Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

A acirrada disputa no Senado por uma vaga no TCU

23.11.21 09:00

Há meses, os corredores do Salão Azul são palco de uma movimentação de senadores interessados na vaga a ser aberta no Tribunal de Contas da União com a saída de Raimundo Carreiro.

A articulação, no entanto, se intensificou na última semana, após o governo português conceder o agrément para a indicação do ministro para a Embaixada do Brasil em Lisboa. A negociação ganhará ainda mais espaço nas discussões de bastidores nos próximos dias, graças à formalização da designação de Carreiro para o cargo de embaixador, com a consequente aposentadoria antecipada no TCU.

Estão no páreo pela cadeira na corte de Contas os senadores Antonio Anastasia, do PSD de Minas; Fernando Bezerra, do MDB de Pernambuco; e Kátia Abreu, do Progressistas de Tocantins. A designação do substituto de Carreiro faz parte da cota de indicações do Senado e, por isso, a escolha será feita pelos parlamentares, sem a necessidade de acordo com o presidente Jair Bolsonaro.

Congressistas ouvidos por Crusoé preveem uma disputa acirrada, caso nenhum dos interessados abra mão da candidatura. A avaliação é de que os três contam com bons trunfos na corrida. Conterrâneo e correligionário de Rodrigo Pacheco, Anastasia tem o apoio do presidente do Senado e a garantia de votos dos parlamentares conhecidos pelo perfil técnico.

Líder do governo no Senado, Fernando Bezerra integra a bancada do MDB, a maior da casa, e prevê a assistência dos nomes mais fieis ao Planalto. Kátia Abreu, por sua vez, teria o apoio dos senadores da velha guarda e da maioria dos atuais ministros do TCU.

Congressistas, no entanto, destacam que Bezerra e Kátia Abreu “se atrapalham“, porque têm bases de apoio similares.

Caso os senadores aprovem o nome de Carreiro para a Embaixada, Bolsonaro publicará a nomeação e a consequente aposentadoria antecipada. A partir deste momento, os parlamentares terão até cinco dias para indicar os nomes que disputarão a sucessão do ministro.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Alberto (Belém-Pa). O sujeito ainda não satisfeito com esse empregão de min. do TCU, ainda vai receber como embaixador em Portugal, acumulando a aposentadoria do TCU com o salário d embaixador. Enquanto isso, milhões de brasileiros seguem sem emprego, sem renda, sem ter como se sustentar. Esse é o país da mamata. Por outro lado, por que não se nomeia um embaixador de carreira para ocupar o cargo em Portugal ? É revoltante termos que bancar esse tipo de mamata enquanto milhões passam fome.

  2. Gostaria que o senado indicasse o meu nome, pois essas mamatas não tem na vida privada, ou qualquer outro cargo aceito estou à disposição

    1. Boa Tarde Marize, TCU é para políticos que não conseguem mais eleger-se, é um cabide de emprego de políticos , bem como os cargos de Diretorias de Estatais, Presidências, e Conselho de Administração

    2. Os tribunais de conta deveriam ser ocupados por tecnicos concursados, de carreira..... só assim seria independente.

Mais notícias
Assine agora
TOPO