujeito condenado por corrupção! Senilidade à vista!

  2. Acompanho de perto pelo Vatican News as falas do papa e me espanto ao ver quanto vocês a estão deturpando… Chego a pensar se são realmente imparciais…uma pena pois acreditava piamente em tudo que noticiavam. Nem sei se volto a renovar minha assinatura dessa revista..

  3. O Papa Francisco tem razão. Os fatos estão aprovando que a Ucrânia entrou numa guerra perdida. Não dá para um país despreparado enfrentar uma potência militar. Seria melhor a Ucrânia ter adotado (e agora adotar rapidamente) estratégias pacíficas, como o exercício da diplomacia, com a certeza de que o passar do tempo é o melhor aliado para derrotar os agressores. Foi isto o que levou à queda do Muro de Berlim, com o fim do império comunista. Esta é a visão também de Henry Kissinger.

  4. Para surpresa de ninguém, os leitores católicos desta revista querem negar o óbvio, a cegueira ideológica do chefe da igreja católica!

  5. Que reportagem tendenciosa com o único objetivo de atacar o Papa Francisco e a igreja católica. O Papa já se pronunciou abertamente contra Putin e inclusive questionou o apoio da igreja ortodoxa russa. Nada disso é comentado.

  6. Matéria tendenciosa de quem quer impor uma visão única sobre fatos históricos. O Papa, em momento algum, defendeu Putin. Na verdade, ele já condenou a guerra publicamente e já se solidarizou com a Ucrânia. Em sua missão de ocupar o trono de Pedro, Francisco procura proteger os católicos tanto da Ucrânia quanto da Rússia, procura evitar mais conflitos e consequências para os católicos que vivem em ambos os países. O resto, é falácia da mídia anticristã.

    1. ......No entanto, o repórter pesou a mão no título da matéria, de forma desnecessária.

    2. As frases contidas no texto, não pertencem ao repórter, e óbvio, por mais desconfortável que seja, relativizam a invasão. A Rússia é imperialista? E o sangue do povo ucraniano e dos soldados russos ( obrigados a guerrear ) onde ficam nessa equação?

  7. Papa Francisco com certeza vai perdoar o seu maledicente e mal intencionado artigo. Francisco: não nos esqueçamos do povo atormentado da Ucrânia em guerra. Papa critica Putin e diz que planeja viajar a Kiev em meio à guerra. Use o espaço que tem para construir e unir e nao para tentar destruir reputações. Que Deus te ilumine e conduza a sua inteligência para o Bem da Humanidade, assim como o nosso Papa tem feito em todo seu maravilhoso e abençoado Papado. Busque a Fé que Deus te dará.

    1. Parece que o "planejamento" dele não tem data e nem prioridade para acontecer. A guerra, que é uma agressão injustificável, vai completar 4 meses!

  8. Aqui tanto autor como a maioria dos comentaristas precisavam fazer um exame de consciência e procurar sua sensatez que se perdeu. Desde quando o Papa Francisco defende bandidos, como o Putin?

    1. concordo plenamente com vc Edson, o escritor entendeu equivocadamente a postura de um líder religioso, o papa quando explica não está justificando, o papa quando recebe não está avalizando, há muito mais que diplomacia internacional envolvida em um encontro papal, ele não é somente um líder de governo...com certeza se distanciando dos Castro e Putin é que não os influenciará

  9. Continuando: Assumiram o risco de aplicar valores ocidentais a uma cultura completamente diferente. E o Papa, muitas vezes, muitas mesmo, condenou as atrocidades cometidas pelos russos nessa guerra.

  10. Desculpe Duda, mas a matéria é tendenciosa. O papa se referiu a comentário de um chefe de estado. Mas, em qual guerra um lado é totalmente chapeuzinho e o outro totalmente lobo? Até na Segunda Guerra, a barbárie de Hitler provocou atos de que os Aliados não podem se orgulhar (bombardeio de Dresden, por exemplo). No caso Charlie Hebdo o papa está coberto de razão. Numa época em que tudo é bullying, desrespeitar o que é mais sagrado para um povo seria o que? Assumiram o risco de aplicar valores oc

  11. me desculpe Duda, mas eu creio que vc está distorcendo e muito as palavras do Papa, e nós os Brasileiros, estamos cansados dessas manipulações da verdade , onde bandidos viram heróis e heróis viram bandidos, cerca de 60% do brasil somos católicos, e a biografia de Francisco não condiz em nada , com estas distorções.

    1. e digo mais , o papa e nem a igreja, jamais apoiaria essa monstruosidade ,cometida por putin , o papa já o recebeu , porque ele representava a nação russa ,ele recebe chefe de todos os países, e putin não é o povo russo, que só é manipulado por ele e seus ditadores.

    1. Por outro lado, os evangélicos são empresários ou políticos, também não têm nada de santo.

  12. Não sou católico, mas para mim esse é o melhor para que já conheci. Porém essa sua postura é lastimável. Ele tem que lembrar que não é Deus para perdoar já os pecados desse assassino russo.

  13. The Pope é uma reliquia, e como tal também deve estar com saudades de tempos em que até imperadores se curvavam para ver a banda papal a passar (sempre recolhendo os tributos devidos, é claro...).

  14. Que tempos bicudos, vivemos, não? Primeiro a Corte Maior com seu inegável ativismo político. Agora, "Sua Santidade" toma caminhos (descaminhos) um tanto surpreendentes. E onde fica alguém que disse: "Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça..."? "Pare mundo que eu quero descer"!

  15. E ainda digo mais: no caso terrível da revista Charlie Hebdo, o Papa diz que se alguém falar mal da sua mãe, pode esperar "levar um murro". Ora, levar um murro e MATAR gente é a mesma coisa? A analogia é absurda, ridícula. Os redatores da revista foram ASSASSINADOS por um bando de fanáticos que não pode ouvir uma piadinha que seja sobre a sua religião. E o papa quer comparar isso com "levar um murro". Inacreditável. Sujeito medíocre.

    1. Experimente levar um murro graúdo de Mike Tyson e vai descobrir a resposta. Penso q a Crusoé fez comparação infame. A Liberdade de Pensamento e Expressão são vocábulos usados em DEMOCRACIAS e Repúblicas (por isso eu, como bom católico e conservador, me abstive de colocar o pessoal do "Porta dos Fundos" em minha Lista...) VC não pode esperar que teocracias ache lindo charges com seus "ícones". Como vão reagir? Cara, lembra de quem escreveu "Versos Satânicas"? Tá na Lista até hoje. Respeito.

  16. E ainda digo mais: no caso terrível da revista Charlie Hebdo, o Papa diz que se alguém falar mal da sua mãe, pode esperar "levar um murro". Ora, levar um murro e MATAR gente é a mesma coisa? A analogia é absurda, ridícula. Os redatores da revista foram ASSASSINADOS por um bando de fanáticos que não pode ouvir uma piadinha que seja sobre a sua religião. E o papa quer comparar isso com "levar um murro". Inacreditável.

  17. Os EUA e EUROPA quiseram o conflito. Pra ver estoque obsoletos de armas para o fantoche ucraniano. Avante, Rússia. Toma tudo. Tem mil anos que aquilo lhes pertence. Ucrânia nunca foi País, idiotas. Americanos que querem. Avai é dos americanos, compraram de quem?

