Reprodução

O que quer Evo Morales com o Conselho Andino da Coca

14.08.21 12:09

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales (foto) tem visitado regularmente o Peru. No final de julho, ele esteve em Lima para a posse de Pedro Castillo. Na semana passada, se reuniu com organizações sociais, incluindo as que representam plantadores de coca.

Nas duas viagens, Morales sugeriu a criação do Conselho Andino de Produtores da Folha de Coca, que incluiria agricultores da Bolívia e do Peru.

Morales é presidente das seis federações de produtores de coca da região do Chapare, na Bolívia, onde a maior parte da produção vai para o narcotráfico.

Ao justificar sua iniciativa nas redes sociais, o boliviano disse que “a América Latina não é o quintal dos Estados Unidos“. Segundo ele, são os americanos que estimulam as drogas.

Onde tem base militar americana, cresce o narcotráfico. Nós fechamos as bases militares e estamos melhor no combate a esse fenômeno, tudo sem a Drug Enforcement Administration (a DEA, a agência americana de combate ao tráfico de drogas) e sem a Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional (a Usaid, outra agência americana, voltada para o auxílio a outros países)”, disse Morales ao propor o Conselho.

Em 2008, durante seu primeiro mandato, Morales expulsou a DEA da Bolívia. Em entrevistas antes de se tornar presidente, o peruano Pedro Castillo disse que faria a mesma coisa.

Decifrar a intenção real de Evo Morales com a iniciativa não é tarefa fácil. Uma das possibilidades é que ele esteja querendo se promover no exterior, com o objetivo de se fortalecer internamente. “Morales pode estar querendo montar uma retaguarda política a nível regional, acumulando reconhecimentos, em meio a um desgaste interno“, diz o sociólogo colombiano Ricardo Vargas Meza.

Outra possibilidade, mais preocupante, é que Morales tenha um projeto mais ambicioso para os grupos paramilitares que o defendem e atacam seus adversários. “Ele está trabalhando para que o Conselho coordene as tarefas de defesa dos cocaleros dos dois países. Minha suspeita é que ele esteja coordenando as ações das milícias armadas de cocaleros do Chapare com o Sendero Luminoso e, talvez, com as Forças Armadas Revolucionários da Colômbia, as Farc. Se for isso, o Conselho também seria uma espécie de pacto armado“, diz o jornalista boliviano Humberto Vacaflor, de La Paz, especialista em narcotráfico.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Besteirol. O Evo só quer mesmo garantir a produção do entorpecente predileto dos bozogenocidas. Sem o entorpecente, como os grileiros pagarão a campanha do Bozo?

    1. JOSÉ Gay-Confesso genocida e demente, pergunto: ainda não desse a tua meia horinha de kú ali na esquina? ,,,, Cuidado! Assim tu ficas muito nervosinha, sua louca.

  2. Boa coisa deste sujeito não é, tá preparando algum esquema pra ganhar poder e ajudar a implantar o comunismo nos paises da américa do sul

  3. Quando um idiota desses começa a sapatear histericamente, é logico que está querendo uma única coisa, o de sempre: transformar seu país em sua """fazenda particular"""!!!!

  4. Quando um idiota desses começa a sapatear histericamente, é logico que está querendo uma única coisa, o de sempre: transformar seu país em sua """fazenda particular"""!!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO