Reprodução

O Talibã ‘moderado’: disparos contra manifestantes e ataques a jornalistas

18.08.21 10:54

O grupo terrorista Talibã, que tomou o controle do Afeganistão no domingo, 15, tem tentado transmitir a imagem de que está mais moderado em coletivas de imprensa para veículos internacionais.

Mas o discurso não tem se concretizado na prática. Duas manifestações de afegãos contra o Talibã foram reprimidas com violência nesta quarta, 16.

Na cidade de Jalalabad (foto), ao menos três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas quando os moradores foram às ruas reclamar da substituição da bandeira afegã pela bandeira do grupo terrorista em um monumento municipal.

Depois de atirarem para o alto, os membros do Talibã dispararam contra a multidão. Um repórter e um operador de câmera foram golpeados quando tentavam cobrir as demonstrações.

O ataque a jornalistas, em parte, é uma maneira de esconder os fatos que possam comprometer a narrativa oficial. Além disso, o grupo terrorista quer se vingar de todos aqueles que produziram matérias que eles julgam incômodas.

Segundo o Comitê de Proteção a Jornalistas, CPJ, quase 300 profissionais de imprensa então buscando refúgio. Em alguns casos, o risco é evidente. “O CPJ registrou e examinou 45 casos de alta prioridade de jornalistas afegãos nos quais a ameaça do Talibã é clara e iminente. Muitos são de mulheres jornalistas cujo histórico de reportagens sobre os direitos das mulheres aumenta o risco“, diz um comunicado do CPJ publicado na segunda, 16.

Esta semana, o jornal americano Washington Post evacuou os funcionários da redação de Cabul e seus familiares.

Diversos aviões partiram do aeroporto de Cabul nesta terça, 17, para os Estados Unidos e outros países. Mas o Talibã tem dificultado a saída dos afegãos. O grupo ergueu postos de controle em diversos lugares da cidade e perto da entrada do aeroporto para intimidar as pessoas. Algumas que tentaram passar foram golpeadas. Um homem que trabalhou como tradutor para soldados australianos foi assassinado.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Os caras tem um excelente serviço de desinformação. Estão divulgando vídeos adoidado em que eles, "os meninos do Talibã" aparecem cometendo gafes em academia de ginástica, jogando bola, se divertindo em piscinas e carrinhos elétricos de parque de diversão... e fica um bando de infelizes rindo e compartilhando os vídeos: "Olhem, o Talibã é engraçado, eles riem e brincam como crianças..."

    1. Que horror.. Sempre tem os idio tas úteis pra fazer funcionar o sistema de desinformação. Se ficasse só robótico ou nos contratados, não funcionaria. O q o faz funcionar são os im becis.

Mais notícias
Assine agora
TOPO