  18. De LONGE O PAPA QUE MORALIZOU O VATICANO,, ACABOU COM A IMPUNIDADE DA PEDOFILIA, ACABOU COM AS MARACUTAIAS DO BANCO DO VATICANO ! A MATÉRIA ESTÁ TENDENCIOSA ! ELE DIZ QUE QUEM ATACA TEM QUE SABER QUE RECEBERÁ OUTRO ATAQUE , PORTANTO NÃO FAÇA O MAL

    1. E ainda digo mais: no caso terrível da revista Charlie Hebdo, o Papa diz que se alguém falar mal da sua mãe, pode esperar "levar um murro". Ora, levar um murro e MATAR gente é a mesma coisa? A analogia é absurda, ridícula. Os redatores da revista foram ASSASSINADOS por um bando de fanáticos que não pode ouvir uma piadinha que seja sobre a sua religião. E o papa quer comparar isso com "levar um murro". Até que ponto pode chegar a burrice humana?

    2. O fato dele ter tomado atitudes corretas dentro do Vaticano não o isenta das falas absurdas e ignorantes que ele vive proferindo na área política. Putin é o agressor, e não tem Cristianismo que o isente da responsabilidade pelos seus atos. Este Papa tentar ficar em cima do muro, querendo dar a entender que "o Ocidente também tem sua culpa" neste caso é indefensável. Sinto muito. Por acaso o Ocidente agrediu a Rússia? A Ucrânia agrediu a Rússia? Até que ponto seu catolicismo a deixa cega?

  19. Foi o ÚNICO PAPA QUE PUNIU PADRES PEDÓFILOS E ACABOU COM A POUCA VERGONHA QUE ERA O BANCO DO VATICANO ! ACABOU COM A POMPA DO VATICANO … SE PREOCUPA VERDADEIRAMENTE COM OS NECESSITADOS. ELE QUER QUE A GUERRA PARE DE MATAR SERES HUMANOS E A ÚNICA FORMA DE ISSO ACONTECER É A UCRÂNIA SE RENDER , INFELIZMENTE !!!!😢😢😢😢

    1. Repita o que você disse para você mesma e verá que é um absurdo 😮

  20. O papa Francisco está sendo honesto. EUA E EUROPA comprando petróleo russo via Índia,; vendendo bilhões em armas para o idiota zelenski, pagar em 50 anos(diga-se armas obsoletas, imprestável para eles). Por isso, acho patinhos um santo.

  21. Pelo menos o papa Francisco tomou medidas contra a pedofilia dos padres, coisa que era acobertada pelos antecessores.E não é como o chefe da igreja ortodoxa russa, milionário e amigo de Putin, a favor descaradamente da invasão da Ucrânia.

  22. Sim, a culpa é da OTAN, que provocou a Rússia. Sim, a culpa é da mulher, que provocou o estuprador... A culpa é da vítima, tá bom. Se esse aí é o "Santo Padre", dá pra entender porque a igreja católica não para de encolher.

  23. Este papa é ridículo lixo e vai crucificar Cristo de novo ...cala-te covarde insensato e insano protetor de assassinos da humanidade ... por Zeus entreguem o Vaticano de novo a um Bórgia antes que este idiota acabe o cruistianismo.

  24. o Papa está certo... por que a Rússia iria permitir que se "roubasse uma flor do seu jardim"...? (parafraseando COSTA, Eduardo Alves da. No caminho, com Maiakóvski. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. - Poesia brasileira).

  25. o Papa está certo quanto à guerra. por que Putin ia deixar "roubar uma flor do seu jardim" ...? (evocando COSTA, Eduardo Alves da. No caminho, com Maiakóvski. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. (Poesia brasileira).

  26. Vivemos tempos tão estranhos, mas tão estranhos, que até mesmo o Papa não sabe mais se posicionar, a ponto de se tornar um homem comum, ou mesmo um ser "desumanamente" falante e criticável, e, assim, a humanidade vai tendo valores, antes claros, transformados em teses de banquirrotos em tardes de bebedeiras. Lamentável! O Sumo Pontífice, antes um farol reluzente, se veste agora de sombras.

  27. A fala do papa não é isolada. Muitos, mesmo com os horrores da guerra ou de atentados terroristas, sempre buscam uma justificativa. Ceifar vidas sem ser em legítima defesa não dá. Que sociedades queremos no futuro?

Mais notícias
Assine agora
TOPO