Divulgação

O que levou Kátia Abreu a ser favorita à vaga no TCU

28.11.21 11:03

Kátia Abreu (foto) já foi ministra de Dilma Rousseff, do PT, vice na chapa presidencial de Ciro Gomes, do PDT, e batalhou arduamente para derrubar o bolsonarista Ernesto Araújo do Ministério das Relações Exteriores no início deste ano, quando o escritor Olavo de Carvalho tuitou dizendo que ela “não presta”.

Apesar do histórico recente, que seria o suficiente para torná-la persona non grata no Palácio do Planalto, a senadora do Progressistas de Tocantins recebeu apoio do presidente Jair Bolsonaro em sua campanha para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas da União, com a iminente saída do ministro Raimundo Carreiro, indicado para a embaixada do Brasil em Portugal.

O aval do governo tornou Kátia Abreu franca favorita para vaga — a parlamentar já era apoiada pelo grupo do senador Renan Calheiros, do MDB de Alagoas, desafeto de Bolsonaro.

Também disputam a cadeira, cuja indicação compete ao Senado, os senadores Antonio Anastasia, do PSD de Minas Gerais, o preferido do presidente da casa, Rodrigo Pacheco, do mesmo estado e partido, e o líder do governo Fernando Bezerra, do MDB de Pernambuco.

Por trás do apoio do Planalto à senadora que é amiga de Dilma e lutou contra o impeachment da petista em 2016 está a relação de seu filho, o senador Irajá Silvestre (foto), do PSD, com o senador Flávio Bolsonaro, o filho 01 do presidente. Os dois se tornaram melhores amigos no Senado e passaram a se frequentar nos últimos dois anos.

No início do ano passado, Flávio e Irajá foram juntos a Las Vegas, nos Estados Unidos, na comitiva que visitou cassinos americanos com o objetivo de propor um projeto para liberar os jogos de azar em resorts de luxo no Brasil. No último fim de semana, foi a vez do “01” ir a Palmas, capital do Tocantins, jogar futebol em um evento promovido pelo filho de Kátia Abreu.

Foi Flávio Bolsonaro quem articulou o encontro da senadora com o seu pai em julho, no Palácio do Planalto. Na conversa, Bolsonaro ouviu sobre as antigas convicções de Kátia Abreu, que já foi filiada ao DEM, PSD, MDB e PDT, antes de voltar ao PP de Ciro Nogueira e Arthur Lira no ano passado, e afirmou ela que poderia contar com seu aval para virar ministra do TCU. A indicação deve ser feita pelo Senado no mês que vem.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Que nível intelectual? Que padrão moral? Vai se informar! Vai pesquisar! Vive em q planeta?

  1. Olavo de Carvalho tem razão! Os interesses da família é a China. Como não se governa sem toma lá dá cá, esperemos que já já saberemos o que foi a troca. Esse é meu Brasil. Triste nação...

  2. É inacreditável. Esse governo atira para todos os lados, rasgou em pedaços todas as promessas de campanha, faz conchavos com tudo que há de ruim na política, abriu o caminho para os políticos se beneficiarem e se protegerem, de modo a impedir que seus atos de corrupção sejam punidos, e conseguiu esculachar o Brasil completamente. O Brasil não pode permanecer com essa escória que controla o país.

  3. a dublê de senadora serve para pegar pastas e sair correndo para defender o PT, serve para ser ministra e tapete da Dilma ( a idiota) ,serve para fazer de conta que tem descencia. só isso. ahh.. serve tambem para fazer fezes . É a quintessencia da malandragem.

  4. essa criatura é desprezível . alô tocantins já passou da ora de por isso pra correr. Alô agronegocio, alguem ainda acredita que essa entidade é ligada ao campo.

  5. Kátia Abreu é petista, todo mundo sabe, Jair tem pavor de petista, mas basta o 01 indicar que papai precisa atender todos os desejos do filhote. Kátia está sempre colada ao Poder, oportunista de carreira. Se for Moro.....

