Reprodução

O primeiro recado de Bolsonaro a Biden na Cúpula das Américas

09.06.22 10:06

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro decidiu ir para a Cúpula das Américas, em Los Angeles, depois de muita insistência dos americanos.

Mesmo depois de confirmar presença no evento, ele reclamou de ter sido ignorado pelo presidente americano Joe Biden anteriormente, em uma reunião do G20. Também continuou colocando em dúvida a eleição de Biden nos Estados Unidos.

Bolsonaro, portanto, está indo a contragosto. Aceitou pegar o avião só para ficar alguns minutos ao lado de Biden e, assim, tentar mostrar para o resto do mundo que não é um pária internacional.

ReproduçãoReproduçãoO peruano Pedro Castillo com Biden e esposas
Mas, em um evento em que os gestos é que importam, Bolsonaro já deu seu primeiro recado para Biden. Ele não esteve presente na cerimônia de abertura que aconteceu na noite desta quarta, 8 (foto principal).

Estiveram na cerimônia o paraguaio Mario Abdo Benítez, o argentino Alberto Fernández, o peruano Pedro Castillo, o chileno Gabriel Boric, o equatoriano Guillemo Lasso e o colombiano Iván Duque. Mas Bolsonaro só chegará nesta quinta a Los Angeles.

ReproduçãoReproduçãoBolsonaro em formatura de sargentos nesta quarta, no Rio de Janeiro
Nesta quarta, 8, o presidente tinha outros compromissos em sua agenda, como a cerimônia de formatura do Curso Especial de Habilitação para Promoção de Sargento, no Rio de Janeiro, um encontro com empresários e uma conversa com o subchefe para assuntos jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência. Só depois disso é que ele foi para o aeroporto em Brasília.

ReproduçãoReproduçãoAlberto Fernández com Joe Biden e esposas na abertura
Apesar da reunião bilateral agendada com Biden, seria ingenuidade achar que isso melhorará a relação entre os dois. Até porque não há qualquer sinal de que Bolsonaro começará o encontro com Biden prometendo “solidariedade” aos americanos, assim como fez com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, antes da invasão da Ucrânia.

Se o objetivo da viagem presidencial era mostrar que Bolsonaro não está isolado do resto do mundo, ao faltar na abertura da Cúpula das Américas para comparecer à formatura do curso especial de sargentos, ele mostrou não apenas que está distante de Biden, como do resto da América Latina.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O presidente tem fixação por formatura militar em tres anos de mandato ele teve ter presença muito mais marcante em festa militar do que trabalhando no Alvorada e nas horas vagas organiza Bozonata e fala mal do STF

    1. Imbecís a idolatrar um ladrão acusado de assassino de companheiros (as famílias de Celso Daniel e Toninho ainda choram) certamente preferem a quadrilha formada assaltando o erário como bem querem para serem descondenados e impunizados pela ditadora corte solta ladrão tentáculo de nomeada da quadrilha para a suja guerra contra o Estado e Nação para escravizar-nos e finalmente o puteiro virar lixo ... são os "jênios" que brevemente comerão merda e sobras da nomenclatura petralha comunazista.

  2. A matéria esclarwce po tos importantes para entendermos o Bolsonaro, que até no anti americanismo está parecendo com o Lula. Trajédia de chefe, além do estelionato eleitoral. #nemlulanembolsonaro

  3. Biden está em baixa nos EUA. Bolsonaro não está assim no Brasil. Esperamos tenham bons frutos esse encontro entre os dois países. No entanto, no Brasil segue o baile patético do STF.

  4. Nossa! Que agenda lotada e importantissima! Nosso presidente é tão trabalhador e ele é uma pessoa tão importante que pode deixar o presidente da maior nação do nosso planeta, em termos de riqueza, PIB, e tecnologia, esperando...Bolsonarrow é ridículo!

