Adriano Machado/Crusoé

O último horário de verão

05.04.19 10:59

O presidente Jair Bolsonaro (foto) anunciou no café da manhã com jornalistas nesta sexta-feira, 5, que vai determinar o fim do horário de verão.

O assunto já foi discutido com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. “A ideia nossa é que não tenha horário de verão neste ano”, afirmou o presidente. “Está quase certo”.

Um estudo do Ministério de Minas e Energia de 2017  já mostrava que o horário de verão tinha parado de resultar em economia de energia, objetivo da medida, quando foi criada. O calor, e não a incidência da luz do sol, é que provoca hoje o maior consumo de eletricidade, com os aparelhos de ar-condicionado.

Os técnicos responsáveis pelo estudo reconheceram, no entanto, que a mudança havia sido incorporada aos hábitos dos brasileiros e tinha efeitos positivos para o turismo.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Coisas fáceis ele faz e as difíceis, em vez de enfrentar, fica relutante. Eu que sempre disse que o Bolsonaro era um zero à esquerda, retifico. Há zeros que não acabam mais.

    1. Esquerdopatas perdedores. Vão ladrar a seu mestre em Curitiba. Escrotos desprezíveis.

    1. Com todo o respeito amigo, que baita groselha essa sua observação. Forte abç

  2. Moro em Campinas, interior de São Paulo, as pessoas do meu convívio gostam do horário de verão! Principalmente para aproveitar o fim da tarde com luz natural nos parques da cidade,à lagoa do taquaral por exemplo Uma pena terminar!

  3. Não concordo que nos habituamos ao imposto horário de verão... vejo mais como mais um “imposto” que pagamos na marra, mesmo. Acordar às 5h da manhã é que mostra o quanto este horário é “bom”.

  4. Ao lado dessa aparente inutilidade do horário de verão, deveriam ser abolidas outras inutilidades crassas: o programa "Voz do Brasil", a prova de baliza e rampa nos exames para motorista e o ensino de filosofia e sociologia no ensino de segundo grau...

    1. Radares de velocidade (pardais), parquímetros, municípios com menos de 20 mil habitantes...

    2. O exame de direção é até fraco! Tá cheio de gente ruim de roda por aí!

  5. Para quem acorda cedo e pessimo esse horario de verao! Moro no RJ perto da orla e sinceramente nao vejo nenhuma vantagem pratica nele.

  6. Quanto a dizer que foi incorporada aos hábitos dos brasileiros, resposta é falsa, pois só seguimos este horários porque ele é impositivo. Quem sofre são os verdadeiros trabalhadores que acordam ainda a noite, para saírem para o trabalho, Crianças irem as escolas. Sou totalmente contra. Para min a questão de manterem estes horários seriam muito mais para evitar os apagões que sempre aconteciam. A incompetência das empresas no tocante as linhas de transmissão de energia.

  7. JB está cada vez mais JQ ... O Brasil com a enormidade de problemas que tem e se perde tempo discutindo a briga de galo e o horário de verão... putz

    1. Primeiro que não é um briga, é um decreto que pode ser revogado. Segundo que só porque a revista noticiou o fato que significa que o governo está 100 % focado nisso, pelo amor de Deus! E se assim fosse, quem começa pelos problemas difíceis acaba não resolvendo nenhum.

  8. Segue as linhas da União Europeia. Próximo ano é também a última mudança de horário. Só não se sabe ainda si guarda a hora de inverno ou de verão....

  9. Se tem efeito positivo no turismo e os habitantes de cidades com praia adoram, que seja instituido o horário de verão somente nessas cidades, pois o resto do país não quer. Ou vai continuar só pra agradar uns gatos pingados do RJ e do Espírito Santo. Acabem já com essa merda..

  10. Uma medida mais que certa. E uma agressão biológica as crianças e trabalhadores que precisam acordar cedo , bagunça todo ritmo circadiano, este horário só e bom para dono de buteco e quem gosta de beber

  11. Horário de verão só é bom pra quem não trabalha no pesado! Pra quem tá acostumado a acordar às quatro pra pegar condução e passa para às três, sente muita falta dessa hora de sono:

Mais notícias
Assine agora
TOPO