  6. Kassio toma decisões à favor do ex-presidiário Lula. Agora Bolsonaro apoia a ex-ministra da Dilma. O jogo de cena do sociopata com o maior corrupto do Brasil, é para quem tem estômago. Para a esquerda caquética, Lula é um extraordinário. Já a direita ignóbil, acha que o Bolsonaro é o rei Davi. Caberá aos brasileiros sensatos, dar fim nessa palhaçada entre esses componentes do MECANISMO, elegendo o único que foi capaz de feri-lo, o ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro. Moro Presidente 🇧🇷

  7. Dá nojo ler estas notícias, a política do compadrio, da troca de favores, dos interesses pessoais, ou seja, da safadeza!. Coitado do Brasil! Coitados dos brasileiros! Nossa classe política é um lixão a céu aberto!

  8. Furada! O "apoio" declarado pode Jair se acostumando q a Katia irá ficar a ver navios. JBolsonaro é traíra e abandona seus bajuladores.

  9. O estuprador safado viciado e a vagabunda mãe. Que sabe que não vai se reeleger e procura outra forma de continuar sendo uma imunda sebosa

  10. É o próprio ""samba dos brancos doidos"" e.... sujos! Não é por nada que esse tribunal tem essa sigla. Torço pelo DR. ANTÔNIO ANASTASIA, um cidadão decente, preparado, sério e competente, que pode por um pouco de ordem nesse galinheiro atroz!!!

  11. É o próprio ""samba dos brancos doidos"" e.... sujos! Não é por nada que esse tribunal tem essa sigla. Torço pelo DR. ANTÔNIO ANASTASIA, um cidadão decente, preparado, sério e competente, que pode por um pouco de ordem nesse galinheiro atroz!!!

  12. Pqp! Cada vez mais eu sinto nojo dessa trupe! Tudo jogo de interesses, premeditações a médio e curto prazo, alianças desavergonhadas. Filho da senadora e filho do Lixonaro são elos entre eles. A senadora é oportunista e fica ali: bem com a torcida dos eleitores e de seus pares e de bem com o homicidanaro. Ninho de cascavéis. Cuidado, Moro! Em breve virão lhe oferecer apoio e alianças. Cuidado, muito cuidado! MORO PRESIDENTE 2022!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. .. é preciso coragem para admitirmos a nossa realidade . a política do país toda ela exceção zero está apodrecida controlando um povo ignorante incapaz de se entender seu próprio algoz . que diferença há entre eles? bem pouca antes e no poder nos enfiam mais do mesmo . por isto luto por uma saída legal que é o Art 142 da CF que extinguiria os partidos e convocaria uma Assembléia Nacional Constituinte para 2023 pois nos mata todos os dias . chega de ditadores e ladrões imunes e impunes.

    1. Idiota é quem acredita numa mulher desta.... ja passou por varios partidos, cada hora com um discurso....vergonha....

  13. No final vai acontecer exatamente o que eu tenho preconizado, a cada dia as evidencias se tornam mais fortes, vao se juntar BolsoNero e Luladrao. A unica duvida que ainda me resta sera quem vai ser o vice de quem. No mais, tudo como dantes no quartel de abrantes, e vamos todos caminhando a passos largos pra alem do fundo do poco. Alias, de fundo em fundo, vamos fundo, FUNDO ELEITORAL, fundos outros, e o Brasil afundando. Moro Presidente, so falta um ano, passa logo meu povo.

  14. É o Bolsopetismo corrupto a todo o vapor! Me pergunto por onde andam as bandeiras ideologicas de anti-sistema comunista esquerdista? se no final sempre acaba jogando no mesmo time do sistema corrupto que visa unicamente a corrupção e a dilapidação do erário público. Ainda faltam 6 meses para o real começo da batalha eleitoral de 2022, de grão em grão, cada dia fica mais clara a possibilidade de uma dobradinha ideológica corrupta de PT e Bolsonarismo para o Brasil continuar crescendo! 🤣🤡🤡🐄🐄

    1. Não podia deixar de lembrar também do crescimento de uma massa bovina idiotizada e sedenta por um politico corrupto para chamar de seu....

    2. Tu és muito burro ou vais mamar nas tetas do governo corrupto do Luladrao

    3. Crescimento da inflação, do desemprego, da miséria e da corrupção de nossos quadros políticos. Bolsonaro é um estelionatario eleitoral claramente mancomunado com aqueles que ele diz combater. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🤡🤡

Mais notícias
Assine agora
TOPO