  5. O Sr. Jair Bolsonaro faz um bem enorme para o Sr. Lula da Silva e vice-versa. Tudo pelo desserviço ao pobre povo pagador dos tributos. Temos muita carência de verdadeiros líderes políticos. Mas temos amplo apoio popular para a decência e competência na gestão, legislação e justiça. Essa é a democracia americana que queremos no Brasil.

  6. Os jumentos(as lobotomizados e unineuroniais vão à loucura com o nosso PR., que não se impressiona nem uma vírgula com o PR americano, aquele que saiu na base do corridão lá do Afganistão (puta vergonheira) e, que assiste o Putin "Mini-Saia" fazer o que bem entende com os países fronteiriços da Rússia. __ Enfim temos um PR cuiúdo, ogro e pé na porta.

    1. concordo com Sebastião .acho que a castração de Bolsonaro felta pelo centrão não dura muito tempo

    2. cuiudo. Porém, castrado quando se trata do "centrão ". Na verdade é um "bosta".

    1. Contra Bolsolixo e Lulalixo! Queria que fosse diferente????? O Brasil não precisa desses............... lixos.

    2. Pelo visto aqui tem eleitores inteligente.👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    3. A. toma vergonha canalha covarde um homem quando ataca mostra a cara não se comporta como una puta anônima frouxa ... vagabundo cínico.

    4. Não só a Crusoé como qualquer brasileiro que tenha percebido que esse deputado de baixa categoria nunca deveria ter sido colocado na presidência. Mas foi, só pra impedir a volta do Lula que é outro oportunista querendo se dar bem. Chega de palhaçada! Precisamos de gente séria e competente para governar o nosso país!

    5. Acorda Carlos o genocida e horrível lula psicopata corrupto dois Pinóquio o Brasil de mal para pior pobre povo brasileiro

  7. Se fosse no tempo do meliante, diriam que a ausência na abertura da cúpula fazia oarte da "diplomacia ativa e altiva": dura com os grandes e solidaria com os pequenos (ficando com uma parte do butim)

  8. O pior não é o Brasil ser (des) governado por alguém tão desqualificado; é haver quem ache natural esnobar um parceiro como os Estados Unidos ou o seu Presidente, como se tivéssemos cacife ou honorabilidade para tanto!!!

  9. O Bolsonaro vai a Los Angeles gastar nosso dinheiro no cartão corporativo. Só isso. Não tem visão de mundo nem diplomacia. Lamentável!

  10. Errou totalmente !! Não se mantém Eleitorado assim USA representa a democracia mundial e esse o objetivo do povo brasileiro ..

    1. pois é fia QUEM se comporta bem é o seu ladrão descondenado imune e impune a rir da cara de imbecís e ignorantes ... vá pastar fia ... a n a u ê !!!

  11. Bolsonaro erra mais uma vez esta cúpula não tem a menor legitimidade em excluir três países mesmos ridículas ditaduras mas regimes institucionais como já é a Argentina e será o Brasil e Chile a curto prazo .. foi o tempo que precisávamos lamber as botas ianques falta estratégia a este governo que pode pagar caro por isto entregando o país ao maior ladrão do universo ... um poder ditador nomeado pela quadrilha na maioria já viola e estupa dois poderes e a nação omissa e submissa .. haja lixo.

    1. Peter não tenho culpa se os homens da sua geração são ridiculos energúmenos ignorantes frouxos apedeutas omissos (cuca cheia de sativa?) que nada constroem e jazem no que lhes legamos a rebolar o rabo prás minas que traçávamos é hoje optam por fêmeas diante suas incompetências bicháticas? Mas me divirto com tanta insanidade sei bem que lixo só fede ... e no seu caso muuuuuito.

    2. Grandiosa peça do arsenal retórico dos idiotas (da esquerda) latinoamericanos: "Lamber botas dos Yankees". Vamos prá trás de marcha-a-ré, caro Amaury Feitosa...

  12. Em resposta ,o recado do Presidente Americano deveria , no mínimo, ser o cancelamento do tal "encontro bilateral" com o psicopata.

Mais notícias
Assine agora
TOPO